Aos 56 anos, Yázigi Internexus mostra porque foi eleita a melhor franquia do Brasil

A rede é uma das empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, que foi lançado oficialmente na última edição da Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social da entidade.

Há cerca de um ano, a rede de ensino de idiomas Yázigi Internexus, primeira escola de idiomas do Brasil, colocou no ar uma campanha protagonizada por três personagens jovens, com espinhas no rosto, aparelho nos dentes e comportamento de adolescentes globalizados. Foi a primeira vez em 56 anos de existência que a empresa ousou falar diretamente com o público jovem, seu público-alvo. Foi também uma das primeiras iniciativas de Alexandre Gambirasio Silva, ao assumir a presidência do Yázigi.

Com um trabalho de pesquisa desenvolvido lado a lado com a agência McCann Erickson, o Yázigi concluiu que suas campanhas eram formais demais, refletiam uma imagem positiva de tradição, porém não focavam no principal público da escola. “Reformulamos nossa linha de comunicação com o mercado para algo mais fun, e o resultado é que temos conseguido atrair melhor o jovem”, comemora o diretor-presidente.

Números e prêmios comprovam: a meta firmada no ano passado de abertura de mais 30 novas unidades até o final de 2006 está prestes a ser cumprida; a rede foi eleita a melhor Franquia do Brasil em 2006 em premiação concedida pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceira com a FGV. É preciso dimensionar aqui a importância de ser a melhor franquia do Brasil, um setor responsável por 6% do PIB nacional e que movimenta anualmente R$ 35 milhões. 

O Yázigi planejou sua expansão em novos mercados com muito cuidado. Nessa empreitada, outra área desgastada da empresa teve especial atenção: a de relacionamento com os franqueados. Ao adotar medidas de aproximação, renegociar dívidas, editar normas para os inadimplentes e fechar unidades irrecuperáveis, a rede viu os índices de confiabilidade entre franqueados e franqueador subir a níveis altíssimos. “Passamos a usar todos nossos canais de interação com o franqueado, que são 360 espalhados em todo o Brasil, da forma mais dinâmica possível. Em cada telefonema, em cada encontro regional que promovemos regularmente, passamos a ter uma postura de escutar o franqueado, o que não significa fazer necessariamente o que ele quer, mas entender suas necessidade e discutir em bases sólidas se aquilo é efetivamente melhor ou não para a franquia”, conta Alexandre Silva. 

Uma das necessidades detectadas foi reforçar os programas de operação da franquia. Para verificar o cumprimento dos padrões da escola nas áreas de pedagogia, logística e gerenciamento, todos os franqueados passam por capacitação sobre o modelo de gestão Yázigi. Alexandre Silva busca agora firmar parcerias com instituições de ensino para melhorar cada vez mais o nível gerencial de seus franqueados. “Nosso franqueado tem liberdade de atuação, por isso a preocupação na sua capacitação gerencial. Agora estamos buscando estabelecer vínculos que permitam recolher informações de potenciais oportunidades e ameaças apresentadas em cada ponto”, explica o diretor-presidente.

O gerente operacional para novas franquias da rede, Marcos Pereira, completa: "Nos aspectos pedagógico e mercadológico o Yázigi se posiciona de forma única - gestão descentralizada - que permite que cada franqueado mostre sua força na região em que atua. Isso faz com que a participação do franqueado Yázigi faça toda a diferença para o negócio como um todo", explica. 

Parte da estratégia de expansão da rede nos últimos dois anos concentra-se na participação em feiras e eventos de franquia. Entre os dias 7 e 10 de julho, o Yázigi esteve na Franchising Expo 2006 com o objetivo de apresentar ao mercado e aos interessados em adquirir uma franquia à força da marca. A presença no evento trouxe resultados concretos ao expor as várias faces e diferenciais do negócio Yázigi, que hoje possui um faturamento anual de R$ 160 milhões e emprega cerca de 3,5 mil funcionários.

A força propulsora que move a empresa na busca por oportunidades de expansão também tem seu lado social. É através de suas franquias que o Yázigi consegue pôr em prática uma cultura que cultiva há anos: a da responsabilidade sócio-empresarial. “O Yázigi tem a preocupação de ser não só uma instituição de idiomas, mas também, uma instituição de educação que procura passar valores para as pessoas”, revela o diretor-presidente. 

A rede vem há anos formatando projetos sociais e convencendo seus franqueados a adotá-los. Entre os programas mais relevantes, Alexandre Silva destaca o "Cidadãos do Mundo - Inglês para a Comunidade", que visa dar ensino gratuito de inglês com professores voluntários para cerca de três mil pessoas. O projeto figura há dois anos no ranking Guia da Boa Cidadania Corporativa da Revista Exame e seu sucesso impulsionou a empresa a atuar em outros campos além do ensino de línguas. 

A rede é uma das empresas signatárias do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, proposto pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e que foi lançado oficialmente na última edição da Conferência Internacional Empresas e Responsabilidade Social da entidade. Como parte do projeto, o Yázigi lançou nesse mês, em parceria com o Ethos e a Fiesp, o Guia A Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral

“São 7.500 cartilhas que visam incentivar as escolas a realizarem movimentos locais com a participação de pais, alunos, colaboradores, amigos. A idéia é fazer com que eles tragam à escola prefeitos, secretários de educação, para discutir o tema”, explica o diretor. “Nosso trabalho é de conscientizar as pessoas sobre o que é um processo eleitoral para que assim ele ocorra de forma legitima”, completa.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores10
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading