Cadernos de Excelência
A série Cadernos de Excelência tem por finalidade disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ através da apresentação das melhores práticas e esclarecimento de dúvidas sobre o MEG. É uma valiosa ferramenta para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e pretende aprimorar a gestão de sua organização ou aperfeiçoar-se como membro da Banca Examinadora do PNQ. Os Cadernos são publicados em forma de fascículos, de modo a tornar a leitura mais agradável e facilitar seu manuseio. E agora estão disponíveis na versão impressa.
Kit Cadernos de Excelência
Versão Impressa
A série Cadernos de Excelência tem por finalidade disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ por meio da apresentação das melhores práticas e do esclarecimento de dúvidas sobre o MEG.
É uma valiosa ferramenta para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e pretende aprimorar a gestão de sua organização ou aperfeiçoar-se como membro da Banca EAvaliadora do PNQ.
Os Cadernos, com base na 19ª edição dos Critérios de Excelência - são publicados em forma de fascículos, de modo a tornar a leitura mais agradável e facilitar seu manuseio.
Kit promocional - com dez Cadernos
De: R$150,00*
Por: R$105,00*
*Organizações filiadas à FNQ têm 10% de desconto (R$ 90,00).
Introdução ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)
Versão Digital (PDF)
Proporciona uma visão global do Modelo de Excelência da Gestão®, seus fundamentos e sua aplicação. O caderno destaca a importância e as vantagens com o uso do Modelo, além de como determinar o grau de maturidade da gestão. Serve como ponto de partida para o uso dos próximos cadernos.
Liderança
Versão Digital (PDF)
Este Critério traduz, essencialmente, o Fundamento Liderança e constância de propósitos, que preconiza a forma aberta, democrática e inspiradora da atuação das pessoas que detêm a propriedade e das que atuam na direção, exercendo a liderança em todos os níveis na organização. E está organizado em três temas principais: Governança corporativa, Exercício da liderança e promoção da cultura da excelência e Análise de desempenho da organização.
Estratégias e Planos
Versão Digital (PDF)
O caderno traduz o Fundamento Visão de futuro, pois determina os elementos de análise do ambiente externo onde a organização efetuará as suas transações a partir da compreensão dos fatores que afetam o negócio e o mercado de atuação no curto e no longo prazo. Esse Critério separa a deliberação dos rumos para o futuro da organização em dois temas principais: Formulação das estratégias e Implementação das estratégias.
Clientes
Versão Digital (PDF)
O Caderno Clientes está diretamente relacionado com o Fundamento Conhecimento sobre o cliente e o mercado, que preconiza a criação e entrega de valor de forma sustentada e gerando maior competitividade nos mercados. Esse critério está estruturado em dois temas principais: Imagem e conhecimento de mercado e Relacionamento com clientes.
Sociedade
Versão Digital (PDF)
A estruturação do Critério Sociedade está baseada principalmente no Fundamento Responsabilidade social, que pressupõe o reconhecimento da comunidade e da sociedade como partes interessadas da organização. Nesse caderno, são abordados os dois itens: Responsabilidade socioambiental e Desenvolvimento social.
Informações e Conhecimento
Versão Digital (PDF)
Por meio dos temas Informações da organização e Ativos intangíveis e conhecimento organizacional, esse caderno aborda a essência do Fundamento Orientação por processos e informações, pois suporta a tomada de decisões na organização com base em medições e análise do seu desempenho, levando em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.
Pessoas
Versão Digital (PDF)
Este caderno está baseado principalmente no Fundamento Valorização das pessoas, que relaciona o desempenho da organização com a capacitação, motivação e bem-estar da força de trabalho, bem como com um ambiente propício ao comprometimento e ao desenvolvimento de competências. São três os temas abordados nesse Critério: Sistemas de trabalho, Capacitação e desenvolvimento e Qualidade de vida.
Processos
Versão Digital (PDF)
Nesse Critério, são abordados os processos da organização que agregam valor ao negócio: Processos principais do negócio e Processos de apoio, Processos relativos aos fornecedores e Processos econômico-financeiros. O Fundamento evidenciado é Orientação por processos e informações.
Resultados
Versão Digital (PDF)
Este caderno refere-se aos efeitos das atividades produzidas pela organização no atendimento aos requisitos do Modelo de Excelência da Gestão®. São demonstrados vários exemplos de Resultados de organizações reconhecidas pelo PNQ, abordando todos os Itens dos Critérios de Excelência.
Autoavaliação
Versão Digital (PDF)
O tema central deste caderno é a Autoavaliação. Sua definição, importância, etapas, inter-relação com o processo de planejamento estratégico, além de sua utilização para a implementação de melhorias.