Mulheres empreendedoras superam desafios

Conheça a história de três mulheres premiadas com o troféu ouro no Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

A FNQ e o SEBRAE reconheram, no dia 25/02, as mulheres que mais se destacaram em seus relatos de empreendedorismo nas três categorias elegíveis do Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios, que celebrou dez anos nesta edição.
 
A FNQ conversou com três empresárias, ganhadoras do troféu ouro: a empresária Regina Célia de Oliveira, de Vila Velha (ES) foi reconhecida na categoria Microempreendedora Individual; a pescadora Maria de Fátima Mota Barbosa, de Camalaú (PB), reconhecida na categoria Produtora Rural; e a empresária Rosângela de Melo, de Pontegi (RN), reconhecida na categoria Pequenos Negócios. 
 
Além das histórias de superação presentes nos relatos das mulheres premiadas, as empresárias brasileiras têm se destacado pela maneira como conduzem seus negócios. Abertas à inovação, elas utilizam características femininas no dia a dia e conseguem alavancar seus negócios, tornando-os bem-sucedidos.
 
Veja a entrevista completa:
 
Qual o ramo da sua empresa e o que ela faz? 
 
Maria de Fátima Barbosa - Eu trabalho em uma colônia de pescadores e conduzo um grupo chamado “Agripesca” que fica na fica na cidade de Camalaú, no interior da Paraíba (PB). Nosso produto principal é a Traíra desfiada.
 
Regina Célia de Oliveira - Na “Sabão Lele”, fazemos a coleta de resíduos que são três: garrafa pet, caixa de leite longa vida e a gordura saturada. E com esse material, nós fabricamos um sabão em três formatos diferentes, líquido, barra e pasta. 
 
Rosângela de Melo - Na “Produtos Regionais” os produtos têm um toque artesanal que os concorrentes fabricados em escala não têm. Fabricamos diversos biscoitos e estamos no bairro Potengi, zona Norte de Natal.
 
Qual a importância de ser reconhecida com o Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios?
 
Maria de Fátima Barbosa - A importância maior é o incentivo para os produtores rurais. O reconhecimento vai fazer com que o trabalho seja mais divulgado e naturalmente aumentar a procura.  
 
Regina Célia de Oliveira - Foi bom para mostrar a conscientização ambiental, no direcionamento correto de resíduos e também para o crescimento do meu próprio negócio, que vai repercutir e incentivar outras mulheres a administrarem sua casa e também serem empreendedoras. Muitas mulheres são mães e é uma forma de incentivar a questão do empreendedorismo feminino. É possível as mulheres estarem em casa, trabalhando e cuidando dos seus filhos.
 
Rosângela de Melo – É uma grande satisfação ter este reconhecimento no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, fiquei muito feliz. Este Prêmio é o resultado de 14 anos de muito trabalho, dedicação e compromisso com o consumidor. 
 
 
O que deve mudar após o reconhecimento?
 
Maria de Fátima Barbosa - Vai facilitar o nosso trabalho, para pleitearmos as moradias que estamos buscando para os pescadores e também conseguir um local próprio para o trabalho das mulheres, tanto de pesca como de artesanato ligado à pesca. Precisamos ter um centro para elaborar os projetos e obter recursos já que não possuímos local próprio. 
 
Regina Célia de Oliveira - Pode mudar a questão do crescimento profissional da minha empresa, estou precisando de um galpão que a vigilância sanitária está me exigindo. Também pode melhorar as vendas dos produtos e também da conscientização ambiental, do correto tratamento dos resíduos.   
 
Rosângela de Melo – Este reconhecimento significa que estou no caminho certo e me incentiva a querer continuar investindo em novas tecnologias e trazendo coisas novas. Essa Premiação só é entregue a empresas que têm responsabilidade no que faz e respeito com o consumidor, por isso fico realmente confiante. 
 
Quais são os diferenciais da sua gestão?
 
Maria de Fátima Barbosa - O diferencial do trabalho é o fato dele ser artesanal e único na região. É um trabalho inédito. Deu para oportunidades para o consumo do peixe traíra, melhoramos a venda para o pescador, consequência da exigência do consumidor. Aumentou a credibilidade da mulher na pesca e deu oportunidade de vida a todos. 
 
 
Regina Célia de Oliveira – Fui incentivada a fazer um plano de negócios e também as palestras que assisti no SEBRAE me ajudaram e deram suporte dos caminhos que tenho de seguir. Agora pretendo pleitear uma embalagem que seja reciclável. 
 
Rosângela de Melo – Acho que nosso maior diferencial é que desenvolvemos uma máquina de baixo custo para produzir nossos biscoitos e eles não têm um formato padrão, o que torna um diferente do outro e garante as características artesanais.
 
 

 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading