Brasil certifica menos profissionais na área de qualidade

Entenda a importância do investimento em qualidade da gestão, em uma entrevista com o especialista da ASQ, Michael W. Byrnes.

Organizações que utilizam práticas de gestão da qualidade conseguem melhor produtividade, aumentam a satisfação do consumidor, ampliam a sua participação no mercado (market-share) e aumentam seus lucros. Tendo em vista todos esses ganhos, no entanto, o Brasil ainda é o país que menos possui profissionais certificados na área de qualidade, de acordo com um artigo publicado pela Quali, uma instituição formada pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Competitividade (PGQP) e pela American Society for Quality (ASQ), com o objetivo de treinar e certificar profissionais na área da Gestão da Qualidade, dentro dos rigorosos padrões da ASQ. 
Para entender melhor a importância do investimento em qualidade para as organizações e para o Brasil, a FNQ em Rede entrevistou o especialista Michael W. Byrnes, da ASQ.
Veja a entrevista completa:
 
 
 
 
Qual o currículo ensinado pela ASQ nos seus cursos técnicos de certificação?
 
A certificação da ASQ é um exame, reconhecido pela ASQ (American Society for Quality) e pelo mercado global de qualidade que atesta a proficiência e a compreensão de conhecimentos específicos em determinada área. A certificação é um marco de excelência e demonstra que determinada pessoa possui o conhecimento específico solicitado e que assegura a qualidade de seus produtos e serviços. 
 
Diversas áreas são atestadas pela certificação da ASQ, entre elas:
Qualidade da engenharia, qualidade da gestão; qualidade da auditoria; técnico; calibragem; inspeção e Six Sigma.
A ASQ oferece 16 diferentes certificações. São elas: 
Certificação para inspetor de qualidade; certificação para técnico de qualidade; certificação para técnico de calibragem; certificação para analista de processo de qualidade; certificação para engenheiro de qualidade, certificação para engenheiro de segurança; certificação em engenheiro de qualidade para software; certificação em auditor de qualidade; certificação para auditor de HACCP; certificação para auditor biomédico; certificação para associado para melhoria da qualidade; certificação para gerente de qualidade e excelência da gestão; certificação em profissional de farmacêutica; certificação para Six Sigma – cinto verde; certificação Six Sigma – cinto preto; certificação para máster – cinto preto. 
 
 
É possível mensurar os ganhos para uma organização e até para a sociedade em geral quando aumenta-se o investimento em qualidade?
 
Com certeza é possível. Técnicas de qualidade, ferramentas e métodos auxiliam na redução de custos de produtos tangíveis e melhoria da satisfação do consumidor. Estudos e a experiência nos diz claramente que organizações que utilizam práticas de gestão da qualidade conseguem melhor produtividade, aumentam a satisfação do consumidor, ampliam a sua participação no mercado (market-share) e aumentam seus lucros. Processos orientados pela qualidade permitem com que organizações padronizem as suas maneiras de trabalho, alcançando uma melhor coerência, tempo de ciclos de trabalho mais rápidos e com menos erros. Empresas de todas os segmentos podem claramente comunicar e medir o impacto no seu negócios depois de começar a investir em gestão da qualidade. 
 
 
De acordo com um recente artigo divulgado pela Quali, comparando o Brasil com países como India, China, Coreia do sul, México e Irlanda, somos um dos países que menos certificou profissionais na área da qualidade. Esse dado impacta no número de profissionais qualificados, que estão em falta no mercado. Como o Brasil pode se recuperar neste sentido?
 
O Brasil ainda não incorporou em sua cultura a prática de busca de certificação profissional em muitas áreas do conhecimento. Por um lado os profissionais brasileiros valorizam mais a busca de um mestrado e doutorado, do que uma certificação profissional. Não perceberam ainda que, quando pretendem se inserir no mercado globalizado, é atribuído muito mais valor a uma certificação mundialmente reconhecida do que para qualquer diploma em universidades brasileiras. Por outro lado a grande maioria dos empresários, por desconhecerem a existência de certificações profissionais como a da ASQ, não exigem que seus colaboradores as busquem nem mesmo as utilizam como filtro de seleção por melhores profissionais. As empresas brasileiras precisam perceber o quanto tem a ganhar em possuir profissionais certificados entre seus colaboradores e passar a proporcionar este tipo de qualificação às pessoas em posições chave dentro da empresa.
 
Quais são os países que mais certificam profissionais na área de qualidade?  É possível dizer que há ganhos na área de qualidade por conta deste número elevado?
 
Estados Unidos, Canadá, Coreia do Sul e India. 
 
 
Na sua opinião, quais setores da economia precisam investir mais em qualidade?
 
Todos os setores da economia brasileira precisam investir em Qualidade. Obviamente alguns setores que tem aparecido na mídia como recordistas em reclamações de clientes (empresas de telecomunicações, bancos, lojas de varejistas e empresas aéreas) nos parecem a escolha mais óbvia. A realidade é que empresas de serviços tem menos histórico de investimento em Qualidade do que o setor de manufatura, existem exceções, mas a grande maioria das empresas do setor de serviços se beneficiaria enormemente de investimentos em Qualidade, pois está defasada do setor de manufatura. Mas mesmo as empresas de manufatura devem investir continuamente em Qualidade, não há outra forma de se manter competitiva em um mercado globalizado e ainda aumentar seus lucros já que muitas ferramentas da Qualidade quando aplicadas corretamente por profissionais altamente qualificados reduzem desperdício e aumentam a produtividade.
 
Qual o perfil do profissional da qualidade?
 
 
O perfil de um profissional de qualidade é bem abrangente e diversos setores precisam de profissionais da qualidade, como manufatura, serviços, educação, entre outros. Profissionais de qualidade variam de profissionais de atendimento a CEOs e presidentes de organizações de todos os tamanhos. Podemos dizer que o comprometimento e a paixão na construção de um mundo melhor, pela redução de lixo e também pela produção de produtos e serviços com qualidade superior são características comuns aos profissionais de qualidade. 
 
Durante os últimos anos, a área de qualidade passou por mudanças? Quais foram elas?
 
Os resultados da pesquisa ASQ Global State of Quality (você encontra mais informações sobre esse estudo no endereço: mostram que a qualidade está caminhando de uma atividade realizada pela área de Compliance para uma ação que inclui o negócio em todos os seus aspectos, incluindo seus consumidores. Muitas organizações utilizam os próprios consumidores no seu processo de qualidade, por meio de conversas regulars com eles para obter feedback e melhorrar seus services pelo ponto de vista do cliente. Essa ação tem permitido a construção e a realização de produtos especificos e mais próximos da vontade daqueles que verdadeiramente irão utilizá-los. 
 
 
 
 
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