As pessoas definem o futuro de uma empresa

Um verdadeiro líder é focado nos resultados que devem ser atingidos, e ele sai em busca do conhecimento onde quer que esteja.

 

Vamos supor que a sua empresa tenha um lucro menor que o desejado.  Você então pergunta: "Por que não temos um lucro maior?". Eu lhe respondo o óbvio: "Porque as pessoas de sua empresa não sabem o que fazer para conseguir isso! A resposta é sempre esta: falta saber. Conhecimento. Resultado empresarial é uma questão de conhecimento aplicado. Quanto mais conhecimento aplicado, mais resultados. É obvio que existe um fator acima desse: liderança. Se não houver liderança, esqueça o resto, pois é a liderança que faz acontecer. Mas, supondo que haja liderança, então a questão do aporte de conhecimento que se possa utilizar.

 

Existem várias formas de aporte de conhecimento nas empresas. Desde logo é importante distinguir entre conhecimento explícito, que é o que pode ser transmitido para pessoas dentro de uma sala de aula (dois mais dois é igual a quatro), e conhecimento tácito, que só é possível transmitir pela prática (como andar de bicicleta). Precisamos dos dois tipos para transformar conhecimento em resultados. Dentro das empresas, joga-se um monte de dinheiro fora ao se pensar que somente o conhecimento explícito é suficiente para obter resultados. As pessoas voltam dos cursos, colocam aquele maravilhoso material didático na prateleira e passam a fazer exatamente o que faziam antes. Existe um abismo entre o conhecimento explícito e a utilização do conhecimento para obter resultados. Para obter resultados é necessário desafiar as pessoas com metas, dar o treinamento explícito necessário e depois pegar na sua mão e fazer junto com elas (tácito) até que a meta seja alcançada. Geralmente, as empresas de consultoria vendem esse tipo de serviço. Elas entregam o explícito e o tácito.

 

O papel da liderança é muito importante nesse processo, e é por isso que alguns líderes sobressaem em certas situações. Um verdadeiro líder é focado nos resultados que devem ser atingidos, e ele sai em busca do conhecimento onde quer que esteja: livros, artigos, outras empresas, consultorias etc.  O conhecimento deve ser buscado constantemente. Esse é o trabalho principal do líder!

 

Na profissão de consultor, temos contato com vários tipos de executivos, uns que são verdadeiros líderes, e outros que ali estão por um acidente de percurso e que são entraves ao rápido desenvolvimento da empresa. Deparamos freqüentemente com executivos que pensam que as pessoas da empresa sempre podem fazer tudo sozinhas. Ora, se isso é verdade, então a empresa já deveria ser o benchmark do setor. Abraham H. Maslow, em sua obra prima Motivation and Personality, já dizia que essas pessoas são assim desde o berço e por algum motivo desconhecido são naturalmente inseguras e voltadas para si. Segundo Maslow, não há nada a fazer para modificar pessoas assim, é só não deixá-las em posições estratégicas, pois podem ser uma trava ao desenvolvimento da empresa.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores21
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading