Aprendizado organizacional é um dos pilares da gestão do Hospital das Clínicas

Confira a entrevista do Dr. José Manoel de Camargo Teixeira, superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Para que se pratique assistência à saúde da população de modo eficiente, as técnicas e os conhecimentos das ciências de saúde já não são suficientes. É indispensável que se associe a técnica da administraçã para que se obtenha resultados adequados com as ações e medidas de saúde praticadas. Esta é a opinião do Dr. José Manoel de Camargo Teixeira, superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Ele é médico e especialista em Administração Hospitalar, com mestrado e doutorado em cirurgia torácica e cardiovascular pela Universidade de São Paulo. “Aprendizado organizacional é fundamental para uma gestão de excelência, com resultados satisfatórios para todas as partes”, afirmou.

Segundo ele, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminado pela FNQ, proporciona à organização uma visão sistêmica “A gestão de resultados é avaliada de acordo com as perspectivas dos clientes, agentes financiadores, fornecedores e da sociedade como um todo. Essas perspectivas definem o painel de controle que avaliará a qualidade de gestão da organização. Essa avaliação é fundamental, pois quando as organizações definem seus planos, precisam ter claro como avaliarão o cumprimento de seus objetivos. Só assim poderão saber se sua missão foi plenamente alcançada”, diz ele. Acompanhe, a seguir, entrevista concedida pelo médico, para a FNQ em Revista.

Qual a importância para o HC de usar um modelo de gestão como o da FNQ?
A FNQ é uma organização de grande credibilidade no Brasil e no exterior, pois reconhece a existência de diferentes níveis de maturidade de gestão. Para o HC – que é formado por institutos de naturezas e complexidades diferentes uns dos outros – é importante utilizar um modelo de gestão que compreenda as diversas realidades institucionais, possibilitando a sua utilização, respeitando o tempo, o momento e a cultura de cada organização. 

Como os critérios e fundamentos de excelência da FNQ são implementados no HC?
Os passos para a implementação do modelo de gestão no HCFMUSP compreendem eventos para a disseminação dos conceitos relacionados ao MEG. Fazem parte da rotina atividades como a autoavaliação anual das Unidades do Complexo e da Corporação a análise pela liderança do hospital, dos pontos fortes e oportunidades de melhorias; e a elaboração, implementação e acompanhamento de planos de correção de rumo.

Como o fundamento aprendizado organizacional é aplicado na experiência de implementação do modelo de gestão no Sistema HCFMUSP?
É aplicado por meio da utilização da ferramenta do PDCA para implantação / implementação das práticas nas unidades do hospital. Para a orientação da utilização do PDCA, o Núcleo de Planejamento e Gestão do HC desenvolve junto às unidades, uma metodologia para a definição dos padrões de trabalho corporativo (P), que são posteriormente disseminados e aplicados nas unidades (D), controlados por meio de ferramentas específicas desenvolvidas localmente (C) e avaliados em reuniões específicas com essa finalidade (CIG / CPG).

Quais as principais práticas utilizadas para estimular o aprendizado organizacional?
São o Fórum Permanente de Boas Práticas e a Autoavaliação. O Fórum é realizado mensalmente e, a cada mês, a responsabilidade da organização fica com uma unidade diferente do sistema HCFMUSP. O público alvo é a média gerência do hospital. Sempre há participação de um moderador externo, coordenador de prêmios associado à rede de Prêmios da FNQ ou Examinadores desses Prêmios, cujo papel é o alinhamento da apresentação com os conceitos envolvidos no modelo de gestão. As práticas apresentadas são avaliadas também pela plateia, a partir dos fatores de avaliação do Prêmio Nacional da Gestão em saúde (PNGS) e do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). 

Existem programas de incentivo às pesquisas? Como eles funcionam?
Uma das missões do Hospital das Clínicas é o desenvolvimento de pesquisas. Para tanto, o hospital conta com 62 Laboratórios de Investigação Médica (LIM). O LIM constitui-se em referência de qualidade científica no País, sendo comparáveis às melhores instituições do mundo com finalidades semelhantes. O programa treina novos pesquisadores e auxilia no aprimoramento do ensino e da educação acadêmica dos alunos, professores, médicos e outros profissionais de saúde.

Quais ferramentas utilizadas para garantir que o aprendizado organizacional preserve o conhecimento que a organização tem de si própria, de sua gestão e de seus processos?
Os resultados das avaliações anuais, realizadas desde 2002, possibilitam a identificação das oportunidades de melhorias para o desenvolvimento da excelência na gestão. Após seis anos de ciclo de avaliação é evidenciado o amadurecimento das unidades para a metodologia, facilitando o interrelacionamento de gestão do aprendizado organizacional com o planejamento estratégico, de forma que os dados utilizados para a análise do ambiente interno do processo de formulação das estratégias sejam os do próprio ciclo de avaliação.

Como os conceitos de liderança corporativa são aplicados num ambiente hospitalar e nos processos de qualidade buscados pela área de saúde?
Os líderes exercem um papel fundamental, pois são responsáveis pela transmissão e disseminação da cultura da excelência. São guardiões dos princípios organizacionais e dão o exemplo com suas condutas e atitudes. 

Como a eficácia dos programas de aprendizagem é avaliada?
A avaliação do conhecimento recém-adquirido é feita por meio do próprio ciclo de avaliação interna e com a evolução progressiva e individual de cada Unidade nesse processo de implantação do Modelo de Gestão. 

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