As pessoas da Redecard são o diferencial competitivo da empresa

De acordo com o diretor da empresa, liderança é aquela que move as pessoas e faz com elas cresçam na vida pessoal, além da profissional

A Redecard, empresa que faz captura e transmissão das transações com cartões de crédito e débito tem seu modelo de gestão voltado fortemente para os colaboradores. É uma organização que, segundo Irélio Frigo, diretor executivo de Recursos Humanos, tem uma grande preocupação em desenvolver lideranças entre seus 850 colaboradores. “Um dos papéis principais da liderança é transmitir conhecimento”, disse ele. 

De acordo com o diretor, liderança é aquela que move as pessoas e faz com elas cresçam na vida pessoal, além da profissional. “A liderança está para ensinar, para servir. Líder não é o todo poderoso, o soberano. É aquele que por suas atitudes e conhecimentos é um exemplo a ser seguido.” Desenvolver líderes não é uma tarefa fácil. De acordo com Frigo existem alguns desafios que as lideranças do século 21 têm de enfrentar, como transmitir credibilidade, envolver as pessoas e indicar caminhos.

Para o diretor, criar um bom astral na organização também são barreiras que devem ser rompidas pelos líderes atuais. “Eles têm de assegurar que as coisas são possíveis quando a gente quer. O líder tem de envolver todos em torno de uma causa.” 

Negócios

A Redecard credencia e promove o relacionamento com os estabelecimentos comerciais, além de ser parceira de negócios de bancos e diversos segmentos do varejo. Desenvolvedora de tecnologia de ponta, a empresa cuida também da instalação e manutenção de uma rede eletrônica que oferece rapidez e segurança na captura das mais de 1,5 bilhão de transações realizadas por ano. A Redecard opera com uma rede de mais de um milhão de estabelecimentos credenciados e está presente em 100% do território nacional. 

Frigo credita o bom desempenho da empresa à busca por pessoas que ‘façam a diferença’. “As pessoas são o nosso diferencial competitivo. Investimos em políticas firmes de retenção de talentos”, afirmou ele. Mas o executivo sabe que perder gente boa também faz parte do jogo.

“O que não podemos é esquecer de conhecer as necessidades de melhoria da equipe, deixando claras as metas e o que é esperado de cada colaborador. Desempenhos insatisfatórios tolerados por um longo tempo viram motivo de desestímulo. Agir com coerência faz parte das boas empresas.”

Recursos Humanos

Frigo destacou que o papel do RH na Redecard vai muito além de recrutamento, seleção, benefícios e folha de pagamento. Segundo ele, a área hoje percorre uma via de mão dupla. “O RH deve maximizar a performance das pessoas para  garantir a competitividade da empresa e agregar valor aos acionistas e clientes. E isso acontece por meio da satisfação e motivação dos seus funcionários.” 

Ou seja, funcionários satisfeitos e motivados tendem a desenvolver melhor suas funções e isso reflete no sucesso dos negócios. Uma das ferramentas usadas pelo RH para capacitar seus colaboradores é o programa Trilhas de Desenvolvimento, uma espécie de plano de carreiras. “Ele visa indicar os caminhos que os profissionais devem percorrer para chegar a um patamar mais alto”, explicou. “Mas as pessoas têm de ter consciência de que são responsáveis pelo seu próprio desenvolvimento.”

O programa é recente, começou no segundo semestre de 2008 e é uma continuidade das ações que compõem no novo modelo de gestão da empresa, que começou a ser revisto em 2005. “Vamos envolver todas as pessoas nesse programa, pois aquele que não é um gestor hoje possivelmente será um líder no futuro”, afirmou o executivo. “Nós mostramos o caminho e damos as ferramentas, mas a decisão de trilhar ou não este rumo é individual. O programa é voluntário, quem achar que está feliz e realizado na sua posição e não quiser participar, não participa”, finalizou ele.

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