Entrevista com Tarcísio Gargioni, vice-presidente de marketing e serviços da Gol Linhas Aéreas

Gol direciona suas estratégias e planos para a popularização do transporte aéreo.

Reconhecida como melhor empresa do setor de transporte do Brasil, pela revista Exame, a Gol Linhas Aéreas Inteligentes foi premiada pelaMelhores e Maiores 2006. Em 2004, a Gol já havia sido escolhida como a empresa do ano pela mesma revista.

A companhia foi criada por um dos maiores grupos de transporte rodoviário do Brasil, o Grupo Áurea, que trilha suas estratégias e planos com um único objetivo: “Superar-se e ser reconhecida, até 2010, como a empresa que popularizou o transporte aéreo com qualidade e preço baixo na América do Sul”, diz o vice-presidente de Marketing e Serviços da companhia, Tarcísio Gargioni, na empresa desde sua fundação.

Com isso, ela se destaca por ter uma frota moderna, com Boeings 737-700 e 737-800 de última geração, e serviço de bordo simplificado que focou em um nicho até então inexplorado pelas empresas aéreas brasileiras. 

Confira a entrevista exclusiva do executivo – formado em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG-SC), e pós-graduado em Engenharia de Transporte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) - como são traçadas as estratégias e planos de uma empresa que foi reconhecida em 2005, como a companhia aérea de melhor performance do mundo, de acordo com um estudo publicado pela revista Aviation Week & Space Technology (AWST).

As estratégias e planos de ação de cada empresa são formulados de acordo com a visão de futuro. Como são formuladas as estratégias da Gol?
A formulação de estratégias na Gol é um processo que envolve todas as áreas e níveis hierárquicos da companhia na fomentação de idéias e possibilidades que serão lapidadas pelas lideranças da empresa. A Gol – desde o início de suas operações – sempre buscou criar mercado, gerar nova demanda para o tipo de serviço que a companhia deseja oferecer. As estratégias da Gol são formuladas para sustentar essa postura de atuação da empresa.

Como a Gol avalia, define e faz a implementação das suas estratégias?
A Gol avalia suas estratégias sempre considerando os pilares que sustentam seu modelo de negócios, permitindo à companhia operar no modelo baixo custo, baixa tarifa e estar baseada em alta tecnologia, frota padronizada e motivação da equipe. Todas as estratégias da Gol estão alicerçadas nesses pilares e implementadas com o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da empresa, voltadas para a sustentação da visão estabelecida pela companhia: “Superar-se e ser reconhecida, até 2010, como a empresa que popularizou o transporte aéreo com qualidade e preço baixo na América do Sul”.

A Gol formula suas estratégias visando assegurar o êxito nos negócios ao longo prazo?
Sim, sempre com foco na rentabilidade e otimização dos ativos para manutenção de baixos custos.

Como a Gol analisa o macroambiente e o mercado de atuação da sua organização? 
A Gol aposta na criação de demandas novas e estímulo dos mercados que escolhe para a prestação de seus serviços. Pesquisas realizadas pela companhia no início de suas operações mostravam que somente cerca de seis milhões de passageiros usavam transporte aéreo no Brasil no ano de 2000, mas 25 milhões de brasileiros das classes C+ e B- tinham o desejo de voar. Em cinco anos de operações, a Gol já transportou 45 milhões de passageiros, 10% desses voaram pela primeira vez, ou seja, 4,5 milhões de brasileiros ganharam acesso ao transporte aéreo. A meta da Gol é viabilizar esse acesso ao potencial total do mercado nacional. 
Por cerca de duas décadas, o mercado de aviação manteve um crescimento de 1,7 a 2 vezes superior ao PIB brasileiro. Após o início das operações da Gol, vemos que em 2005 o mercado de aviação cresceu 19,4% e, em 2006, o índice deve se repetir, enquanto o PIB brasileiro terá um crescimento menor que 4%. Sem afirmar que o expressivo crescimento experimentado nos últimos dois anos é resultado singular do surgimento da Gol nesse mercado, certamente fomos participantes ativos desse desenvolvimento. E acreditamos no potencial do nosso negócio para criação de demandas para conquistarmos a expansão planejada.

E como é realizada a análise do ambiente interno da Gol?
Realizamos pesquisas anuais para avaliação do clima interno e o bom clima é parte integrante do plano de metas na participação nos resultados.

Para o senhor é importante que uma companhia analise os resultados presentes para efeitos promissores no futuro?
A avaliação constante do desempenho de uma empresa no alcance das metas estabelecidas no curto e médio prazos é fundamental para que o negócio não se desvie de seu modelo, mantendo-o no longo prazo. Como empresa de capital aberto, a Gol torna seus resultados públicos a cada trimestre.

A avaliação das estratégias da Gol é realizada só pelas lideranças ou envolve outros setores da empresa?
A Gol mantém poucos níveis hierárquicos e processos simplificados, somos uma empresa de portas abertas, isso nos permite envolver todos os setores da empresa na formulação de nossas estratégias. Desse processo participam todos os setores. 

Com a atual crise da Varig a Gol reformulou suas estratégias e planos?
A Gol é uma companhia aérea em expansão e tem seu planejamento direcionado à popularização do transporte aéreo, no médio e longo prazos. As estratégias da Gol não foram traçadas, ou serão modificadas, com base no desempenho de outras companhias aéreas. Nós apostamos na capacidade da companhia em gerar demandas e criar mercado para o nosso produto.

Na sua opinião, como uma empresa deve proceder na formulação de suas estratégias e planos para alcançar bons resultados?
Para o alcance de bons resultados, uma empresa deve observar:
• Estabelecimento de metas claras, embora desafiadoras e atingíveis;
• Comprometimento e participação de todos os setores com os resultados;
• Inovação permanente, acompanhando a dinâmica do mercado;
• Manutenção do foco da empresa em seu modelo de negócio.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores10
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading