WEG: de fabricante de produtos a provedora de soluções

“Dar sustentação e viabilizar o crescimento e a internacionalização da empresa é a principal missão estratégica da área de TI

De 2001 a 2005, a WEG, maior indústria de motores elétricos da América Latina, registrou um aumento de quase 170% em suas exportações, passando de US$ 175 milhões para US$ 467 milhões anuais. A evolução não é gratuita. Fruto de planejamento para inserção global iniciado nos anos 90, tem na gestão da informação uma de suas principais âncoras. Hoje, a empresa sediada em Jaraguá do Sul/SC está presente em mais de 100 países de cinco continentes, com plantas na Argentina, México, Portugal, China e Estados Unidos.

“Dar sustentação e viabilizar o crescimento e a internacionalização da empresa é a principal missão estratégica da área de TI, principalmente neste momento de transição de companhia fabricante de produtos para provedora de soluções integradas e sistemas eletromecânicos”, resume Márcio Millnitz, coordenador do departamento de Sistemas da Informação.

Por meio de um processo estruturado de planejamento estratégico de TI, a empresa integra hoje dentro de um mesmo sistema de informações todas as unidades do Brasil e as plantas no exterior. Nesse processo, são feitas revisões de todos os direcionamentos estratégicos a cada dois anos.

A maneira como é realizada a revisão garante a interlocução com todos que detém informações-chave para o desenvolvimento do negócio. São três pilares de trabalho. No primeiro, há uma interface com o planejamento corporativo para alinhamento de metas.

No segundo, são feitos contatos com fornecedores para conhecimento das tendências tecnológicas. Na última revisão, houve 14 seminários com técnicos de empresas como Oracle, Microsoft, SAP e HP. Além disso, consultores independentes dão palestras sobre temas como software livre e governança de TI.

No terceiro pilar, as equipes de Vendas e Marketing ajudam a mostrar o posicionamento da empresa frente aos concorrentes e o que pode ser feito para ajudá-los a garantir a liderança da WEG. 

De posse das informações desses três níveis, são formados grupos de trabalho que irão traçar as diretrizes de atuação. Na última revisão, foram sete grupos: Business Inteligence, Processos Globais, Arquitetura de Software, Segurança da Informação, Inovação Tecnológica e Governança e Organização de TI. 

Atualmente, a empresa está implantando um novo Enterprice Resource Planning (ERP). Com ele, os 3,6 mil usuários do sistema passarão a ser 5 mil até 2009. No entanto, os principais sistemas em operação (ERP Baan4, CRM WEG e WEG Online) garantem que 95% dos pedidos sejam feitos via Internet. “Nosso vendedor consegue focar mais a aplicação do produto, numa atividade de maior valor agregado. A parte transacional fica com o software”, explica Millnitz. A WEG Online valeu à empresa três conquistas do Prêmio Padrão de Qualidade em B2B, promovido pela revista B2B Magazine.

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