Arcelor Mittal Monlevade gerencia ações para impactar na geração de valor

Na entrevista a seguir, o analista da qualidade total da Arcelor Mittal Monlevade, Orlando Gualberto, fala sobre Comitês de Aprendizado.

Foi a partir de 2003 que o modelo de gestão da Arcelor Mittal Monlevade foi apresentado à sociedade, quando a organização se submeteu à avaliação doInstituto de Qualidade Minas (IQM), ao candidatar-se ao Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ). Paralelamente ao cumprimento dessa etapa regional, a Usina de Monlevade adotou os Comitês de Aprendizado, que contemplam todos osCritérios e Fundamentos da Excelência daFNQ, cuja função é avaliar permanentemente as práticas internas, além de identificar oportunidades de melhoria. 

Essa cultura da excelência resultou, para essa unidade, localizada em João Monlevade/MG, na conquista do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), em 2006. A usina integra a Arcelor Brasil, um grupo criado em 2005 e que hoje faz parte do maior conglomerado siderúrgico do mundo, a Arcelor Mittal. Para controlar as ações planejadas a usina conta com a ferramenta Sistema de Gerenciamento de Ações (SGA). Na entrevista a seguir, o analista da qualidade total da unidade, Orlando Gualberto, fala sobre a prática. 

Quando o SGA foi implementado na empresa e por qual razão?
Inicialmente o SGA foi desenvolvido e implantado na área de Automação e Otimização de Processos, em 2004, como forma de melhorar o controle das ações previstas em seus projetos. Em um processo de sinergia interna e disseminação de práticas, o sistema passou, a partir do ano seguinte, a ser utilizado por todos os processos internos da unidade.

Como funciona?
Todos os planos de ação originados na gestão dos processos da organização são cadastrados num software que passa a informar os responsáveis pela ação e pela gestão do processo, por meio de e-mails automáticos, da ação planejada sob sua responsabilidade. Depois disso, o software alerta sobre a data de vencimento das ações cadastradas. Além disso, em caso de atrasos nas ações, diariamente é também enviado e-mail para o responsável pela ação e para o gestor do processo como forma de alerta e atenção aos atrasos nas ações. Há também outros relatórios e gráficos para melhor acompanhamento do cumprimento dos prazos.

Como são definidos os recursos financeiros para atendimento às necessidades operacionais?
Esses recursos são definidos anualmente, na elaboração do plano orçamentário da unidade (com visão de cinco anos), alinhado aos planos de investimentos e estratégico. A área financeira coordena esse processo e conta com a participação das gerências de área. Depois de elaborado este plano, ele é levado à aprovação da diretoria financeira.

Como é feito o controle e o monitoramento desses recursos?
A organização realiza reuniões semanais ou mensais, nos vários níveis hierárquicos, para assegurar o controle e o monitoramento desses recursos por meio de indicadores específicos. Também a gestão dos mesmos é realizada pela diretoria financeira, por meio do controle do fluxo de caixa.

Como são definidas as diretrizes estratégicas para estimular valor e crescimento?
Essas diretrizes são definidas no planejamento estratégico anual, no momento da avaliação da estratégia atual e do modelo de negócio.

Qual a importância do gerenciamento dos riscos relacionados às finanças? Como ele funciona? 
O gerenciamento de risco é cada vez mais importante num mundo em constante mudança. Fenômenos políticos, naturais e financeiros, dentre outros, podem afetar um projeto, seja no seu cronograma, orçamento ou qualquer outro aspecto. O ponto chave do gerenciamento de riscos é que ele busca aumentar a probabilidade de os eventos positivos ocorrerem e diminuir a probabilidade de eventos negativos. O gerenciamento de riscos é corporativo, conduzido pelo conselho administrativo e diretoria, que busca o envolvimento de todos os funcionários. É aplicado no estabelecimento de estratégicas para identificar, em toda a organização, eventos potenciais capazes de afetá-la e administrar os riscos, de modo a mantê-los compatíveis com o nível de risco aceitável pela organização. Essa prática visa possibilitar a garantia razoável do cumprimento dos seus objetivos organizacionais estratégicos. O gerenciamento considera o risco de crédito (inadimplência), a variação cambial, a taxa de juros e liquidez.

Como o sistema de gerenciamento de ações agrega valor à empresa?
Como principal valor, pode-se citar o cumprimento dos prazos dos planos de ação com a adoção desse sistema, viabilizando a implementação das iniciativas estratégicas da organização, pois o mesmo facilita o monitoramento das varias ações planejadas no dia-a-dia da gestão dos processos. 

Como o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, contribui para a melhoria da eficiência operacional e para a geração de valor?
O modelo, por refletir o que existe de mais avançado em tecnologia de gestão nas organizações, sem   dúvida contribui de forma especial para o aprimoramento da gestão dos processos. Isto resultou em melhores práticas de gestão e na obtenção de melhores resultados, proporcionando assim a criação de valor na organização. Podemos destacar, em função disso, que a ArcelorMittal Monlevade atualmente ocupa posição de destaque entre as melhores do Grupo.

Como a companhia persegue a estratégia de promover o crescimento consistente e rentável e de maximizar seu o valor a longo prazo?
Definidas as estratégias, com seus respectivos objetivos, indicadores e projetos, a organização acompanha sistematicamente este planejamento nas reuniões do Comitê de Gestão, de forma a viabilizar o alcance dos objetivos estratégicos de curto e longo prazos.

Tatiana Assumpção

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading