Sabesp Leste evolui nos indicadores e é premiada no PNQ 2013

Organização havia sido finalista na 21ª edição do Prêmio, em 2012.

A missão de satisfazer 3,7 milhões de pessoas e prestar serviços de distribuição de água e coleta de esgotos com um alto padrão de qualidade impulsionou a Sabesp Leste na busca pela excelência e na adoção do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), em 1998. Reconhecida como uma empresa Classe Mundial na 22ª edição do Prêmio Nacional da Qualidade® 2013 (PNQ), a Sabesp Leste comprovou que a trajetória iniciada com a adoção do MEG, no passado, rendeu frutos positivos à organização.  
 
A adoção de melhores processos resultou no aumento da satisfação dos colaboradores, eficiência operacional, satisfação de clientes e redução dos índices de perdas de água, impactando na preservação de recursos hídricos. Como resultado, houve evolução em indicadores como no caso dos colaboradores, que tinha um índice de satisfação de 62% em 2005 e saltou para 79,4%, em 2012, bem como na satisfação dos clientes que passou de 68% em 2004 para 90% em 2012. 
 
Ao implantar de um programa de excelência da gestão, a Sabesp Leste estruturou grupos de trabalho e comitês, tendo como objetivo proporcionar um canal mais aberto para a inovação e a melhoria de processos. Esses grupos de trabalho se abastecem com informações diversas originadas de processos de benchmarking; relatórios de avaliação dos prêmios de excelência; processo de planejamento; análise critica de um comitê da qualidade da gestão, formado pela alta direção e pessoas estratégicas. Também são organizadas reuniões periódicas com todas as áreas e processos da empresa, com acompanhamento das ações preventivas e corretivas tendo em vista ainda adaptar ações aos fundamentos e critérios do MEG.
 
Outro aspecto da gestão que recebeu destaque e teve grande impacto nos resultados obtidos pela Sabesp foi a adoção do “Mapa Nosso Compromisso”, uma metodologia de planejamento baseada no Balanced Scorecard (BSC). Os objetivos e planos de ação do Mapa são revistos anualmente.
De acordo com o superintendente da unidade Leste, Márcio Gonçalves de Oliveira, diversas ações de responsabilidade social e ambiental, que seguem as premissas do critério Sociedade, do MEG, foram implementadas na Sabesp, entre eles o
 
Programa Córrego Limpo e o Programa Se Liga na Rede. Essas ações exemplificam os resultados da implantação dos Critérios de Excelência da FNQ nos mais de 15 anos de busca pela excelência continua de seus processos e atividades. “A evolução na gestão é um compromisso da Unidade de Negócio Leste, alicerçada na qualidade do atendimento, na excelência, na melhoria contínua de seus produtos e serviços e na satisfação de seus empregados e clientes”, afirma o executivo. 
 
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