Liderar é estar disposto a aprender e a ensinar

Rosa falou sobre conceitos de liderança.

 

A citação acima, proferida pela diretora de sistemas da Visanet, Rosa Emília Puzzuoli, pode remeter as inúmeras frases feitas que povoam a literatura sobre gestão e liderança. Mas foi dando cabo a tal conceito que a executiva quadruplicou a capacidade de processamento das transações do cartão Visa Electron em 2005. A receita? Pedir sugestões de idéias para sua equipe, o que para ela é uma atitude imprescindível para um bom líder. Rosa falou sobre este caso e outros conceitos de liderança para a FNQ em Revista. Confira.

 

A senhora recentemente quadruplicou a capacidade de processamento das transações da Visanet, simplesmente ouvindo os colaboradores do seu departamento. Como a senhora lida com o conceito de liderança? 
Creio que liderar é estar disposto a aprender e a ensinar. Esta troca resulta em contribuição, compromisso, e leva a equipe a entender melhor seu gestor, e cria espaço para as idéias surgirem. Liderar é obter o melhor que as pessoas possam dar; é participar junto dando ao time a certeza de que estamos chegando em algum lugar comum; é participar na avaliação do risco; é crescer junto com o time. Liderar é perguntar; ouvir com atenção; é compartilhar com a equipe seus sonhos. Esta é a forma como lido junto à equipe. Como na minha opinião ser líder é uma concessão da equipe, só ela pode responder se eu sou a líder eleita por ela.

 

 

A qualidade de uma equipe pode ser reconhecida pelas características de seus líderes. Para a senhora, qual o segredo para ser tornar um bom líder? 
Bom líder é honesto, trata a equipe com respeito, deixa claro o que espera dela, desta forma ela pode escolher se aceita ou não. Eu gosto muito dos lideres que contam histórias, é uma forma criativa de se mostrar para as pessoas. O bom líder deve ter visão de futuro, é difícil para a equipe quando ela não sabe onde vai chegar. Deve ser competente, ninguém escolhe um líder pela sua incompetência. Deve inspirar as pessoas a alcançar seus sonhos, desta forma ela pode escolher, e com isso o compromisso é completo. Deve ser desafiador, desta forma ajuda a equipe a trabalhar melhor os problemas internos e externos. Nem sempre dá para ser tudo, você até pode ser fraco em alguns itens, porém o fundamental é ser honesto.

 

 

Muito se discute sobre a possibilidade de aprender ou não a arte da liderança. A senhora acredita que qualquer pessoa possa se tornar um líder eficaz? 
Eu acredito que fazemos ainda uma mistura entre ser líder e gestor. Creio ser mais fácil você aprender a ser um bom gestor. Para ser líder você tem que ser escolhido, e neste caso, acredito, que existem técnicas que ajudam, como, por exemplo, de comunicação.

 

 

Na sua opinião, existe um líder melhor que o outro?
Existem líderes mais completo que outros. Muitos líderes são focados em resultado não se importando com as conseqüências de se alcançar este objetivo. Um bom líder se preocupa com o todo, e alcança os objetivos sem causar muitos danos nas pessoas a sua volta. Nunca podemos esquecer que o ativo mais importante da empresa são as pessoas, e elas precisam estar bem mental e fisicamente. Alguns líderes esquecem disso com visão no curto prazo e causam muitos danos às equipes.

 

 

Usando como base sua própria experiência profissional, como um líder deve conduzir o processo de definição dos objetivos da sua área?
Eu uso a própria experiência na Visanet, todo processo de definição do objetivo é compartilhado verticalmente na empresa de forma alinhada. No caso publicado pela Revista Exame, Melhores e Maiores 2006, o que solicitei à minha equipe foi uma proposta para aumentarmos as vendas. Até me atrevi a dar algumas diretrizes no sentido de melhorar o volume de vendas, foi quando minha equipe trouxe um projeto que nos trouxe um nível de segurança e eficiência que não tínhamos antes. Hoje, temos muito mais agilidade para solução de possíveis problemas do que tínhamos antes.

 

 

Para a senhora um líder deve ter o perfil de comandante ou motivador? 
Um líder deve ter perfil motivador, o perfil de comandante fica a cargo do gestor, que pode até ser a mesma pessoa.

 

 

Como a senhora chegou ao cargo de diretora de sistemas da Visanet?
Na Visanet eu entrei como coordenadora, há oito anos. O que é fascinante nesta empresa é que os desafios são muitos, e isso me estimula. Isto se resume em estar no lugar certo e ter capacidade de desenvolver o que discutimos nas perguntas acima.

 

 

O que a senhora faz para se manter informada e ser exemplo de liderança dentro da Visanet?
Eu tenho a sorte de estar numa empresa que se preocupa em nos orientar neste sentido e boas iniciativas vêm da área de Desenvolvimento Organizacional. Meu MBA foi uma contribuição importante no qual aprendi a discernir melhor o que antes fazia por intuição. Também temos ao nosso lado as pessoas que são a maior fonte de insumo para desenvolver estas habilidades. Quando falamos em liderança, falamos de gente, e pessoas têm suas particularidades, aquilo que funciona com um nem sempre funciona com outro. Quem tem filho entende bem o que estou falando. Liderar não é uma técnica estática que você aplica da mesma forma em todas as ocasiões.

 

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores10
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading