Programas visam a melhorar o bem-estar das pessoas na Brasal

Entre as práticas que levaram a organização ao PNQ, estão os programas “Viver Melhor” e “Incentivando Boas Ideias.

Qual é o valor do capital humano dentro de uma empresa? Para a Brasal Refrigerantes esse é o seu maior ativo. Quem afirma é Rita Viana, gerente de Qualidade de Vida dessa empresa que foi destaque no critério Pessoas do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) 2007. “São os colaboradores que diferenciam a qualidade dos nossos produtos e serviços.” Entre as práticas que levaram a organização ao PNQ, estão os programas “Viver Melhor” e “Incentivando Boas Idéias” e também um detalhado treinamento utilizando equipes interfuncionais. 

Programa “Viver Melhor”

Criado em 2004, o programa “Viver Melhor” abrange todos os departamentos da organização. É o resultado de várias ações que já existiam na empresa, como assistência jurídica gratuita; atendimento psicossocial; campanhas de vacinação; convênio com academia; parceria com faculdades e escolas de idiomas e entrega do kit material escolar aos filhos dos colaboradores. Aproximadamente 1.450 funcionários estão envolvidos neste programa. 

De acordo com Rita, a colocação dos projetos em prática é de responsabilidade da área de Gestão da Qualidade. “O controle da prática é realizado mensalmente, por meio do acompanhamento do cronograma de atividades e da mensuração do grau de satisfação  dos colaboradores com algumas ações. Anualmente, a verificação é feita também pela Pesquisa de Clima Organizacional e pela Avaliação das Práticas de Gestão, trabalhos executados por examinadores externos”. A gerente ressaltou que os principais resultados alcançados com o programa são: melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores; bem como do clima organizacional e maior integração entre os funcionários. 

Desenvolvimento pessoal e profissional 

Desde 1997, as ações de capacitação da Brasal estão alinhadas aos Valores e Políticas Organizacionais da empresa, focando a cultura da excelência. Para consolidar o aprendizado, o colaborador, ao participar de um treinamento, é habilitado para executar determinada atividade e alcançar um certo objetivo. “Desenvolver e manter os funcionários aptos a exercer suas funções é um objetivo estratégico da Brasal Refrigerantes. As práticas de desenvolvimento visam a preparar a força de trabalho para progredir na carreira e a assegurar que a organização tenha à sua disposição pessoas capazes de assumir funções mais complexas”, disse Rita.

Anualmente, desde 1999, a identificação das necessidades de capacitação e desenvolvimento (TD&E – Treinamento, Desenvolvimento e Educação) é realizada pela área de Gestão de Pessoas. Há o apoio de cada setor por meio do respectivo gestor, do facilitador de treinamento e de outras lideranças. Em conjunto elas avaliam necessidades dos cargos e dos seus ocupantes. “Nessa prática, na qual a estrutura de Gestão de Pessoas é descentralizada, o papel do facilitador de treinamento é fundamental. É por intermédio dele que a área assessora todos os setores no processo de desenvolvimento funcional”, explicou Rita.

Equipes interfuncionais

Existem na Brasal as chamadas equipes interfuncionais, conjuntos de profissionais originários de diversos departamentos, cujo objetivo é desenvolver programas e projetos locais ou corporativos, alinhados às estratégias da empresa. São grupos que atuam como canais para identificar lideranças e que trabalham como facilitadores para o alcance das metas. “A organização considera que as equipes interfuncionais são os maiores fatores de estímulo à criatividade e à inovação. Elas agem a partir da construção coletiva do capital intelectual. Respeitam as opiniões das pessoas com diferentes experiências e níveis hierárquicos e se comportam de forma bastante flexível. Isso facilita o acesso aos recursos tecnológicos, além de proporcionar autonomia para apresentar análises, estudos e soluções”, informou a gerente. 

Dentro da empresa esses grupos são bastante bem-vistos. “Cada equipe possui autonomia delegada pela direção, de acordo com a natureza do projeto, para a apresentação de soluções e ações. Eles são encontrados nos processos de gestão, nas rotinas operacionais e no desenvolvimento e manutenção de propostas específicas. Seu trabalho pode ser  temporário ou perene  e envolver pessoas de diferentes áreas e níveis hierárquicos.”

Incentivando Boas Idéias

Outro programa desenvolvido pela Brasal é o “Incentivando Boas Idéias” (Ibi), implantado em 2001. O Ibi visa a estimular a criatividade e o raciocínio dos colaboradores por meio de um espaço para expor idéias ou sugestões em prol da inovação. De acordo com Rita, são disponibilizadas fichas para os funcionários descreverem idéias e sugestões. Essas são encaminhadas para a aprovação da equipe Ibi e, posteriormente, ao gestor da área responsável pela efetivação. 

Neste momento, são avaliados a viabilidade, o retorno e os benefícios. Caso a proposta seja aprovada, as próximas etapas são a premiação do colaborador e implantação da idéia. “O programa já passou por diversas melhorias. Para 2008, a novidade é a classificação das propostas em tangíveis e intangíveis”, contou Rita. 

PNQ

A Brasal participou por cinco vezes do PNQ. Nos dois últimos anos, foi Destaque por Critério, primeiramente por seu relacionamento com clientes (2006) e, depois, pela gestão de pessoas (2007). Este ano, segundo Rita, a empresa está se preparando para dar um salto maior. “Nosso objetivo final é alcançar a excelência na gestão, o prêmio é conseqüência desse esforço”.  
A gerente contou que existe uma relação direta entre o crescimento da organização e a participação no PNQ. “O aumento da pontuação está ligado à maior rentabilidade, o que nos faz continuar neste caminho”. 

Tatiana Assumpção

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