Na Artecola, novas ideias geram ganho acumulado de R$ 2 milhões

Programa de Gestão de Ideias já recebeu mais de quatro mil ideias, –destas, 1,4 mil já foram implementadas

O grupo Artecola, fabricante de adesivos industriais, com matriz em Campo Bom/RS, possui um Programa de Gestão de Ideias que estimula a criatividade e a inovação por parte dos colaboradores. Implementado em 2004, o programa funciona por meio da intranet e abrange todas as unidades do grupo, no Brasil e no exterior. De acordo com Cassius Galvani, supervisor da qualidade, o programa gerou, somente em 2009, um ganho acumulado de aproximadamente R$ 2 milhões. “Isso significa R$ 184 mil a mais do que havia sido planejado para o ano inteiro. Em agosto, já superamos a meta que deveríamos atingir em dezembro”, afirmou ele. Em 2008, o ganho ficou em cerca de R$ 1,2 milhão, R$ 62 mil mais que o previsto. 

Para o supervisor, uma empresa inovadora é aquela que aprende a construir e administrar um grupo humano capaz de prever o novo, que transforma suas ideias em serviços, produtos, novos negócios e processos. O programa pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet e possibilita o cadastramento de ideias, documentos, livros e todo tipo de sugestão ou dado que contribua para a inovação. 

Desde sua implementação, já recebeu mais de quatro mil ideias – destas, 1,4 mil já foram implementadas. “A adesão ao programa está além do esperado, mas vemos oportunidades ainda maiores, principalmente com as novas unidades do grupo, que estão se adaptando a nossa cultura, fortemente ligada à inovação”, disse o Galvani. Desde março deste ano, outro programa permeia a cultura da inovação do grupo: Milhagens de Ideias. O objetivo é pontuar as iniciativas trazidas pelos colaboradores, de acordo dom os benefícios proporcionados à empresa. “As ideias são pontuadas de acordo com sua conclusão, independentemente de gerar ganhos financeiros”. 

Esse programa visa beneficiar todas as pessoas envolvidas na ideia: o autor, o analista que avaliou se ela pode ser implementada e o responsável pelo plano de ação que, segundo Galvani, muitas vezes não é o ‘dono’ da ideia. “Entre março e setembro de 2009, registramos 405 ideias, das quais 305 foram concluídas com sucesso”.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores41
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading