Entenda os impactos da Copa do Mundo no Brasil

Há menos de um mês do evento mais esperado do ano, deparamo-nos com a seguinte pergunta:  será que as cidades-sede estão estruturadas para a Copa do Mundo?  A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) conversou com Marcelo Jimmy, Chefe do Departamento de Marketing da ESPM, para entender melhor algumas questões.

Quais os impactos da Copa do Mundo para as organizações brasileiras?  Quais os aspectos positivos e negativos?

Alguns setores podem se beneficiar com a Copa do Mundo, como a rede de turismo e hotelaria.  É evidente que a Copa vai movimentar vários setores da economia, especialmente em um país em que o futebol é uma grande paixão nacional, mas é preciso estar preparado para essa recepção. Por exemplo, se você tem uma rede de varejo, terá um fluxo maior de turistas e se não fizer um bom planejamento, vai perder muitas vendas.  As cidades-sede já foram escolhidas há muito tempo e as organizações que ainda não se prepararam para a Copa estão muito atrasadas.

E quem está mais bem preparado para esta recepção? Quem fez a “lição de casa”?

Algumas organizações do segmento de varejo e serviços estão preparadas para receber os turistas.  Planejar é pensar no que fazer e entender o que vai acontecer. Se eu vou receber turistas, de onde eles são? Será que tenho condições de recebê-los? Estou preparado para receber outras formas de pagamento? Tenho um SAC na internet?  O empresário deve procurar algumas oportunidades durante a Copa: shoppings podem fazer parcerias com hotéis e podemos ter opções de lazer antes dos jogos, por exemplo. A abertura da Copa será em uma quinta-feira em São Paulo e o que vamos oferecer na sexta-feira? É possível encontrar oportunidades.

O que falta fazer? O que podemos aprender com a Copa?

Muitas empresas terminam o planejamento de marketing no plano estratégico, mas têm de ir mais fundo e pensar em como fazer isso. Quanto mais claro for o “como fazer”, menor a necessidade de improvisar. Assim, a eficiência da empresa aumenta. Não dá para prever tudo, mas fazendo uma análise você consegue ver o que acontece. Se as organizações de telefonia não se planejarem, não vamos conseguir falar na região de Itaquera, por exemplo. A empresa tem que fazer o planejamento sempre e não somente no período da Copa.

Uma empresa que não se destaca em determinado setor, pode aproveitar o período da Copa para crescer?

Qualquer empresa pode aproveitar este momento. Por um mês o Brasil será manchete no mundo inteiro, essa imagem vai perdurar e as organizações que se planejaram melhor, poderão se garantir. Esta também é uma oportunidade para as organizações que não se saíram bem se auto avaliarem com os erros e acertos.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading