AES Brasil investe em sustentabilidade para garantir perenidade no negócio

A AES Brasil decidiu, em 2010, começar a estruturação de um plano com ações sustentáveis mais amplas e menos pontuais, e que pudessem nortear as decisões do grupo e auxiliar no crescimento da empresa.

Cada vez mais, a sustentabilidade vem ganhando espaço no dia a dia das organizações brasileiras e, por consequência, impactando os negócios. Pensando nisso, o grupo AES Brasil desenvolveu um planejamento estratégico sustentável para os próximos cinco anos, como forma de criar soluções sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental para a companhia.

Uma das maiores geradoras e distribuidoras de energia elétrica do Brasil, a AES Brasil decidiu, em 2010, começar a estruturação de um plano com ações sustentáveis mais amplas e menos pontuais, e que pudessem nortear as decisões do grupo e auxiliar no crescimento da empresa. “Grande parte dos desafios enfrentados no dia a dia tinham por base questões que apontavam para os diversos aspectos da sustentabilidade. Por isso, foi necessário incorporá-las ao planejamento estratégico”, conta o diretor de planejamento da AES Brasil, Gustavo Pimenta. As metas de sustentabilidade se materializaram em 38 compromissos que abordam diferentes temas, tais como meio ambiente, crescimento, relacionamento com públicos de interesse, segurança e inovação. 

Mas, para que essa plataforma sustentável fosse internalizada nas quatro empresas do grupo (AES Eletropaulo, AES Sul, AES Tietê e AES Uruguaiana), a organização enfrentou alguns desafios, principalmente para alinhar e compartilhar o plano com todos seus colaboradores. Segundo Pimenta, as pessoas precisavam entender que a sustentabilidade é parte do negócio e tem que ser incorporada ao planejamento da companhia.

Como forma de disseminar o planejamento para todos os colaboradores, o grupo AES Brasil realizou um evento de lançamento do plano, que contou com a presença de cerca de 450 lideranças, e uma sessão interativa com a participação de mais de 7 mil colaboradores. Para dar continuidade a esse processo, a organização vem desenvolvendo um treinamento com o Mapa da Aprendizagem, um jogo que permite aos funcionários vivenciar quatro pontos importantes para o sucesso da companhia: o modelo de negócio, as ambições e estratégias, as escolhas contidas nos temas de sustentabilidade e a cultura e valores.

A AES Brasil promove ainda o programa “Pé na Estrada”, em que o presidente e a alta direção disseminam o planejamento por meio de um diálogo direto com todos os funcionários. Outra prática adotada são os “Fóruns de Performance”, que buscam monitorar mensalmente a execução dos compromissos assumidos no planejamento estratégico sustentável. Fora isso, a organização utiliza ferramentas de alinhamentos com todas as empresas do grupo, tais como a metodologia do Balanced Scorecard (BSC) e os mapas estratégicos, com objetivos e indicadores vinculados aos compromissos do plano. 

Após cinco meses de implantação, o planejamento apresenta resultados expressivos para a AES Brasil, como os avanços na modernização e automação da rede elétrica. Além disso, de acordo com Pimenta, o planejamento já pode ser entendido como um elemento que busca soluções efetivas para a empresa. “Hoje em dia, uma organização não alcança a perenidade em longo prazo sem um planejamento estratégico bem estruturado. É ele que nos ajuda a evidenciar os objetivos e missão do grupo”, conclui.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores65
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading