Proprietário rural mapeia processos e promove melhorias na gestão de seu negócio

A fazenda de gado leiteiro, com apenas dois funcionários, é eleita a melhor empresa de agronegócio do País

A Fazenda Padre Cícero fica a 200 km de Maceió, na pequena cidade de Cacimbinhas, em Alagoas, e foi uma das reconhecidas do Prêmio MPE Brasil 2015, na categoria Agronegócio. A propriedade conquistou o reconhecimento nacional pela qualidade da sua gestão. “Estou emocionado porque um pequeno agricultor de Alagoas, como eu, conquistou esse prêmio. Peço para aqueles que não chegaram onde estou que não desistam. Lutar sempre, desistir jamais”, celebrou o proprietário, Nemoênio Barbosa da Silva, ao receber o troféu.
 
O bom desempenho aconteceu em função das melhorias de suas práticas de gestão, tanto relacionadas à propriedade quanto ao manejo do gado. Com apenas dois funcionários, a fazenda conseguiu ampliar a produção e tornar-se uma referência na região.
 
Receita do sucesso
 
A propriedade dedica-se à criação de gado leiteiro e foi fundada em 1990. O caminho rumo à excelência iniciou quando a Fazenda Padre Cícero ingressou no Programa Balde Cheio, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no ano de 2012.
 
Com a participação no programa, a fazenda conseguiu atualizar as formas de manejo, passando a exercer maior controle sobre os dados econômicos e zootécnicos da propriedade. 
 
Boas práticas
 
Dentre as várias ações adotadas para melhorar sua gestão, destaca-se a Dias de Campo, que é quando a fazenda recebe produtores interessados em conhecer seus sistemas de trabalho. Dessa forma, Nemoênio também consegue ampliar os seus negócios. 
 
Como toda organização que busca evoluir, a propriedade rural também mapeou seus principais processos (entrega e qualidade do leite, ordenha, alimentação dos animais, reprodução e controle sanitário) e os registrou em manuais de gestão da fazenda, que são disseminados entre seus funcionários.
 
Outro ponto importante para o sucesso é a atenção dada à alimentação do rebanho, com o plantio de palma forrageira e a produção de silagem de milho e sorgo para alimentar os animais durante os períodos de estiagem. 
 
Além disso, a propriedade também otimizou suas técnicas sanitárias e de ordenha e implementou a sombra artificial (sombrite), possibilitando maior conforto aos animais. 
 
Reconhecimento
 
De acordo com o proprietário da fazenda, o reconhecimento nacional só foi possível graças ao seu trabalho e às parcerias que firmou. “Estou bastante orgulhoso. Lá em Cacimbinhas, cheguei a ouvir que eu não tinha capacidade de ganhar o prêmio por competir com fazendas do Sul do País. Mas eu acreditei, fui lá e ganhei. A gente sempre trabalha buscando dias melhores. Nós não vamos parar. Agora, é olhar para frente e trabalhar ainda mais”. 
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading