Traga as lições do carnaval para o mundo corporativo

Jairo Martins, superintendente-geral da Fundação Nacional da Qualidade

O carnaval está chegando e, por ser um dos feriados mais esperados do Brasil, movimentará milhões de pessoas nas estradas, nos aeroportos e nos desfiles por todo o País. Mesmo sendo um período de festas e folia, é inevitável tirar alguns ensinamentos de gestão, sejam das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo ou dos blocos de frevo do Recife, sejam provenientes de planejamentos de viagens com amigos e familiares.

Não é de hoje que as escolas de samba e os blocos de frevo são considerados verdadeiros exemplos de organização, afinal, para conseguir um desfile de tamanha grandeza, é exigido um alto grau de gerenciamento e estruturação. Durante o ano todo, é possível ver a integração das pessoas da comunidade e muita motivação individual. O alegre espetáculo que vemos nas avenidas é fruto de muito trabalho, identificação, competência e disciplina de todos, em busca de uma causa: ganhar o prêmio para sua agremiação.

A missão é clara e o engajamento, generalizado. A ala de baianas das escolas de samba, por exemplo, conta com mulheres que desfilam todos os anos com roupas pesadíssimas e em sincronia. A visão sistêmica das demais alas também é fundamental para o sucesso, com cada participante entendendo sua função durante a apresentação, para que os meses de treino e esforço conjuntos permitam alcançar o resultado desejado. Por fim, criatividade, inovação e ousadia são marcas presentes nas escolas vencedoras a cada ano.

Nas MPE não é diferente. Para se obter nota 10 em todos os quesitos da gestão, os colaboradores têm de estar alinhados ao perfil da empresa, com similaridades entre si, pois juntar pessoas com afinidade de interesses é muito mais produtivo, divertido e prazeroso.

O exemplo das escolas de samba e dos blocos de frevo serve para a vida e pode ser aplicado em qualquer organização, pois colaboradores que realizam atividades por paixão, ou causa, e não apenas pelo salário tendem a ser mais produtivos. Ou seja, contrate e valorize quem se identifica com a missão de sua empresa. Sem contar que pessoas apaixonadas trabalham além de suas obrigações.

Assim como no carnaval, as organizações também devem estimular a inovação para que todos possam ter novos desafios, superar-se e adquirir novas competências e conhecimentos. Promover esse dinamismo acaba servindo até para revelar e reter talentos.

O que devemos fazer é transformar a organização em um grande campo de valores, permitindo às pessoas evoluírem com aprendizado e transformação. Muitas ideias e práticas devem ser avaliadas para um começo imediato.

Aproveite o clima do carnaval e analise como o conhecimento, que é base para qualquer organização, pode ser passado para os colaboradores, com um acesso rápido e direto, para que todos conheçam bem seu papel no todo. Então, mãos à obra e divirtam-se! 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading