Sistema educacional precisa reformular diretrizes para atender demandas do mercado atual

A FNQ em Revista conversou com o educador, escritor e consultor do governo britânico, Richard Gerver.

 

As constantes mudanças socioeconômicas e ambientais têm impactado o mundo dos negócios, o mercado de trabalho e a competitividade das organizações. Esse cenário é, em grande parte, reflexo de um modelo de educação pouco eficaz para a realidade da sociedade atual. Diante desses fatos, surgem inúmeras discussões sobre a importância de reformular o sistema educacional. Como começar esse processo? Quem devem ser os principais agentes de transformação? E o que precisa ser feito para garantir o futuro e o sucesso das próximas gerações?

Para responder essas e outras questões, a FNQ em Revista conversou com o educador, escritor e consultor do governo britânico, Richard Gerver, que fará uma palestra sobre “A Nova Era da Educação” no 20º Seminário Internacional em Busca da Excelência, promovido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), nos dias 14 e 15 de agosto, em São Paulo.

Confira abaixo os principais trechos da entrevista, concedida com exclusividade para a FNQ.

Por que o sistema educacional atual não tem acompanhado as mudanças socioeconômicas e ambientais ao longo dos anos?

A intervenção política na educação foca em resultados a curto prazo quando, na verdade, a educação necessita de um processo a longo prazo, o que significa dizer que ela deveria ser uma jornada por toda a vida. Esse imediatismo foca em resultados pouco fundamentados, ao invés de uma profunda visão ancorada nas necessidades de mudança das pessoas e do mundo, na qual elas estão inseridas.

Quais são os gargalos do modelo educacional atual que impedem o desenvolvimento da economia global?

O sistema de educação tradicional é projetado para funcionar em um ambiente industrial, que promove resultados eficientes e fixos. Consequentemente, nós não estamos focados o suficiente no desenvolvimento das competências transversais, que são a moeda forte de uma economia moderna e próspera.

Hoje em dia, quais são os desafios da educação?

A educação precisa ser mais desenvolvida, e nós precisamos dar maior ênfase à pesquisa de ações e ao desenvolvimento profissional eficaz. Mais importante ainda é a necessidade de criar um ambiente de colaboração, em que todos os membros da sociedade tenham uma responsabilidade mais ativa e acadêmica para a educação das futuras gerações.

Qual é o impacto da educação no desenvolvimento global da economia?

A forma que educamos nossas crianças dita nossa capacidade para o crescimento futuro em um mercado global aquecido. Os melhores e mais bem-sucedidos sistemas de educação estão muito mais focados na preparação das crianças para o futuro, ao invés de relembrar algumas visões teóricas do passado. Até mesmo a China começou a avaliar que o sistema tradicional precisa ser modificado, já que eles pretendem intensificar sua inovação e seu crescimento.

Qual é o papel das empresas na formação de novos líderes?

Todas as organizações devem ser abertas à comunicação e oportunidades para seus colaboradores. Frequentemente, as hierarquias tradicionais de gestão suprimem o desenvolvimento individual de seus colaboradores. Sendo assim, precisamos trabalhar mais para abrir caminhos para a formação de novos líderes e lembrar que o papel de grandes líderes é o de atender as pessoas que trabalham com eles e para eles, por meio da identificação e desenvolvimento de talentos e potencial humano.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores67
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading