Publicações Temáticas

A FNQ coloca à disposição nesta seção as conclusões dos Comitês Temáticos que estudaram com profundidade conceitos e práticas sobre temas emergentes da gestão organizacional.

Loading
Capa_livro_etica
Gestão Transparente e Sistemas de Integridade - Compliance
Versão Impressa
R$ 65 (sessenta e cinco reais)
*Filiado paga R$ 58,50 (cinquenta e oito reais e cinquenta centavos)
 
O novo livro da FNQ - Gestão transparente e Sistemas de Integridade - Compliance - tem o objetivo contribuir com o debate sobre os sistemas de integridade no País e é fruto do trabalho do Núcleo de Estudos de Governança e Ética Empresarial, composto pelas empresas Kantar Ibope Media, Sabesp, BNDES, Elektro Redes, Siemens, EDP Brasil, Embraer e Senac- RS.
 
Todo o material tem como referência a visão sistêmica da gestão, conforme preconizado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, e com base nos Fundamentos da Gestão para Excelência - 21ª edição.
 
A publicação traz conteúdo inédito, com:
 
• boas práticas corporativas voltadas para uma governança eficaz;
cases de sucesso de diversas empresas;
• pesquisa do Senac-RS sobre integridade nas MPE no Brasil.
Capa
Transformando o Sistema de Indicadores
Versão Digital (PDF)

Versão Impressa
R$ 59 (cinquenta e nove reais)

*Filiado paga R$ 53 (cinquenta e três reais)

 

O livro Transformando o Sistema de Indicadores – Avaliação do desempenho global sob a ótica do MEG, lançado em junho de 2015, é uma nova publicação da FNQ sobre o tema, com conteúdo de vanguarda, desenvolvido pelo especialista Marco Antonio Nutini.

A obra contém cinco capítulos e uma novidade, um ANEXO, que traz uma visão crítica dos atributos e indicadores mais usados o mercado.

Conheça conceitos básicos como definição de indicador, a sua função e como conectá-lo para a formação de um sistema. Leia, também, sobre a seleção de atributos relevantes; encadeamento de atributos e seleção de indicadores; sistemização da árvore de indicadores, painéis de bordo e análises críticas; e, ainda, saiba mais sobre scorecards, metas e reconhecimento.

Se você considera que os indicadores são indissociáveis de uma boa gestão, está no caminho certo e se surpreenderá com o trabalho desenvolvido nesta publicação.

 

Capa_inovacao
Gestão da Inovação
Versão Digital (PDF)

Versão Impressa
R$ 59 (cinquenta e nove reais)
*Filiado paga R$ 53 (cinquenta e três reais)

 

Fruto de um intenso trabalho do Núcleo Temático sobre Inovação, da Fundação Nacional da Qualidade, a publicação Gestão da Inovação, lançada em junho de 2015, aborda temas indispensáveis para aqueles que trabalham a inovação como caminho para a sustentabilidade em todos os seus aspectos - social, econômico e ambiental.

O livro, composto por cinco capítulos e um ANEXO – que fala sobre a meta-metodologia de avaliação dos modelos de inovação, pretende desmistificar o conceito de inovação e ser um verdadeiro manual para a sua efetiva implementação pelas organizações.

A obra trata das práticas de organizações inovadores; como alavancar a competitividade por intermédio de sua rede; cita, ainda, fontes de recursos para as inovações e aborda a importância dos prêmios de inovação como instrumentos de gestão da inovação.

A publicação é um convite a conhecer o universo da inovação, sua aplicabilidade e seus resultados.

Etica_empresarial
Ética Empresarial
Versão Digital (PDF)

Versão Impressa
R$ 21 (vinte e um reais)

*Filiado paga R$ 19 (dezenove reais)

 

Comprar versão digital (PDF): clique aqui

Este livro, lançado em 2012, resulta do trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudo de Ética Empresarial mantido pela FNQ. A publicação traz um retrato da ética nos negócios no Brasil, uma pesquisa com executivos e um manual de implementação de sistema de ética e compliance.

Em dezembro de 2011, o grupo de estudo Ética Empresarial, mantido pelo Núcleo de Estudo e Conhecimento da FNQ, finalizou a elaboração do livro sobre “Ética Empresarial no Brasil”, com cases de empresas brasileiras e um manual de implantação de sistema de ética e compliance dentro de uma organização.

A publicação traz importantes conceitos, exemplos e vulnerabilidades, para que este tema saia do âmbito das intenções e estratégias e passe a fazer parte do cotidiano das empresas.

Este livro é um guia de alto nível que, dependendo da atitude dos líderes empresariais, pode se tornar um agente de transformação, para que o nosso País possa consolidar e mostrar ao mundo o “estilo brasileiro de excelência em gestão”, com organizações economicamente saudáveis, ambientalmente corretas, socialmente justas e eticamente transparentes.

Nas quatro partes que compõem o conteúdo, são abordados, de forma aberta e transparente, aspectos de liderança, administração, gestão de pessoas, conflitos de interesses, corrupção, relacionamento com fornecedores, sustentabilidade, relações sociais, clima organizacional e vantagem competitiva, além de um manual sobre como implantar um sistema de compliance e ética em sua organização.