Inovação responde por 80% do faturamento da Siemens

Em entrevista concedida à FNQ em Revista, o diretor de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental da Siemens, Wagner Giovanini, afirma que a valorização e a administração dos intangíveis são imprescindíveis.

Com 80% de seu faturamento decorrente de produtos lançados há menos de cinco anos, a Siemens está entre as empresas globais que mais apostam na gestão do conhecimento. A inovação mora em seu DNA, como costumam dizer os diretores da organização.

São 450 mil cabeças pensantes em 190 países. No Brasil, a empresa é uma das líderes do mercado de eletroeletrônicos. São 12.448 colaboradores, oito centros de pesquisa e desenvolvimento e 15 unidades fabris que, juntas, geram um faturamento de R$ 5,5 bilhões ao ano. 

Em entrevista concedida à FNQ em Revista, o diretor de Gestão da Qualidade e Gestão Ambiental da Siemens, Wagner Giovanini, afirma que a valorização e a administração dos intangíveis são imprescindíveis, já que é por meio deles que a empresa se diferencia no mercado em que atua. Giovanini explica por que eles são um diferencial competitivo no mercado e como são trabalhados  e mensurados dentro da companhia. 

Há mais de 20 na Siemens, Giovanini formou-se em engenharia elétrica e fez MBA e especialização em gestão ambiental. Tem o Black Belt, graduação mais alta em conhecimento da metodologia Six Sigma, e é coach pelo International Certification Program da ICI. Atua como diretor Técnico do Instituto Paulista de Excelência em Gestão (IPEG), como membro do Conselho das Partes Interessadas do Movimento Brasil Competitivo (MBC), como membro do Comitê de Meio Ambiente da  Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústria de Base (Abdib) e como juiz das últimas edições do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). 

Qual é a importância da gestão do conhecimento para Siemens? Até que ponto ela é estratégica para a empresa? 
Pelo fato de a Siemens ser uma empresa global, com cerca de 50 mil funcionários atuando diretamente em pesquisa e desenvolvimento, a gestão do conhecimento torna-se fundamental para o sucesso da companhia. Como a inovação faz parte do DNA da Siemens, 80% do faturamento é decorrente de produtos que possuem menos de cinco anos de existência. Além disso, 26 patentes são geradas diariamente, o que ratifica a importância estratégica de gerir o conhecimento de forma adequada. 

Quais são as ferramentas utilizadas para administrar todo esse conhecimento?
Na Siemens,existem muitas para essa finalidade. Vale ressaltar que não devemos considerar o uso da tecnologia de informação e suas ferramentas como o aspecto mais importante desse processo. Elas são indispensáveis, mas são apenas um meio, e não um fim. Existem ferramentas eletrônicas de comunicação e compartilhamento de informações, como a ShareNet, pela qual os colaboradores se relacionam em redes interligadas mundialmente. Podemos citar também o incentivo para que eles exponham suas idéias, inclusive contando com uma remuneração para sugestões implementadas. Estamos finalizando, por exemplo, processo de análise de uma idéia cujo prêmio atinge R$ 100 mil. Outras ferramentas muito importantes na empresa são bancos de boas práticas organizados por temas, o que permite que os funcionários possam compartilhar seus conhecimentos e suas experiências.

O que é o Siemens Management System?
O SMS é um sistema de gestão criado para implementar a estratégia da empresa. Ele permite que as Unidades de Negócio, os setores e as regiões compartilhem uma plataforma comum e sincronizada de programas e iniciativas ligados a questões fundamentais para o crescimento da empresa. Inovação, Foco no Cliente e busca pela Competitividade Global são os pilares desse sistema, que é suportado por diversas iniciativas disseminadas mundialmente. Em 2004, o SMS foi englobado num programa mundial mais abrangente que recebeu o nome de Fit4More.

Qual a importância do capital intelectual e a como a Siemens lida com ele? E os ativos intangíveis?
O capital intelectual é a parte do capital da organização que podemos vincular aos ativos intangíveis. Portanto, é de suma importância para as empresas a gestão desses ativos. É por meio da manutenção deles que uma organização se diferencia em seu mercado de atuação. Além das ferramentas citadas acima, a Siemens possui sistemáticas que garantem a continuidade de seus processos mesmo em situações adversas, como eventuais crises ou troca de pessoas. Nesse sentido, a empresa também privilegia a retenção de seus funcionários com estratégias globais, como se observa no programa mundial Fit4More. Nele, o que chamamos de People Excellence é um fator crítico de sucesso, focando atração, retenção e desenvolvimento dos melhores profissionais.

Quais são as formas de avaliação e de mensuração desses ativos?
A Siemens Brasil, com faturamento na ordem de R$ 5,5 bilhões, realiza investimentos anuais de cerca de R$ 200 milhões e, em pesquisa e desenvolvimento, investe outros R$ 120 milhões, aproximadamente. Esses números expressivos demonstram a preocupação e a intenção em ampliar e aprimorar continuamente os seus ativos intangíveis. Existem várias metodologias utilizadas para a medição e avaliação. De forma quantitativa, utiliza-se o Balanced Scorecard. Adicionalmente, são utilizadas metodologias qualitativas, desenvolvidas na própria Siemens com base em modelos reconhecidos internacionalmente. Nesse caso, destacam-se os Assessments integrados, que avaliam o grau de maturidade do conhecimento e a sua aplicação prática nos diversos processos e na gestão da empresa. Como exemplo podemos citar o QM-Assessent, que combina os requisitos de excelência, como os do Prêmio Nacional da Qualidade®, por exemplo, com requisitos específicos de gestão da empresa. O PM-Assessment, que utiliza critérios do PMI para a gestão de projetos, e o RPH-Assessment, que usa critérios de excelência em gestão de processos desenvolvidos na Siemens.

Como a empresa trabalha a comunicação para valorização dos ativos intangíveis? 
Saber gerenciar o capital intelectual significa saber criar e, estrategicamente, acompanhar as condições para que os colaboradores se sintam motivados para aprender, ensinar, compartilhar e colocar em prática o conhecimento de forma organizada.
A comunicação, feita por meio de disseminação de informações ou de treinamento, assume papel importante nesse contexto. Planos de comunicação desde o nível global até o mais específico são estabelecidos de forma a conciliar as informações com as estratégicas da empresa.

Como os ativos intangíveis são desenvolvidos e protegidos?
O desenvolvimento e a proteção dos ativos intangíveis são premissas que permeiam todos os programas da Siemens. No Fit4More, que suporta todos os programas da empresa mundialmente, os seus pilares preconizam a excelência dos principais elementos de gestão, tais como os recursos humanos, a inovação tecnológica, a excelência operacional e a responsabilidade empresarial. Para cada um de seus pilares existem iniciativas, metodologias, sistemáticas e ferramentas que garantem o desenvolvimento e a proteção dos ativos intangíveis. Vale citar os programas de desenvolvimento de talentos que acompanham o colaborador desde o seu ingresso na empresa. Podemos destacar o PMP, que assegura o reconhecimento das pessoas, conforme sua performance, por meio de critérios modernos e inovadores, aliados a outras metodologias que garantem a retenção das pessoas. A organização também investe em geração de inovações, o que pode ser comprovado pela quantidade de patentes registradas, como citado anteriormente. Também faz parte da cultura o relacionamento intensivo com universidades para a manutenção da vanguarda tecnológica, além de práticas de aprendizado como benchmarkings e participação em fóruns externos.

O modelo usado se baseou em algum já existente?
A Siemens possui um fórum mundial de gestão do capital intelectual. O modelo utilizado foi desenvolvido no decorrer de vários anos, contando com a participação de universidades e profissionais com elevado conhecimento no assunto. O aperfeiçoamento acaba sendo uma conseqüência da própria aplicação do modelo. Seu aprendizado e o compartilhamento do conhecimento e da experiência fazem parte do dia-a-dia da empresa.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores21
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading