Conheça as vantagens da gestão por indicadores

Reconhecida duas vezes no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) pela excelência da sua gestão, a Elektro possui um sistema estruturado de avaliação do desempenho da sua gestão, que está relacionado com todas as partes interessadas da empresa. A FNQ conversou com Sérgio Queiroz Bezerra, Responsável pela área de Gestão da Qualidade da Elektro sobre o processo estabelecido e os ganhos para organizações que estabelece sua gestão focada em resultados

Como funciona o processo de gestão de indicadores na Elektro?
A Elektro possui processo estruturado de avaliação do desempenho da gestão baseado em indicadores estratégicos, operacionais e por processo. A avaliação é suportada por um sistema de indicadores e as análises críticas ocorrem nas reuniões gerenciais e comitês.    
 
Quais aspectos devem ser considerados ao estruturar uma gestão por indicadores?
É importante estabelecer as relações de causa e efeito dos indicadores, consideradas as estratégias e os processos da organização. Para o estabelecimento das metas é necessário analisar os requisitos das partes interessadas e as informações comparativas do mercado.
 
Qual a diferença das empresas que medem seus resultados de forma sustentável para aquela organização que trata seus indicadores de forma mais empírica e sem lógica? 
A visão da Elektro é ser a distribuidora de energia elétrica mais admirada do País. Esta admiração é conferida pelas partes interessadas do negócio, com destaque para as pessoas, clientes, sociedade, órgãos reguladores, fornecedores e acionistas. A gestão do desempenho considera indicadores e metas que representam as necessidades e expectativas destes públicos. Assim, a sustentabilidade do negócio está relacionada com o atendimento harmônico e balanceado dos requisitos de todas estas partes interessadas da organização.
 
Quais são os ganhos de uma organização ao adotar uma gestão focada em resultados? Existe uma relação direta entre a aplicação e medição de indicadores e resultados e o aumento da produtividade na sua organização?
O alcance de patamares de desempenho superiores é consequência do engajamento das pessoas, que atuam como protagonistas e transformam a organização. É resultado da disciplina de estabelecer metas desafiadoras e do compromisso em superá-las. Estes são alguns dos diferenciais que levaram a Elektro e conquistar o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) por duas vezes (2010 e 2013) e ser a melhor empresa para se trabalhar do Brasil em 2013 (Great Place To Work – Exame).  
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading