FNQ em Revista

Veja os principais artigos e notícias sobre gestão do mês.

A FNQ em Revista é uma revista online que reúne os principais artigos e notícias sobre gestão do último mês. Saiba o que aconteceu na Fundação e quais são os próximos cursos e encontros. 

Para receber a newsletter da FNQ em Revista, cadastre-se no portal FNQ.

Loading
Edição
#72 MAR 2013 Ano 2013
Escolha uma edição
Loading2
Artigos
Entrevistas
  • 10/03/2013 Serasa Experian relata os principais desafios da área de Compliance Em acordo com a política global Anticorrupção, a empresa Serasa Experian criou uma área de Compliance para a América Latina. Entenda quais foram os desafios para implantação da área na organização, além da importância em adotar uma política anticorrupção alinhada com o time de colaboradores da empresa, em uma entrevista com a gestora de Compliance para a America Latina, Rogéria Gieremek.
  • 28/04/2013 Profissão Voluntário Um exército de profissionais é responsável todos os anos pela seleção das empresas reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) em um processo que possibilita aos envolvidos aperfeiçoamento profissional e pessoal, alem de contato com empresas e profissionais renomados. Conversamos com Gustavo Utescher, coordenador da premiação na FNQ para entender qual a função e quais são os requisitos necessários para exercer essa importante e árdua tarefa. Leia entrevista a seguir:
  • 15/05/2013 Mapas e Redes de informação refletem a cultura de uma organização Toda e qualquer organização pode ser considerada uma grande rede. No entanto, conectar todas as partes envolvidas e identificar quais são os fluxos de comunicação que interferem no negócio da organização e a mobiliza positivamente, gerando cooperação e inovação são desafios constantes. Entrevistamos o especialista Ignacio García, da Tree Branding, consultoria especialista em Inteligência de Redes: o especialista nos explica sua tese de Mapeamento e Gestão de Redes de Inovação e sua importância para as organizações que buscam a cooperação, energia e inovação.
  • 19/06/2013 “Falta fazer o básico”: A qualidade da gestão do marketing no Brasil em debate A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) acabam de criar o Núcleo de Estudos Temáticos sobre o Marketing, com o objetivo de debater a qualidade da gestão do marketing realizado pelas organizações brasileiras nos cenários atual e futuro. Entrevistamos o coordenador técnico deste recém-criado núcleo e Líder da área de Marketing na ESPM, Prof. Dr. Marcelo Pontes, para entender os objetivos da iniciativa, o diferencial do projeto e ainda se o marketing produzido no Brasil está cumprindo a sua missão de satisfazer os clientes.
  • 16/07/2013 Conheça a estratégia da 3M para se tornar uma empresa inovadora Em 2012 e 2013, a organização americana recebeu dois dos principais prêmios de Inovação do Brasil: o Best Innovator - promovido pela A.T. Kearney e a Revista Época Negócios - e o Gestão da Inovação da CNI.
  • 25/07/2013 A Excelência da Gestão começa na universidade A FCAP JR. Consultoria, de Pernambuco-PE, foi uma das empresas juniores premiadas no Programa de Excelência em Gestão (PEG 2013), promovido pela Brasil Júnior.
  • 21/11/2013 Brasil certifica menos profissionais na área de qualidade Entenda a importância do investimento em qualidade da gestão, em uma entrevista com o especialista da ASQ, Michael W. Byrnes.
  • 05/12/2013 Empreendedorismo no Brasil Empreender no Brasil tem se tornado uma atividade cada vez mais procurada: as taxas de sobrevivência das empresas com até 2 anos de abertura é cada vez maior, dado que se explica por um conjunto de fatores como aquecimento da economia, melhoria da legislação para o setor, esforços para diminuir a burocracia para a abertura de novas empresas
  • 10/12/2013 FNQ contribui para fortalecer Gestão da Cadeia de Valor do Brasil Atuando em diversas áreas e segmentos, sempre procurando auxiliar no aumento da competitividade do país, a FNQ faz um balanço de 2013 e apresenta os planos para 2014
  • 06/02/2014 Conheça as implicações da nova Lei anticorrupção O Brasil ganhou, no dia 29/1, uma nova Lei que define regras mais claras para as empresas que cometem atos de corrupção. Para entender melhor do que se trata a nova Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013) e o que muda na administração da sua empresa, a FNQ em Rede entrevistou Rogéria Giemerek, Gerente Executive de Compliance para a America Latina da Serasa Experian e Presidente da Comissão Permanente de Estudos Jurídicos do IASP. Segundo a especialista, o país só tema ganhar com a nova legislação, “a nova lei irá melhorar a concorrência e a imagem do Brasil, interna e externamente, em um ciclo virtuoso”. Leia a entrevista completa:
Cases de Sucesso