Elektro beneficia-se da filiação à FNQ para melhorar qualidade da gestão

Alexandre Carrasco, gerente da Qualidade da Elektro, concedeu entrevista exclusiva à FNQ em Revista para falar sobre os principais resultados alcançados pela empresa com a filiação à Fundação.

 

A busca pela excelência da gestão é um trabalho contínuo e permanente das organizações preocupadas em se destacar no mercado e aumentar sua competitividade. Mas trabalhar com esse propósito nem sempre é fácil, se as empresas atuarem de forma isolada, sem trocar experiências e adquirir conhecimentos. Pensando nisso, a distribuidora de energia Elektro se uniu à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), como forma de usufruir de benefícios que auxiliam na melhoria da gestão de seu negócio.


Filiada à instituição desde 2004, a empresa aproveita as vantagens de consultar, entre outras coisas, o Banco de Boas Práticas e de integrar o Comitê de Ética Empresarial da FNQ. Tanto aprendizado, network e conhecimento aplicado na organização contribuíram para que a Elektro fosse reconhecida, em 2010, como premiada no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ).


Alexandre Carrasco, gerente da Qualidade da Elektro, concedeu entrevista exclusiva à FNQ em Revista para falar sobre os principais resultados alcançados pela empresa com a filiação à Fundação. Confira!

 

Que razões levaram a Elektro a filiar-se à FNQ?
A Elektro sempre acreditou no movimento de qualidade da gestão e foi isso que nos motivou a fazer parte de um grupo de empresas que busca a excelência da gestão. Além disso, víamos os inúmeros benefícios oferecidos pela FNQ, como os encontros, a Videoteca, o Banco de Boas Práticas e o benchmarking, que poderiam trazer resultados bastante positivos para a melhoria da gestão e da competitividade da empresa.
 

Quais as principais vantagens percebidas pela empresa na filiação?
Filiar-se foi um contato importante para conhecermos melhor a FNQ e todos os conceitos que envolvem a excelência da gestão. A Fundação teve papel fundamental no início do processo, ao fazer visitas à empresa e nos passar seu conhecimento sobre excelência, ajudando assim no movimento de qualidade da gestão da Elektro. 
 

Quais os benefícios oferecidos pela FNQ que a Elektro mais utiliza? 
A Videoteca, que tem uma série de informações importantes para treinamento e desenvolvimento das competências dos colaboradores, e o Banco de Boas Práticas. A partir dele, temos ideias para entender e melhorar os processos na Elektro, além de ganharmos a chance de fazer os contatos com os responsáveis pelas práticas e conseguir mais informações. Os cadernos da excelência também são ótimos para desenvolver os processos, capacitação, entre outras coisas. Tudo isso usamos no nosso dia a dia.

 

Que resultados a Elektro já obteve com a filiação?
Temos resultados efetivos no programa de qualidade da empresa. A filiação foi feita como forma de promover esse movimento de qualidade dentro da organização, e tem funcionado. Hoje a FNQ disponibiliza uma séria de ferramentas para auxiliar nosso trabalho. Quando vamos desenvolver novas práticas, consultamos o banco da FNQ e assim podemos questioná-las, vendo o que podemos melhorar e refinar, construindo algo mais sólido. Isso nos ajuda a, constantemente, buscar a excelência da gestão.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores58
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading