Polícia Militar de São Paulo investe em Excelência da Gestão

PM implementou o MEG.

 

A Polícia Militar do Estado de São Paulo é destaque no mundo corporativo devido aos resultados positivos alcançados com a implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Nos últimos anos, a corporação tem investido em um conjunto de ações que visam modernizar, aperfeiçoar e agilizar o atendimento policial à população do Estado.

 

Um dos investimentos é em estrutura, para que a corporação possa atender prontamente a população, que demanda um número grande de atendimentos. A PM registra 150 mil chamadas diárias em todo o Estado, sendo que 35 mil são na cidade de São Paulo. Atualmente, a PM conta com um contingente de 100 mil soldados, entre homens e mulheres, além de uma estrutura de 15 mil viaturas, seis aviões, 16 helicópteros, 426 embarcações, dois navios, 450 cavalos e 400 cães.

 

Implantado em 1996, o MEG ajudou a PM a atingir resultados significativos de melhoria e foi agraciada com diversos reconhecimentos, como o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão, Prêmio Gestão Banas, além de certificações como ISO 9000, 14000, entre outros.

 

Entre as ações que resultaram em melhoria no serviço de atendimento à população, ganham destaque o aumento de policiais nas ruas, o retorno do policiamento de trânsito, a criação de centros de Inteligência e de Comunicação Social e a redução de 70% dos crimes de homicídios no Estado, ao longo dos últimos dez anos.

 

Com todo o investimento em Excelência da Gestão, os resultados positivos não foram sentidos apenas na capital. O Comando de Policiamento do Interior – região IV, que engloba a região de Bauru, se tornou referência dentro da corporação do Estado. As unidades também abraçaram a implantação do MEG e reuniram esforços para aprimorar os serviços oferecidos.

 

No interior de São Paulo, a PM investiu na aproximação com a comunidade para obter melhor visualização das necessidades da região e cultivar um relacionamento de confiança entre a corporação e a população local. Algumas ações ganharam destaque especial, como a implantação do serviço de ronda programada, do policiamento com bicicletas, visita técnica orientadora e torneio de técnicas e táticas policiais.

 

Com o sucesso dos resultados, o trabalho da PM do interior serviu de benchmarkingpara adoção de planos estratégicos em toda a PM do Estado.

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