Tricampeã destaca-se em nova categoria do PNQ

Busca pela excelência é estratégia para imprimir boas práticas aos processos organizacionais

A Eletrobrás Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) (PA) mantém o grau de excelência e tem boas práticas reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) pela terceira vez. Com investimentos na Superintendência de Geração Hidráulica (OGH), a companhia consolida o trabalho contínuo realizado desde 2006. “O prêmio comprova que conseguimos manter a constância de propósitos e o padrão que já havíamos atingido, avançando ainda mais”, comemora Antônio Augusto Bechara Pardauil, superintendente da organização.
 
Destaque 2009 e 2010, a Eletronorte foi Premiada em 2011 e 2014 e reafirma o compromisso com a excelência com a conquista do prêmio Magna Cum Laude 2015, nova categoria do PNQ, que reconhece as organizações que são Premiadas por dois anos seguidos. “O Magna Cum Laude do PNQ representa a distinção máxima em excelência da gestão. Este prêmio de grande magnitude serve como resposta aos anseios da sociedade por uma gestão pública de qualidade. Todos nós da Eletronorte estamos muito orgulhosos com mais esta conquista”, explica o executivo.
 
Liderança
O desenvolvimento das lideranças com o objetivo de incentivar a cultura organizacional da Eletronorte faz parte do Projeto Transformação da Eletrobrás. A partir dessa iniciativa, a companhia consegue direcionar as atividades para que todas as suas unidades sigam os três princípios básicos de um sistema unificado e estabelecido: produção de energia limpa, integração e sustentabilidade.
 
A Diretoria de Operação da Eletrobrás Eletronorte é responsável pela avaliação dos resultados de todas as unidades. Assim sendo, é a área que estabelece e determina as principais diretrizes, seguindo padrões para que os processos gerenciais sejam estabelecidos e melhorados, para que haja envolvimento entre representantes de diferentes repartições. Dessa forma, as recomendações da Diretoria Executiva são atendidas conforme o Planejamento Estratégico Corporativo, a implementação do Plano de Atendimento a Emergências e a Gestão Local de Riscos, dentre outros mecanismos de governança.
 
 Estratégias e Planos
As etapas do Planejamento Estratégico são coordenadas pela Presidência da Eletrobras Eletronorte, por meio da Coordenação de Planejamento e Sustentabilidade Empresarial.
 
Responsável pela análise do ambiente interno, a Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) avalia o desempenho das ações por meio da realização de workshops, da análise dos Relatórios de Avaliação do PNQ e dos resultados da Pesquisa de Clima Organizacional. Além disso, os requisitos das partes interessadas e as questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável estruturam todas as estratégias e são considerados para a definição das metas dos indicadores de monitoramento. 
 
Clientes
Ao acreditar que a satisfação dos clientes gera desenvolvimento para a companhia, a Eletronorte segmentou a contratação de energia em duas categorias: Ambiente de Contratação Regulada (ACR), em que os compradores são os prestadores de serviços públicos de distribuição e consumidores especiais, e Ambiente de Contratação Livre entre os agentes (ACL), em que os compradores são os consumidores livres e comercializadoras.
 
Assim, a organização consegue analisar, sob os aspectos comerciais e técnicos, as principais necessidades e expectativas de seus clientes. Dessa forma, o incentivo ao bom relacionamento e o acompanhamento das transações permitem soluções rápidas eficazes, garantindo a excelência das relações e a satisfação dos consumidores.
 
Sociedade
A Eletronorte aposta em uma política de implementação de programas de compensação das alterações socioambientais elaborados em parceria com os órgãos oficiais. A partir deles, a companhia consegue solucionar os impactos negativos gerados para a sociedade e o meio ambiente. Um exemplo disso é o Programa Germoplasma Florestal, que conta com uma Unidade de Propagação e Conservação de Plantas, para produção de semente e mudas.
 
Destaque entre os programas desenvolvidos pela Eletronorte, a implantação dos Planos de Desenvolvimento Sustentável nos municípios ao redor da Usina Elétrica de Tucuruí prevê investimentos de R$ 360 milhões em 20 anos, com obras de saneamento e construção de escolas e universidades, além de parcerias, que permitem a realização de cursos de capacitação profissional abertos à comunidade. 
 
A partir dessas iniciativas, a companhia consegue alcançar significativa elevação dos níveis de escolaridade, com o incremento da capacitação profissional e melhoria da saúde pública, contribuindo significativamente para a redução da mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida das localidades vizinhas.
 
Informação e conhecimento
A Eletronorte desenvolveu um Código de Prática para Gestão da Informação para gerenciar a política de segurança da organização, que possibilita a disponibilização de dados on-line e diagnósticos que contribuem para a atuação proativa das equipes. 
 
Os conhecimentos que sustentam o desenvolvimento das estratégias e operações, por sua vez, são identificados e desenvolvidos a partir da definição das competências organizacionais previstas pelas Escolas de Excelência do Portal de Educação Corporativa da Eletronorte e pela Universidade Corporativa das Empresas Eletrobras (Unise).
 
Pessoas
Seguindo a filosofia de organização de trabalho baseada em equipes multidisciplinares, a Eletronorte garante aos colaboradores a autonomia para gerir processos e aperfeiçoá-los, de modo que as metas sejam alcançadas e as ferramentas de gestão aplicadas e assimiladas por todas as áreas da companhia.
 
Além disso, foi criado um Plano de Carreira e Remuneração (PCR), que é responsável pela identificação, a capacitação, o acompanhamento profissional, a avaliação de resultado e que oferece oportunidades e benefícios para os colaboradores que se destacam pelas competências organizacionais no desempenho de suas funções.
 
A organização estimula, ainda, a integração, a cooperação e a comunicação entre as equipes, promovendo, assim, eventos, ações de estímulo e benefícios para a força de trabalho, como campanhas de vacinação, prevenção e tratamento de dependência química e reeducação alimentar.
 
 Processos
A Eletronorte controla as boas práticas de gestão por meio da cadeia de valor da OGH, que prevê que os principais processos da organização são: Operação, Manutenção, Engenharia, Administração e Gestão Socioambiental. Sujeitos à adaptação e a ajustes conforme as mudanças de cenário interno e externo, esses processos são determinados de acordo com a viabilização das estratégias principais, por meio da gestão financeira, da cadeia de suprimentos, de pessoas e de treinamento e desenvolvimento, entre outros.
 
Dessa forma, é possível projetar e avaliar de forma assertiva o atendimento aos requisitos das partes interessadas e controlar os processos por meio dos indicadores e metas definidos no Plano Estratégico da OGH e desdobrados aos níveis operacionais.
 
Resultados
Com uma liderança estruturada e consolidada, o Sistema de Gestão da OGH gera resultados significativos quanto ao aumento de receita, redução de custos, satisfação dos clientes. Destaca-se, também, no Índice de Disponibilidade de Geração de Energia Elétrica (ID) e pelo aumento do Resultado do Exercício em 153%, nos últimos três anos, propiciando o maior lucro das empresas do grupo Eletrobras, em 2014. 
 
Além do PNQ, a Eletronorte é reconhecida entre as melhores instituições públicas para se trabalhar e destaca-se em outras premiações, como Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho (PSQT), em 2010 e 2012.
 
Clique aqui para ler o case completo e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2015 do PNQ.
 
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