Veja como a alta direção da Unimed Vitória envolve toda a organização no planejamento estratégico

A alta direção como fator-chave no sistema de gestão da estratégia garantiu à cooperativa o destaque no Prêmio Sescoop de Excelência em Gestão

Um pouco da história do planejamento estratégico
 
Atualmente com mais de 300 mil clientes, 2.242 cooperados, 2.070 colaboradores e 206 prestadores de serviço, a Unimed Vitória vem fortalecendo a sua cultura de gestão orientada para a estratégia desde 1995. 
 
Nesses 19 anos, o compromisso da alta direção com seu modelo de gestão estratégico resultou em reconhecimento nacional e internacional. Em 2007, a Unimed Vitória entrou para o Balanced Scorecard Hall of Fame for Executing Strategy, tendo seu estudo de caso publicado na Harvard Business Publishing, além da citação no livro “A Execução Premium”. No ano passado, foi reconhecida como destaque no Prêmio Sescoop de Excelência em Gestão e Selo de Ouro de Governança Corporativa pela Unimed Brasil. 
 
O envolvimento da alta direção
 
Para a Unimed Vitória, seu modelo de gestão tem se consolidado devido ao compromisso da alta direção com dois pilares:
 
1. O planejamento estratégico deve ser o centro do modelo de gestão
 
A alta direção promove anualmente, de setembro a dezembro, a revisão do seu planejamento estratégico e envolve todas as lideranças da organização, desde os coordenadores administrativos ao conselho de administração, totalizando  mais de 230 horas de trabalho, distribuídas em 60 reuniões. 
 
Nesse processo, a alta direção passa a ser a principal patrocinadora das pautas estratégicas, criando oportunidade para a contribuição de todos e garantindo a transparência do processo de gestão estratégica.
 
Ao final do ciclo de revisão do planejamento estratégico, a Unimed Vitória garante o alinhamento organizacional com os desafios para os próximos quatro anos e define o calendário anual com reuniões mensais de acompanhamento dos objetivos, dos indicadores, das metas e as das iniciativas estratégicas.
 
Ao final de 12 meses de acompanhamento do planejamento estratégico, realiza-se um balanço para avaliar o desempenho da execução da estratégia, identificando se as decisões foram eficazes para o alcance dos resultados. 
 
2. O planejamento estratégico é um compromisso de todos
 
Após o ciclo de revisão, a alta direção promove um evento, chamado kick-off, no qual o diretor-presidente reforça, com as lideranças, que elas são as principais responsáveis por disseminar junto às suas equipes os desafios do planejamento estratégico.
 
A Unimed Vitória elabora um plano de comunicação de modo a mobilizar toda a organização. Nessa etapa, são utilizados todos os meios de comunicação disponíveis na Cooperativa e produzidos materiais promocionais - como camisas, calendários e jogos da estratégia com premiação - de modo a reforçar o envolvimento dos colaboradores com o planejamento estratégico. 
 
A área de estratégia elabora uma apresentação específica para cada área de modo a apoiar o gestor na comunicação dos desafios estratégicos às equipes. Os analistas da estratégia participam junto com o gestor das reuniões e, nos últimos anos, 100% das áreas participaram da disseminação.
 
“Se a alta direção não for a patrocinadora das pautas estratégicas e das mudanças culturais da organização, os resultados não acontecem”, afirma Jaqueline Oliveira, superintendente de Desenvolvimento Organizacional da Unimed Vitória, e reforça: “O envolvimento da alta direção não pode acabar na elaboração do planejamento estratégico. Ele deve acontecer também no acompanhamento dos resultados para correções de rumo. Por isso, a importância do envolvimento de todos e o estabelecimento de reuniões de acompanhamento”.
 
Benefícios do envolvimento da alta direção
 
Quando a alta direção está envolvida com o modelo de gestão estratégica, os principais ganhos são:
estabelecimento de um padrão de gestão;
comunicação e envolvimento dos diversos públicos;
promoção da mudança de comportamento nos colaboradores;
fortalecimento da cultura da gestão estratégica;
aumento da efetividade no alcance dos resultados;
promoção de alinhamento organizacional para que todos sigam na mesma direção. 
 
O fortalecimento do patrocínio da alta direção tem levado a Unimed Vitória a alcançar voos mais altos em busca da sua visão de futuro, que é “ser reconhecida nacionalmente pela sua excelência e como a melhor empresa de soluções em saúde do Estado do Espírito Santo”.
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading