Sebrae comemora 40 anos auxiliando na gestão das micro e pequenas empresas

Aproveitando a comemoração dos 40 anos do Sebrae em 2012, a FNQ em Revista conversou com Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico da instituição, para saber o futuro das MPEs, o novo perfil do empreendedor brasileiro, e a contribuição do Sebrae para empresas de todo o território nacional.

 

Boa parte da economia brasileira é formada pelas Micro e Pequenas Empresas. Segundo o Dieese, 52% da mão de obra do país advêm de organizações de pequeno porte, e 99% das empresas instaladas no Brasil são MPEs. Diante desse número expressivo, é fundamental o suporte oferecido por algumas instituições que acreditam no fortalecimento do setor. O Sebrae, por exemplo, é uma instituição que trabalha para a solidificação das pequenas empresas na economia nacional. Realizador de prêmios e atividades que incentivam a competitividade das pequenas empresas, a instituição, há 7 anos, se tornou parceira da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), afim de difundir a qualidade na gestão das micro e pequenas empresas brasileras. Como forma de materializar esse projeto, elas realizam, entre outros atividades, o MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas.

 

Aproveitando a comemoração dos 40 anos do Sebrae em 2012, a FNQ em Revista conversou com Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico da instituição, para saber o futuro das MPEs, o novo perfil do empreendedor brasileiro, e a contribuição do Sebrae para empresas de todo o território nacional.

 

 

Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

 

 

De que forma o SEBRAE tem contribuído para o fortalecimento das MPEs nos últimos 40 anos?

 

São diversas as ações que contribuíram para o fortalecimento dos pequenos negócios ao longo dos 40 anos. O Sebrae se empenhou pela criação do Simples Nacional – sistema que simplifica o pagamento de impostos e dá tratamento diferenciado às MPE – e da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, sancionada em 2006. A instituição deu origem ao Fundo de Aval, que facilita o acesso ao crédito, inovações e incor¬porações de tecnologia. Diversos eventos são promovidos para o surgimento de novas empresas. Algumas ferramentas disponibilizadas aos empreendedores, como os programas Qualidade Total para MPE, Inician-do um Pequeno Grande Negócio (IPGN), Empretec e Desafio Sebrae, dinamizam o ambiente empresarial.

 

O que as MPEs precisam fazer nos próximos anos para contribuir, ainda mais, para o crescimento econômico do país? Qual é a função do Sebrae nesta estratégia?

Não se pode traçar metas ao segmento de micro e pequenas empresas porque empreender depende da vontade dos empresários e da confiança deles no futuro. O Sebrae traça metas de atuação para a própria instituição, conforme consta no Plano Plurianual (PPA 2013-2016), como aumentar a taxa de micro e pequenas empresas (MPE) atendidas, ampliar a taxa de sobrevivência das MPE e contribuir para que haja maior número de municípios com a Lei Geral implementada, por exemplo.

 

O perfil do empreendedor brasileiro mudou nos últimos 40 anos, quais foram essas mudanças e qual o perfil dele atualmente?

O perfil do empreendedor acompanhou a evolução da população e da sociedade brasileira. A participação de mulheres aumentou de 29% para 31% em 2011, de acordo com a PNAD – IBGE. A idade média de novos empresários com 40 anos ou mais passaram de 54% em 2001 para 61% em 2011. Os empreendedores, em 2011, se mostraram mais preparados e interessados em investir em planejamento, em função do aumento da oferta de serviços e maior busca por capacitação, embora ainda haja muito a melhorar. Também houve melhora na motivação para abrir um negócio: em 2002, a cada um que empreendia por necessidade, 0,77 o fazia por oportunidade. Atualmente, essa relação melhorou e, a cada um por necessidade, 2,24 empreendem por enxergarem uma boa oportunidade para abrir um negócio.

 

De que forma o SEBRAE consegue desenvolver ações em todos os estados do Brasil? O que contribui para a capilaridade da organização?

O Sistema Sebrae possui uma rede de atendimento própria com 600 pontos de atendimento espalhado em todo Brasil. Também disponibiliza uma central de atendimento telefônico, e conta com o Programa Negócio a Negócio, que atende o empresário no local de seu empreendimento. A instituição conta com Agentes de Orientação Empresarial (AOE) e Agentes Locais de Inovação (ALI) que ajudam as empresas a acessarem os principais programas oferecidos, como SebraeMais e Sebraetec, por exemplo.

 

Qual a estratégia de atuação da parceria entre a FNQ e o SEBRAE? Quais são os projetos desenvolvidos em conjunto?

O foco da parceria entre Sebrae e FNQ é a difusão da qualidade na gestão das micro e pequenas empresas no Brasil. É preciso engajar os pequenos negócios nessa causa por serem peça fundamental para que o país atinja o grau esperado de competitividade. A principal ação da parceria é a realização do Prêmio MPE Brasil, iniciativa que busca estimular a gestão da qualidade nos pequenos negócios, além de difundir boas práticas identificadas durante o processo de avaliação das empresas concorrentes. A realização de diagnóstico detalhado de qualidade da gestão e a entrega de relatório com oportunidades de melhoria são o diferencial que contribui para o desenvolvimento e maior competitividade dessas empresas, objetivo maior da premiação.

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