FNQ em Revista
Veja os principais artigos e notícias sobre gestão do mês.
A FNQ em Revista é uma revista online que reúne os principais artigos e notícias sobre gestão do último mês. Saiba o que aconteceu na Fundação e quais são os próximos cursos e encontros.
Para receber a newsletter da FNQ em Revista, cadastre-se no portal FNQ.

Edição
#72 MAR 2013 Ano 2013Escolha uma edição
Artigos
-
27/03/2013
Por que e como ouvir nossos fornecedores?
B.V.Dagnino - Consultor em modelos de excelência de gestão, Membro Fundador e Diretor Técnico da Academia Brasileira da Qualidade
19
-
04/04/2013
Inovação e Gestão Pública
Pedro Resende, Pesquisador em Inovação
5
-
11/04/2013
Redes, Inovação e Educação
Marta Maria Brackmann, Técnica de Nível Superior vinculada ao Núcleo de Educação Profissional do Departamento Regional do Senac/RS e Paulo Fernando Presser, Gerente de Desenvolvimento Educacional, Supervisão e Orientação Educacional e Projetos Especiais vinculado ao Núcleo de Educação Profissional do Departamento Regional do Senac-RS.
5
-
17/04/2013
Ética e Serviço Público
Moacir Magalhães, Assessor da Vice-Presidência de Gestão de Pessoas dos Correios
4
-
18/04/2013
Inteligência de Risco, Base do Dinamismo Econômico e da Duradoura Criação de Valor
Leo M. Tillman
4
-
28/04/2013
Inteligência de Risco – Uma competência essencial das organizações que buscam a excelência
Marco Antonio Nutini, Sócio Diretor da Loopnut Consultoria Ltda., empresa especializada em diagnóstico de modelos de gestão, em inteligência de risco e em sistemas de medição do desempenho.
5
-
28/05/2013
Compliance como Fator Competitivo
Por Claudio Scatena
3
-
12/06/2013
Excelência da gestão: o desafio das MPEs
Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)
7
-
10/07/2013
A liderança como fator chave para o sucesso da sua empresa
Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)
7
-
19/08/2013
Os desafios do profissional de Ética e Compliance
Antonio Fernando Stanziani, Psicólogo e Engenheiro, consultor empresarial em desenvolvimento humano, planejamento, qualidade e ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética.
3
Entrevistas
-
10/03/2013
Serasa Experian relata os principais desafios da área de Compliance
Em acordo com a política global Anticorrupção, a empresa Serasa Experian criou uma área de Compliance para a América Latina. Entenda quais foram os desafios para implantação da área na organização, além da importância em adotar uma política anticorrupção alinhada com o time de colaboradores da empresa, em uma entrevista com a gestora de Compliance para a America Latina, Rogéria Gieremek.
13
-
28/04/2013
Profissão Voluntário
Um exército de profissionais é responsável todos os anos pela seleção das empresas reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) em um processo que possibilita aos envolvidos aperfeiçoamento profissional e pessoal, alem de contato com empresas e profissionais renomados. Conversamos com Gustavo Utescher, coordenador da premiação na FNQ para entender qual a função e quais são os requisitos necessários para exercer essa importante e árdua tarefa. Leia entrevista a seguir:
4
-
15/05/2013
Mapas e Redes de informação refletem a cultura de uma organização
Toda e qualquer organização pode ser considerada uma grande rede. No entanto, conectar todas as partes envolvidas e identificar quais são os fluxos de comunicação que interferem no negócio da organização e a mobiliza positivamente, gerando cooperação e inovação são desafios constantes. Entrevistamos o especialista Ignacio García, da Tree Branding, consultoria especialista em Inteligência de Redes: o especialista nos explica sua tese de Mapeamento e Gestão de Redes de Inovação e sua importância para as organizações que buscam a cooperação, energia e inovação.
2
-
19/06/2013
“Falta fazer o básico”: A qualidade da gestão do marketing no Brasil em debate
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) acabam de criar o Núcleo de Estudos Temáticos sobre o Marketing, com o objetivo de debater a qualidade da gestão do marketing realizado pelas organizações brasileiras nos cenários atual e futuro.
Entrevistamos o coordenador técnico deste recém-criado núcleo e Líder da área de Marketing na ESPM, Prof. Dr. Marcelo Pontes, para entender os objetivos da iniciativa, o diferencial do projeto e ainda se o marketing produzido no Brasil está cumprindo a sua missão de satisfazer os clientes.
2
-
16/07/2013
Conheça a estratégia da 3M para se tornar uma empresa inovadora
Em 2012 e 2013, a organização americana recebeu dois dos principais prêmios de Inovação do Brasil: o Best Innovator - promovido pela A.T. Kearney e a Revista Época Negócios - e o Gestão da Inovação da CNI.
3
-
25/07/2013
A Excelência da Gestão começa na universidade
A FCAP JR. Consultoria, de Pernambuco-PE, foi uma das empresas juniores premiadas no Programa de Excelência em Gestão (PEG 2013), promovido pela Brasil Júnior.
3
-
21/11/2013
Brasil certifica menos profissionais na área de qualidade
Entenda a importância do investimento em qualidade da gestão, em uma entrevista com o especialista da ASQ, Michael W. Byrnes.
6
-
05/12/2013
Empreendedorismo no Brasil
Empreender no Brasil tem se tornado uma atividade cada vez mais procurada:
as taxas de sobrevivência das empresas com até 2 anos de abertura é cada vez maior, dado que se explica por um conjunto de fatores como aquecimento da economia, melhoria da legislação para o setor, esforços para diminuir a burocracia para a abertura de novas empresas
3
-
10/12/2013
FNQ contribui para fortalecer Gestão da Cadeia de Valor do Brasil
Atuando em diversas áreas e segmentos, sempre procurando auxiliar no aumento da competitividade do país, a FNQ faz um balanço de 2013 e apresenta os planos para 2014
4
-
06/02/2014
Conheça as implicações da nova Lei anticorrupção
O Brasil ganhou, no dia 29/1, uma nova Lei que define regras mais claras para as empresas que cometem atos de corrupção. Para entender melhor do que se trata a nova Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013) e o que muda na administração da sua empresa, a FNQ em Rede entrevistou Rogéria Giemerek, Gerente Executive de Compliance para a America Latina da Serasa Experian e Presidente da Comissão Permanente de Estudos Jurídicos do IASP. Segundo a especialista, o país só tema ganhar com a nova legislação, “a nova lei irá melhorar a concorrência e a imagem do Brasil, interna e externamente, em um ciclo virtuoso”.
Leia a entrevista completa:
1
Cases de Sucesso
-
21/05/2013
CCEE cria programa de segurança da informação para garantir sigilo de seus dados
Seguir padrões de conduta e conscientizar a organização quanto à importância da ética para o futuro da empresa são aspectos cada vez mais presentes na CCEE. Preocupada em estimular seus colaboradores para que a ética e a segurança das informações influenciem o trabalho realizado na organização, a CCEE possui um programa específico que envolve diretrizes e compromissos unificados.
7
-
03/07/2013
Volvo consolida compromisso com a qualidade de gestão
Ao conquistar o PNQ pela segunda vez em 2012, a Volvo consolida seu compromisso com a qualidade da gestão e mostra como uma empresa Classe Mundial consegue colher resultados cada vez mais expressivos.
1
-
17/11/2013
Premiada em 2010, a AES Sul é destaque no Critério Clientes do PNQ
satisfação e de imagem compõem as ações da empresa para este público
1
-
17/11/2013
Gestão de pessoas é a estrela do laboratório Sabin
Empresa foi destaque pelas práticas adotadas no critério Pessoas do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)
3
-
17/11/2013
Adoção de práticas de gestão de clientes comprova eficiência da Sabesp Centro
Unidade Centro foi destaque no Critério Clientes na 22ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ)
1
-
17/11/2013
Elektro recebe nota máxima no Prêmio Nacional da Qualidade 2013
Implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) em 2009 garantiu à Elektro uma melhora em diversos processos gerenciais da empresa e o reconhecimento da excelência da sua gestão
1
-
17/11/2013
Sabesp Leste evolui nos indicadores e é premiada no PNQ 2013
Organização havia sido finalista na 21ª edição do Prêmio, em 2012.
1
-
17/11/2013
EDP é reconhecida em Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) 2013
Empresa teve várias melhorias gerenciais após a implantação do Modelo de Excelência da Gestão® e obteve reconhecimento da excelência da gestão em duas Unidades: EDP Escelsa (ES) e EDP Bandeirantes (SP)
1
-
17/11/2013
Implantação do MEG rende reconhecimento máximo à Sabesp Norte
Necessidade de melhorar o processo de comunicação interno e aumentar o nível de satisfação do cliente motivou à empresa na adoção de melhores práticas de gestão
1
-
17/11/2013
Sabesp Sul é reconhecida em Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) 2013
Implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) garantiu à Sabesp Sul uma melhora em diversos processos gerenciais da empresa e o reconhecimento da excelência da sua gestão
1