Como a AES Eletropaulo incentiva boas práticas de gestão

Promover um ambiente de valorização e reconhecimento das ideias apresentadas é o primeiro passo para chegar as boas práticas de gestão.

Para a AES Eletropaulo, finalista do PNQ 2008, o benchmarking é uma ferramenta fundamental para o aperfeiçoamento contínuo da gestão empresarial. De acordo com Fatima Molina, da Diretoria de Planejamento e Previsão Financeira, as boas práticas são o meio para que seja revisitada a forma de fazer e provocar o Stato Quo. “Dessa forma promovemos o aprendizado organizacional, além do alinhamento com os nossos colaboradores, dos nossos objetivos e dos nossos valores”, disse ela, que participou do 17º Seminário Internacional, no dia 20 de maio.

Quais são os principais riscos sistêmicos a que a AES está exposta?
Os principais riscos sistêmicos que a AES está exposta são segmentados e classificados em quatro grupos: estratégico, financeiro, operacional e regulatório. Anualmente, no ciclo de planejamento estratégico, esses riscos são qualificados, quantificados e tratados por meio de plano de ação. O desdobramento e detalhamento ocorrem no Plano Tático-Operacional, onde estão definidas ações de contingência e/ou antecipação correlacionadas com os principais riscos identificados.


Quais são as principais práticas da AES no que se refere à sustentabilidade?
Triple Botton Line faz parte do dia-a-dia da AES e as principais práticas de sustentabilidade junto às partes interessadas vão desde nosso programa de transformação de consumidores em clientes, passando por projetos ambientais, até ações sociais específicas, focadas nas comunidades onde atuamos. Destacam-se ações destinadas a escolas, creches e hospitais que, dentre outras coisas, contribuem para complementar a formação e conscientização dos clientes, comunidade e sociedade em geral quanto às questões importantes ligadas ao consumo de energia elétrica. As Casas de Cultura e Cidadania são a base fundamental que buscam constituir-se em referências para questões da infância e adolescência na comunidade onde está inserida, por meio do eixo pedagógico baseado em arte-educação, que privilegia a autoestima, o autoconhecimento e o trabalho em grupo. 

Como incentivar boas práticas de gestão? 
O primeiro passo é promover um ambiente de valorização e reconhecimento das ideias apresentadas, assim como mecanismos sistêmicos para implementá-las. Outro ponto importante é a integração entre colaboradores, áreas e planos, garantindo o alinhamento estratégico. 

Tatiana Assumpção

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores38
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading