Volvo organiza sua estrutura por meio de processos globais

Embora pertença a um grupo sueco, a gestão por processos da Volvo é uma metodologia globalizada, pois a empresa está presente em 180 países.

Volvo do Brasil, destaque no critério Processos no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) 2008, concedido pela FNQ, adota desde 2003 o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) para gerir seus negócios. Regimar Michelin, responsável pela engenharia de manufatura da Volvo do Brasil, afirmou que processos é ‘um mantra’ para a empresa. “Processo para nós é a palavra do dia a dia, faz parte do nosso jeito de trabalhar. Na Volvo tudo é processo: processo de gestão; processo de compras, processo de produção, processo de desenvolvimento das pessoas, entre outros”.   

Embora pertença a um grupo sueco, a gestão por processos da Volvo é uma metodologia globalizada, pois a empresa está presente em 180 países. Um programa criado na planta brasileira exporta conhecimento. “Temos muitas ideias iniciadas no Brasil, como por exemplo, o Volvo Production System (VPS), tecnologia de estruturação do conhecimento e treinamento, que está sendo implementada em todas as unidades fabris do grupo”. 

O ‘Jeito Volvo de Ser’ é a filosofia interna da empresa, que direciona e move todos os processos. “Ele descreve os nossos valores, a cultura corporativa, a forma como   trabalhamos e os objetivos que pretendemos concretizar”, explicou Michelin. Ele salientou que é um conjunto de ideias e conceitos firmemente enraizados na história da organização. “Resultado do diálogo construtivo que mantemos na empresa. O Jeito define as linhas mestras para o desenvolvimento sustentado das nossas operações e é uma fórmula para o sucesso em que acreditamos firmemente”.

De acordo com Michelin, a base desta filosofia de trabalho é convicção de que todas as pessoas têm o talento e a vontade de melhorar as operações e, desse modo, enriquecer o seu próprio desenvolvimento profissional. “O reconhecimento no PNQ reforçou a ideia de que devemos sempre estar um passo a frente”. Os processos da Volvo  seguem os critérios do MEG . “Estão divididos em quatro processos principais e os processos de apoio, que são dirigidos e estimulados a desafios pelo gerenciamento de processo”. 

Implicações e característica

Michelin explicou que há algumas implicações organizacionais da gestão por processos. “Existe uma correlação entre a organização formal e a responsável por processos.  A primeira continua sendo da forma tradicional, hierárquica, no entanto, há uma orientação muito forte para se trabalhar por processos. E esse trabalho, de forma matricial, envolvendo pessoas das diversas áreas da companhia fortalece muito o trabalho por processos”.   

O grupo Volvo possui equipes responsáveis pelos macroprocessos, que são grupos temáticos, responsáveis em dirigir a igualdade dos processos e, globalmente, são apoiados por um grupo de suporte. O objetivo é implementar o uso das melhores práticas e inovações. “É preciso definir e coordenar o desenvolvimento comum dos principais processos do negócio.” No Brasil, a Volvo segue os macroprocessos globais e estabelece seus subprocessos, de acordo com as particularidades locais. 

Michelin afirmou que a principal característica que marca a condução dos processos na Volvo são os responsáveis por eles. “Os donos dos processos globais e suas interações com os donos dos processos locais é o nosso diferencial”. Ele disse que são muitos os exemplos de melhorias implementadas nos últimos cinco anos em razão da adoção do MEG. “Depois deste sistema implementado só temos melhorado, mas alguns destaques são: benchmarking, o uso de referenciais comparativos, a gestão do capital intelectual, maior alinhamento de indicadores com os objetivos estratégicos e a definição de um modelo de aprendizado”.

Resultados

De acordo com Michelin, os primeiros resultados em decorrência da busca pela excelência em gestão foram aqueles considerados intangíveis. “Melhor conhecimento e integração entre as diversas áreas da empresa, aumento do comprometimento das pessoas com os valores da Volvo e com a busca pela excelência organizacional, maior alinhamento entre objetivos estratégicos e operacionais, entre outros”.  

Paralelamente, os resultados tangíveis também foram aparecendo. “Desde 2005,  a Volvo participa da pesquisa “Guia Exame – Você S/A. das Melhores Empresas para Você Trabalhar”, com expressivos resultados destacando-se como a melhor empresa do setor automotivo (2005, 2006 e 2007); melhor dentre todas as 150 classificadas no índice de felicidade no trabalho (2006); melhor em saúde por dois anos consecutivos (2006 e 2007). Outro destaque foi a classificação, em 2007, entre as dez Campeãs, como a 5ª melhor empresa para se trabalhar no País, culminando em 2008 com a primeira colocação (melhor empresa do País)”. 

Com relação aos resultados econômico-financeiros, em 2007 a Volvo do Brasil recebeu da "Volvo International Division" o prêmio "Cash-Cow". “Significa a melhor gestão de fluxo de caixa e operacional dentre as unidades do Grupo. Podemos dizer que todas as áreas sentiram algum tipo de benefício e hoje, a busca pela excelência é uma unanimidade na organização”.

Tatiana Assumpção

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores38
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading