Coletivo Coca-Cola capacita jovens para o mercado de trabalho

Coca-Cola Brasil criou, em 2009, o Coletivo Coca-Cola com o objetivo de renovar a autoestima de jovens carentes de comunidades brasileiras.

Nos últimos anos, a busca por profissionais qualificados tem se tornado um dos maiores desafios para as organizações. A carência por mão de obra eficaz e a falta de experiência profissional já podem ser consideradas grandes entraves para a competitividade das empresas brasileiras. E, para suprir essa necessidade, muitas delas apostam em iniciativas próprias e trabalham diretamente na formação de jovens, a fim de melhorar a empregabilidade da própria companhia e do país. É o caso da Coca-Cola Brasil, que criou, em 2009, o Coletivo Coca-Cola com o objetivo de contribuir para a mudança desse cenário e renovar a autoestima de jovens carentes de comunidades brasileiras, que têm entre 15 a 25 anos.

Apresentado no painel “O desafio do desenvolvimento de profissionais para o mercado de trabalho”, no 20º Seminário Internacional em Busca da Excelência, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o projeto oferece cursos de preparação para o mercado de trabalho, empreendedorismo, design de embalagens recicladas, logística e produção.

 

Durante as aulas, que duram em média dois meses, cerca de 20 jovens de cada turma são orientados sobre questões do mercado de trabalho e do ambiente corporativo, mas o principal foco é estimular os participantes a pensarem em um plano de carreira e como estruturá-lo, além de promover a autoestima e o autoconhecimento dos participantes. Em seguida, os alunos são encaminhados para processos seletivos de grandes redes de varejo, como McDonald’s, Wallmart e a própria Coca-Cola.

 

Outro diferencial do programa é que os cursos são ministrados por ex-alunos do Coletivo Coca-Cola, que apresentaram bom desempenho e demonstraram seu potencial de liderança. De acordo com Ana Maia, responsável pela área de Desenvolvimento e Mercado da Coca-Cola, essa dinâmica permite uma aproximação entre educadores e estudantes, que vivenciam a mesma realidade social. “O fato de professores e alunos falarem a ‘mesma língua’ facilta no aprendizado dos jovens, que se sentem motivados com o caso de sucesso dos seus educadores”, explica.

 

Hoje, o programa, que começou apenas para atender grupos de São Paulo e Pernambuco, já atua em mais de 100 comunidades brasileiras. Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são alguns dos Estados que recebem o Coletivo. Entre os alunos capacitados desde 2009, mais de 7,5 mil estão inseridos no mercado de trabalho.

 

Como forma de dar andamento e ampliar a abrangência do projeto, a Coca-Cola tem como meta atender 65 mil jovens e impactar 180 comunidades até o final de 2012, além de continuar investindo no aprimoramento de sua metodologia educacional.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadoresedit69
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading