Perguntas Frequentes

Disponibilizamos esta área para que as dúvidas mais comuns sejam esclarecidas de forma ágil e prática.

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  1. O que é a FNQ - Fundação Nacional da Qualidade?

    A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Criada em 1991, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações, privadas e públicas, cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos e os Critérios de Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.

  2. Quais são as principais atividades da FNQ?

    Para cumprir seus objetivos, a FNQ desenvolve atividades voltadas à educação, à mobilização, à inovação e à premiação, vinculadas à gestão estratégica e operacional das organizações, a fim de promover a geração e troca de conhecimentos sobre a excelência da gestão entre seus públicos de relacionamento. Com isso, desenvolve e oferece cursos e workshops de capacitação, seminários nacional e internacional, publicações especializadas, webcasts mensais sobre a temática da gestão, programa de visitas às empresas vencedoras do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), além de organizar e promover o Prêmio Nacional da Qualidade®.

  3. O que são os Fundamentos da Excelência disseminados pela FNQ?

    Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas encontradas em organizações líderes de classe mundial. São valores organizacionais facilmente percebidos como parte de uma cultura organizacional, sendo praticados por seus líderes e profissionais de todos os níveis. Identificados estes valores, foram, portanto, considerados como Fundamentos para formar uma cultura de gestão voltada para resultados e competitivas para o mercado, tais como:

    1. Pensamento sistêmico
    2. Atuação em rede
    3. Aprendizado organizacional
    4. Inovação
    5. Agilidade
    6. Liderança transformadora
    7. Olhar para o futuro
    8. Conhecimento sobre clientes e mercados
    9. Responsabilidade social
    10. Valorização das pessoas e da cultura
    11. Decisões fundamentadas
    12. Orientação por processos
    13. Geração de valor