Grupo Fleury inova na área de saúde para melhorar atendimento de pacientes

A estrutura organizacional do grupo é composta por unidades de negócio que se relacionam de forma matricial com áreas corporativas compartilhadas.

A inovação é um dos diferenciais marcantes do Grupo Fleury. É por meio dela que são gerados e aplicados novos conhecimentos para criar e difundir melhores práticas da medicina, de atendimento e de gestão, de acordo com o presidente do grupo, Mauro Figueiredo. A cada ano, são lançados mais de cinquenta novos exames e serviços.  O PEC/CT - um exame não-invasivo e de alta precisão para áreas de Oncologia, Cardiologia e Neurologia - é um exemplo em destaque de inovação em serviços por parte do grupo. "O Fleury também foi pioneiro no emprego de uma série de novas tecnologias para expansão de serviços, como a disponibilização de resultados de exames na internet, uso de SMS para alertar sobre resultados de exames, prontuário eletrônico com histórico de resultados de exames on-line, entre outros". 

A estrutura organizacional do grupo é composta por unidades de negócio que se relacionam de forma matricial com áreas corporativas compartilhadas. As marcas de Medicina Diagnóstica estão sob gestão da Unidade de Negócio de Medicina Diagnóstica e a operação de cada marca é exclusiva, com produtos e serviços adequados para sua respectiva proposta de valor. De acordo com Figueiredo, o conjunto das marcas permite atender a diferentes segmentos de mercado em diferentes cidades. "A definição dos diferenciais das marcas está baseada no posicionamento de cada uma e refletem na oferta de seus serviços, características e benefícios. O conceito de visão de processos foi trazido com a implementação da ISO 9001 versão 2000 na empresa, inicialmente por meio do mapeamento dos processos e de suas interfaces, e, posteriormente, pela descrição integrada desses processos. Ao longo do tempo, várias iniciativas com foco na melhoria de processos foram implementadas, como o programa Lean6Sigma". 

A recente criação de uma área dedicada à análise de processos na estrutura, com pessoas voltadas a esse tema nas Unidades de Negócio, demonstra a atenção da empresa com essa questão. O presidente destacou que o gerenciamento de informação é um processo crítico e estratégico. "É por meio de uma base consistente de dados que é possível ao grupo gerar as informações que irão delinear suas ações de curto, médio e longo prazos. Cada uma das unidades de negócios e das áreas corporativas possui um conjunto definido de indicadores-chave, que são acompanhados por toda organização com peroiodicidade definida". Ele explicou que os indicadores são definidos com base no planejamento estratégico do grupo (prazo de cinco a dez anos) e com visão de curto prazo definida pelo orçamento para o exercício corrente. "Para os indicadores que mostram desempenho abaixo do esperado são estabelecidos planos de ação que visam à correção de rota e a consequente melhora de resultados".

Uma empresa com gestão altamente profissionalizada e qualificada e que respeite as melhores práticas de governança corporativa tem ampliada, sem dúvida, sua chance de sucesso em seu mercado de atuação.  Esse contexto acaba se refletindo na qualidade e na diferenciação dos serviços que são levados aos clientes. "O Fleury busca prover soluções cada vez mais completas e integradas, com excelência, humanidade e sustentabilidade para ajudá-lo na manutenção e melhoria do seu bem-estar. Além disso, o Fleury gera e dissemina conhecimento sobre saúde e qualidade de vida para o indivíduo por meio de palestras, conteúdo em site (artigos, entrevistas com médicos, podcasts), Revista Fleury Saúde em Dia e TV Fleury." A percepção da qualidade dos serviços prestados ocorre por meio das inúmeras interações diretas efetuadas, das interações indiretas através dos públicos que com esses se relacionam, como seu médico ou empregador, e principalmente pelo resultado final alcançado, que se traduz no melhor cuidado e atenção à saúde. 

Tatiana Assumpção e Luiz Pattoli

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores38
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading