Sabesp Norte moderniza atendimento ao cliente e consegue 78% de satisfação

O superintendente da Unidade de Negócio Norte da Sabesp, José Julio Pereira Fernandes, comenta as práticas adotadas pela empresa para otimizar a gestão com clientes

 

Reconhecida como Destaque no Critério Clientes no PNQ 2009, a Unidade de Negócio Norte da Sabesp (MN) vem superando desafios e alcançando resultados significativos na sua gestão, desde a implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), em 2001. Agilidade e qualidade do atendimento, aumento dos postos de trabalho e crescimento do índice de solução de problemas estão entre as melhorias obtidas pela empresa, que hoje se caracteriza exclusivamente como prestadora de serviços da região Norte da capital paulista e 13 municípios do Estado de São Paulo.

 

Em entrevista concedida para a FNQ em Revista, o superintendente da Unidade de Negócio Norte da Sabesp, José Julio Pereira Fernandes, comenta as práticas adotadas pela empresa para otimizar a gestão com clientes, os resultados obtidos e os próximos passos a fim de alcançar a Excelência da Gestão.

 

O que a adoção do MEG mudou na gestão da empresa?

Já posso dizer que a Sabesp Norte possui um programa de gestão bem sucedido, uma vez que os fundamentos propostos pelo MEG já estão incorporados à prática da empresa, assim como ao processo de melhoria contínua. Uma das principais ações foi a identificação de nossos gargalos e a reorganização de nossos processos, principalmente em relação ao atendimento aos clientes. Atualmente, a prioridade da empresa é atender o cliente com total qualidade, identificando suas necessidades e propondo soluções inovadoras. Hoje, a Sabesp Norte recebe de 20 a 25 mil ligações por ano e atende presencialmente cerca de 75 mil consumidores por ano. Aperfeiçoar a qualidade desse atendimento só foi possível graças à implantação de melhores práticas de gestão.

 

Qual era o cenário da empresa antes da implantação do MEG?

Antigamente, os consumidores demoravam de 2 a 3 horas na fila das agências e apenas 10% tinham seus problemas resolvidos. Sem contar os atendimentos na rua, que levavam meses para serem solucionados. Os índices de atendimento de água e coleta de esgoto eram baixíssimos, logo só recebíamos reclamações e reivindicações.

 

Que práticas foram adotadas pela Sabesp Norte para melhorar o atendimento?

Otimizamos os processos e aumentamos em 50% os postos de atendimento. Além disso, criamos novos meios de comunicação com os clientes, como a agência virtual, que soluciona os problemas por meio da página da empresa na internet, e a agência móvel, que vai até a comunidade para atender as necessidades. Existe ainda um canal de atendimento gratuito via telefone e as reuniões periódicas que a Sabesp Norte promove com a comunidade, a fim de ouvir suas demandas.

 

E que resultados foram obtidos com essas mudanças?

Hoje 95% das pessoas que entram nas agências saem com seu problema resolvido. Sem contar que o atendimento leva, no máximo, 20 minutos. Os atendimentos na rua também foram agilizados e agora acontecem entre dois e três dias. Assim, conseguimos oferecer um serviço mais qualificado, rápido e eficiente. Prova disso, é o índice de satisfação dos clientes de 78%, identificado a partir de uma pesquisa anual de satisfação implantada pela Sabesp Norte.

 

A aprovação dos clientes e a adoção do MEG trouxeram retorno financeiro?

Ainda não conseguimos quantificar esse retorno. Mas, sem dúvida, as melhorias da gestão trouxeram uma grande redução de custos para a Sabesp Norte, uma vez que quanto menos pessoas vão à agência, menor as despesas da empresa.

 

Quais os desafios da Sabesp Norte daqui para frente?

Passada esta etapa de reorganização da gestão com clientes, buscamos agora a melhoria contínua, rumo à Excelência da Gestão da empresa como um todo. Nossos desafios serão cada vez maiores, mas, com as ferramentas oferecidas pela FNQ, conseguiremos unir esforços em prol desse objetivo maior.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores48
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading