Deten tem sistema que gerencia contrato com fornecedores

O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ, influencia nos procesos de relacionamento com os fornecedores e na geração de valor.

A Deten Química, de Camaçari/BA, viu na necessidade interna de alinhar a formalização de contratos à política de excelência, uma oportunidade para desenvolver um processo ‘com a cara da empresa’, como disse o coordenador de suprimentos, Thadeu Hamdan. Em 2004 nasceu o Sistema de Controle de Contrato de Fornecedores (Siscon). “As contratações eram descentralizadas, cada área emitia seu próprio contrato, o que originava ineficiência e perda da identidade da organização”, disse Hamdan. 

Segundo ele, antes da implementação do programa, não havia uma gestão eficiente e eficaz na formalização de contrato com fornecedores, por isso, os prazos para esta ação eram muito longos. “Muitas vezes os serviços terminavam sendo realizados sem contratos”. Hoje, há um procedimento no qual são diferenciados os tratamentos para os diversos tipos de solicitações. “Existem práticas estabelecidas para contratação em regime de emergência, urgência e normal, o que permite trabalharmos com ferramentas e prazos diferentes para atender à necessidade do nosso cliente interno”, explicou o coordenador.

Hamdan afirmou que o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ, influencia nos procesos de relacionamento com os fornecedores e na geração de valor. “Ele direciona as empresas para o caminho da excelência, oferecendo ferramentas de gerenciamento que garantam sua sustentabilidade socioambiental no mercado”. Para ele, perseguir empresas Classe Mundial por toda cadeia produtiva é garantir a sobrevivência da organização no mercado. “É buscar a perpetuidade por meio da melhoria contínua, visando ganho de eficiência com qualidade, sem que isso implique aumentar os custos”, afirmou .

Controle

De acordo com o coordenador, o Siscon, por meio de seus registros, realiza, monitora e rastreia todo o processo de contratação, desde a solicitação dos serviços, qualificação dos fornecedores e sua avaliação de forma contínua. “O processo de avaliação de prestadores de serviço amadureceu e hoje conta com a participação de todas as áreas envolvidas direta ou indiretamente numa determinada contratação. Por meio de 13 critérios que medem a performance comercial; a avaliação da qualidade e pontualidade do serviço; aspectos de segurança; e documentação legal, entre outros, é possível termos um resultado consistente da performance do fornecedor a cada serviço que é executado para a nós”. 

Para estimular a melhoria e a inovação nos processos de fornecimento e nos produtos adquiridos, a Deten faz parte de Empresa Ancora, no Programa de Qualificação de Fornecedores, desenvolvido conjuntamente com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia. “Este programa tem o intuito de promover a sustentabilidade dos fornecedores na Bahia”.

Nos últimos três anos a área de suprimentos da empresa negociou cerca de R$ 65 milhões/ano. “Associamos o ganho de eficiência à melhoria da performance de nossos fornecedores, refletida por meio do crescimento das notas médias nas avaliações”. Hamdan explicou que todo serviço executado tem o follow up e, a partir dele, o fornecedor pode direcionar seus esforços para aspectos mais deficientes do seu negócio. “Com esse convívio, ele tem a oportunidade de ter uma gestão mais eficaz e se tornar mais competitivo no mercado”, finalizou.

Tatiana Assumpção

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