Ulisses Tapajós Neto, da Masa: “Colaboradores felizes conquistam sempre melhores resultados"

Ulisses Tapajós Neto revela as razões que levaram a Masa da Amazônia a investir na Valorização das Pessoas.

 

A Masa da Amazônia, organização localizada no Pólo Industrial de Manaus, foi eleita a Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil segundo o Ranking das revistas Exame/ Você S.A. edição 2006. Fabricante de componentes plásticos injetados e responsável por abastecer clientes de peso como Brastemp, Honda, Semp Toshiba, entre outros, a Masa encontrou, na década de 90, parte da solução para seus problemas financeiros no investimento em educação e programas de qualidade de vida para seus funcionários. “Aprendemos rapidamente que se tratarmos os nossos colaboradores com respeito, imparcialidade, justiça e camaradagem, eles farão o mesmo com nossos clientes, acionistas e a sociedade como um todo”, afirma Ulisses Tapajós Neto, presidente da organização. Com base nestes valores, a empresa se inspirou também para a criação de seu slogan: “A valorização das pessoas é a nossa marca”.


Segundo dados do último Relatório Social da empresa, o grau de satisfação de seus colaboradores aumentou de 76%, em 2001, para 90% em 2005. Esse resultado foi conquistado por meio da implementação e refinamento de vários programas e benefícios adotados pela empresa ao longo do tempo. 

 

A seguir, Ulisses Tapajós Neto revela as razões que levaram a Masa da Amazônia a investir na Valorização das Pessoas e o reflexo desse processo dentro da organização e no mercado.


A Masa da Amazônia foi eleita a Melhor Empresa para se Trabalhar no Brasil, segundo ranking das revistas EXAME/VOCÊ S.A 2006. Desde quando a empresa vem se preparando para alcançar este patamar?

Desde 1993, quando revertemos o difícil quadro de prejuízos financeiros e passamos a implementar uma cultura organizacional cujo foco é a Valorização das Pessoas. Naquela época, o ranking nem existia, mas já acreditávamos que as pessoas são as responsáveis pelo grande diferencial competitivo das organizações vencedoras.

O quê, no Modelo de Gestão da Masa, o senhor considera imprescindível para que a empresa tenha conquistado este posto?

Na Masa conquistamos sempre os melhores resultados através de colaboradores felizes. E eles sentem-se felizes quando são respeitados, valorizados, desafiados, reconhecidos e recompensados. Aprendemos rapidamente que se tratarmos os nossos colaboradores com respeito, imparcialidade, justiça e camaradagem, eles farão o mesmo com nossos clientes, acionistas e a sociedade como um todo, e não medirão esforços para suplantar quaisquer obstáculos de percurso.

Como a empresa foi recebida pelo mercado após este reconhecimento?

Passamos a ser reconhecidos como uma empresa focada em resultados, que valoriza as pessoas de atuação socialmente responsável. Recebemos inúmeras manifestações de aprovação do nosso Modelo de Gestão, que resultou em melhores resultados financeiros e institucionais. Internamente, assumimos a responsabilidade de manter e aprimorar um sistema de gestão que seja a prova incontestável de que é possível ter uma organização lucrativa e que coloca as pessoas em primeiro lugar.

A Masa da Amazônia apresenta uma série de ações voltadas ao bem-estar, à satisfação e à qualidade de vida de seus colaboradores. Na opinião do senhor, como isso é visto e colocado em prática nas demais organizações nacionais hoje?

De nossa vivência, comprovamos que colaboradores felizes conquistam sempre melhores resultados. Procuramos investir na qualificação, no bem estar e na família. E o retorno desse investimento é, no mínimo, cinco vezes maior. Esse modelo de Gestão ainda é usado por um reduzido número de empresas, porém essas já o fazem com grande sucesso e acreditamos que é uma tendência a ser seguida pelas organizações que desejam ter resultados superiores hoje e no futuro.

E quais as expectativas da Masa da Amazônia com seus clientes em 2007?

Teremos um ano de 2007 mercadologicamente difícil pois um dos mercados em que atuamos (peças plásticas para televisores) terá uma redução de 20% em relação à 2006. Para compensar e até aumentar nosso faturamento, estamos fechando novos contratos no segmento de “contract manufacturing”. Estamos trabalhando para conquistar novos mercados sem, contudo, deixar de nos esforçarmos para aprimorar ainda mais nosso relacionamento com os parceiros atuais.

E na área de Inovação e Tecnologia?

No plano micro, temos um programa interno denominado MultiAção, onde grupos de colaboradores se reúnem para implantar novas idéias. Em 2006 o programa foi um sucesso, com a implantação de mais 2.000 idéias realmente inovadoras. Já no plano macro, vamos manter nossa posição de pioneirismo em nosso ramo de atuação, inclusive passando a usar a partir do mês de maio a produção de peças plásticas pelo processo “High Gloss” (alto brilho) para os novos aparelhos de TV de plasma e LCD.

Após ser reconhecida como a Melhor Empresa do Brasil para se Trabalhar, é hora da Masa apenas manter o trabalho de Gestão em Excelência que vem realizando ou ainda há espaço para mais aprimoramento?

Vivemos em um ambiente altamente competitivo com necessidades de melhorias contínuas. Por isso, estamos sempre procurando ativamente espaços e oportunidades para aprimoramento. Temos grandes desafios em conseqüência do nosso processo de planejamento estratégico, muito bem elaborado para horizontes de curto, médio e longo prazos.

E quais são os próximos passos da empresa?

Nossa maior prioridade atual está em aprimorar nossos processos internos e externos que nos fortaleçam nos Critérios de Excelência do Modelo de Excelência da Gestão® da FNQ. Temos também a responsabilidade de fortalecer nossa contribuição para tornar nossa sociedade economicamente forte, socialmente justa e feliz.


Homens, mulheres, jovens e crianças

A Masa da Amazônia possui dezenas de programas que visam o bem-estar e a qualidade de vida de seus funcionários. Alguns, como o Multiação, é usado por todos. Este programa estimula os colaboradores a dar sugestões e a implementar melhorias no sistema de trabalho. Além dele, a empresa também investiu, no ano de 2005, em Salas de Conforto. São espaços destinados aos momentos de descanso no horário de intervalo de trabalho equipados com ar-condicionado, iluminação indireta e cadeiras reclináveis. O lazer também é valorizado por meio de cursos de teatro, salas de leitura, salão de jogos e de um Complexo Esportivo inaugurado em outubro de 2005.

No caso das colaboradoras, elas recebem atenção especial da empresa com programas específicos como o “Saúde da Mulher”, que atua na orientação e prevenção do Câncer de Mama e o “Programa para a Gestante”, que oferece, gratuitamente, acompanhamento médico nos meses de gestação, palestras, dicas sobre o parto, além da realização de um chá-de-bebê. As futuras mamães funcionárias da Masa ainda recebem um enxoval assim que entram no período de licença-maternidade. A ala masculina também recebe atenção especial em uma semana voltada especialmente para a saúde e a estética do homem. Ela acontece baseada no dia 15 de julho, Dia Internacional do Homem, e são oferecidos serviços como corte de cabelo, massagem, palestras sobre prevenção de doenças cardíacas, câncer de próstata e alterações no organismo em geral. Além disso, aqueles que têm mais de 45 anos passam a fazer gratuitamente exames periódicos.

A família do colaborador também é beneficiada pelos serviços oferecidos pela Masa da Amazônia. Desde 2004 são realizados casamentos coletivos, com direito à cerimônia completa, alianças, vestidos de noiva, custos com cartório e festa. Os filhos dos colaboradores com idade de 0 a 6 anos ficam aos cuidados da creche mantida pela empresa e aqueles que completam 18 anos podem pleitear uma vaga de estágio na Masa.

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