Capacitação, Reconhecimento e Segurança conquistam colaboradores da Belgo-Arcelor

Em 2006, a Belgo – Usina Grande Vitória foi reconhecida como Empresa Destaque no Critério Pessoas pela FNQ.

 

Em 1993, o Grupo Belgo adquiriu a aciaria da antiga Companhia de Ferro e Aço Vitória, que passou a se chamar Belgo-Arcelor - Usina Grande Vitória. A partir de então foi adotada na empresa uma política de valorização das pessoas como fator primordial para a busca da Excelência em Gestão.


“Na Belgo, o empregado sabe claramente o que a empresa espera dele individualmente e da sua equipe, têm espaços para apresentar sugestões de melhorias e críticas, e conta com um sistema de avaliação de desempenho que impacta diretamente no desenvolvimento da sua carreira”, garante Iran Medeiros, gerente de Administração e Finanças da organização.


Em 2006, a Belgo – Usina Grande Vitória foi reconhecida como Empresa Destaque no Critério Pessoas pela FNQ. No mesmo ano, a empresa foi a vencedora Regional do Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho. Em 2005, ela já havia chegado à etapa da visita dos avaliadores do Prêmio Nacional da Qualidade®, e em 2004 conquistou o ouro no Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), a maior premiação regional na categoria Grandes Empresas.

Capacitação 
Para capacitar seus colaboradores, por exemplo, a Belgo tem um Plano de Treinamento que é gerenciado ao longo do ano. Só em 2005, o volume de horas de treinamento por empregado foi de 199,7, com investimento de R$ 1.671,00 para cada colaborador. A empresa ainda inovou ao adotar o Sistema de Treinamento Operacional (STO), um programa de aprendizagem e-learning em que são disponibilizados, em módulos específicos, os conhecimentos necessários para os operadores exercerem suas atividades. A avaliação deste treinamento ainda é feita por meio de uma prova que utiliza o próprio STO.
Além disso, a partir de 2000 a Belgo possibilitou a conclusão do ensino fundamental e médio a toda sua força de trabalho e ainda mantém um programa de educação básica em parceria com a Fundação Brasileira da Educação (Fubrae) para os empregados das empresas prestadoras de serviços. Com isso, atualmente 95% da força de trabalho da empresa possuem pelo menos o segundo grau completo.

Reconhecimento
O Plano de Remuneração do Nível Operacional faz com que o empregado de nível técnico seja informado sobre as possibilidades de crescimento na empresa e de remuneração. Sua avaliação é feita com base em quatro itens: desempenho, capacitação, multifuncionalidade e tempo de casa. “O desempenho dos empregados é avaliado e gerenciado com o objetivo de estimulá-los na obtenção de metas de alto desempenho e no desenvolvimento profissional”, completa Iran Medeiros.
Entre os programas de reconhecimento está o Programa de Sugestões Crie, que premia, em dinheiro, as melhores idéias para solucionar problemas do dia-a-dia no trabalho. “Somente o Programa Crie, em 2006, registrou 147 idéias, sendo que 80 já foram implementadas e geraram para a empresa um retorno financeiro superior a R$ 1,5 milhão”, revela o Gerente de Administração e Finanças da Belgo.
Além do Crie, a empresa também possui os seguintes programas de reconhecimento: Prêmio Mérito Técnico-Administrativo, Prêmio Mérito Operacional, o Cedac (Diagrama de Causa e Efeito com Adição de Cartões), o Seminário Anual de Reconhecimento e o Programa SGI Nota 10.

Segurança no Trabalho
A empresa também prioriza em seu planejamento estratégico a segurança no trabalho. Em 1999, a Belgo criou o Levantamento de Aspectos e Impactos (LAI), que busca identificar, registrar e tratar todos os riscos de saúde, segurança e ergonomia. Todas essas informações ficam ainda disponíveis para todos os colaboradores por meio de um software. A empresa também possui o Programa Acidente Tolerância Zero, que teve início em maio de 2005 e contribuiu para que nos últimos dois anos a Belgo não registrasse acidentes com perda de tempo e garantisse uma taxa de gravidade zero. 

Inovação
Iran Medeiros ainda destaca os Grupos de Aprendizado como uma prática inovadora da empresa. Estes grupos são responsáveis por analisar, comparar, avaliar e padronizar as práticas de gestão e  propor melhorias e inovações. “No ano passado, os Grupos de Aprendizado participaram de 11 visitas de benchmarking e apresentaram 54 sugestões de melhorias oriundas dessas visitas e reuniões de trabalho”, comemora.
O bem-estar, a satisfação e a motivação dos colaboradores são avaliados por meio de pesquisas de clima realizadas por empresas especializadas. Em 2006, o índice de satisfação dentro da empresa chegou a 97%, um dos melhores resultados de todo o Grupo Belgo-Arcelor no Brasil. 

Conheça, abaixo, outras práticas da Belgo-Arcelor - Usina Grande Vitória presentes no Banco de Práticas do Portal FNQ:

  • CEAM
  • Integração de Novos Funcionários
  • CEDAC
  • Top de Vendas
  • Recomposição das Matas Ciliares
  • Capacitação dos Profissionais no 6 Sigma
  • Disseminação da Cultura de Excelência
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