Brasilata investe em inovação para alavancar resultados e motivar colaboradores

Atualmente, a Brasilata que atua em São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Pernambuco, opta por chamar seus 900 colaboradores de “inventores”.

Pesquisas comprovam que inovar em processos, produtos, clientes ou em outras áreas da instituição, garantem bons resultados à empresa e satisfação da força de trabalho. A Brasilata, por exemplo, fabricante de latas para armazenagem de tintas e produtos químicos, já foi reconhecida em diversos prêmios de inovação por conseguir inserir o conceito da inovação nas suas práticas. A empresa faz parte do Grupo de Estudo – Gestão da Inovação, criado neste ano pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), para debater o tema e levá-lo para dentro das organizações.

 

Atualmente, a Brasilata que atua em São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Pernambuco, opta por chamar seus 900 colaboradores de “inventores”, pois segundo Antônio Carlos Teixeira, CEO da empresa, ele são os responsáveis pelas sugestões de ideias que ajudam a estruturar os processos da organização. E para que o grupo possa sugerir essas ideias, a Brasilata desenvolve, desde 1987, o Projeto Simplificação, que funciona como sistema on-line no qual todos os “inventores” podem postar sugestões para a melhoria do seu trabalho. Os gestores, por sua vez, ficam responsáveis por analisar e posicionar o autor da ideia em até uma semana. Caso a sugestão seja aceita, ela tem o prazo de um mês para ser implantada.

 

Líder no segmento de latas de aço, a Brasilata comemorou recentemente, 25 anos do lançamento do Projeto. Além disso, atingiu a marca histórica de 1 milhão de ideias apresentadas por seus colaboradores nesse período, o que ressaltou a ação como um valioso instrumento para a melhoria do clima interno e disseminação de conhecimentos na companhia, premiando as principais iniciativas. “As ideias sugeridas pelos próprios colaboradores resultam em inovações que trazem efetivamente resultados positivos para a Brasilata” afirma Teixeira. Segundo ele, a inovação dentro das empresas só é estimulada quando os canais de comunicação, entre as equipes de operação e alta chefia, estão abertos e quando as novas ideias são respeitadas e os erros tolerados.

 

No âmbito da inovação em produtos, o Projeto Simplificação trouxe ideias que resultaram na criação de fechamentos exclusivos nas latas e baldes para produtos químicos e também na linha para produtos alimentícios. Os fechamentos Plus e Biplus, patenteados no exterior e hoje exportados para México e Itália, já renderam alguns prêmios de inovação em produtos à empresa.

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