Brasal e Itaú Private Bank enfatizam Pessoas em sua gestão

idigal e Barbosa debateram sobre recrutamento e seleção

Valorização das pessoas como parte inerente aos resultados da empresas — essa é a idéia compartilhada pela Brasal Refrigerantes, destaque no Critério Pessoas do PNQ 2007, e o Itaú Private Bank, finalista do PNQ 2007. Renato Barbosa, diretor executivo da Brasal Refrigerantes, e Fábio Vidigal, Diretor Gerente do Itaú Private Bank, debateram o tema Gestão de Pessoas em plenária do 16º Seminário Internacional Em Busca da Excelência. A atividade contou com a mediação de José Tolovi, Presidente do Great Place to Work.

O objetivo desse painel de diálogos é compreender a importância da valorização das pessoas para que elas se realizem não só profissionalmente, mas também humanamente a fim de maximizar o desempenho por meio do comprometimento, do desenvolvimento de competências e espaços de aprendizado.

Logo no início do debate, José Tolovi questiona: como as pessoas são entendidas dentro dos processos produtivos das duas organizações? “Processos nada são sem as pessoas”, responde Fabio Vidigal. “Sem a valorização das pessoas não há destaques de qualidade; sendo assim, acredito que elas são o elemento fundamental para a sustentabilidade do negócio”, completa.

Para Renato Barbosa, o entendimento das pessoas na empresa vai além da área de Recursos Humanos. “Na Brasal, cada gestor tem liberdade de criar ações de relacionamento com os seus colaboradores sem intervenção do RH ou da diretoria”, afirma.

Vidigal e Barbosa debateram também sobre recrutamento e seleção. Em ambos os casos os colaboradores têm a possibilidade de concorrer a cargos mais altos, e aqueles que vêm de fora passam por um programa de integração e treinamento. A diferença entre ambos é que, segundo o executivo do Itaú Private Bank, a rotatividade na empresa é menor, pois trata-se de uma unidade de negócio que exige pessoas altamente especializadas, já que lidam com uma parcela restrita de clientes com possibilidade de investimentos acima de dois milhões de reais.

Barbosa apontou também que, por conta das especializações, está cada vez mais difícil contratar pessoas para trabalhar no chão da fábrica. Por isso, a Brasal criou um programa de treinamento específico, que atualmente atrai empresas interessadas em contratar essa mão de obra qualificada. “Hoje somos formadores e fornecedores de mão-de-obra”, explica.

Quando o assunto é como essas organizações inspiram e recompensam seus colaboradores, ambas as empresas dizem ser por meio de bonificação e reconhecimento. “Lidamos com pessoas talentosas que trabalham para entregar soluções de longo prazo aos nossos clientes; por isso, é preciso que tenham as suas metas bem definidas. A recompensa deve combinar bonificação financeira e reconhecimento público”, afirma o executivo do Itaú Private Bank.

“As empresas precisam rever a visão imediatista e mercantilista das metas. As metas devem ser estabelecidas a longo prazo, e as pessoas devem se sentir envolvidas nesse processo de planejamento estratégico”, afirma o executivo da Brasal Refrigerantes. E completa: “a recompensa vem depois, não só em dinheiro, mas em reconhecimento profissional e individual”.

Na Brasal, a participação nos processos envolve todos os níveis de colaboradores. O programa Incentivando Boas Idéias abre espaço para propostas que são avaliadas por um comitê e, caso seja implementada, o colaborador recebe um bônus no final do mês. “Muitas decisões que tomamos são frutos das sugestões dos colaboradores que ouvimos”, conta Barbosa.

Para que a organização tenha bons resultados, Vidigal chama atenção para a importância da valorização das pessoas. “Procurem entender o outro como ser humano e não como máquina para que ele se sinta pertencente àquilo que está fazendo”, finaliza.

“As pessoas são a chave para o sucesso da organização, e a percepção do indivíduo se traduz no termômetro do clima organizacional”, conlui Tolovi ao final do debate.

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