Progel desenvolve ações para a sustentabilidade socioambiental

Empresa adota medidas para garantir o equilíbrio entre os negócios e a utilização de recursos naturais

Alinhar o planejamento estratégico de gestão às preocupações com o meio ambiente foi uma das premissas para a criação da Progel, que mantém Unidades de Negócios em Mossoró, Natal e Fortaleza, e opera nas áreas de meio ambiente, geologia e geoprocessamento. Conhecida por ser uma empresa que contribui com o desenvolvimento sustentável, a organização elabora estudos técnicos, os quais buscam soluções de alta qualidade para garantir a interação das atividades de seus parceiros com a gestão dos recursos naturais.
 
Filiada à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a Progel aproximou-se do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) ao procurar um sistema que conseguisse alinhar a sua missão com a melhor forma de crescimento organizacional no âmbito social. “Vimos que a necessidade de olhar para dentro da empresa e cuidar dos membros da equipe não era suficiente para gerarmos valor com maior amplitude”, afirma o diretor executivo, Gutemberg Dias. 
 
Assim, a organização investiu em melhorias para que as estratégias fossem voltadas tanto para os negócios quanto para a sociedade.  “Os Fundamentos e os Critérios de Excelência passaram a conduzir as ações da empresa. Hoje, trabalhamos nossos processos com o objetivo de obter resultados que sejam relevantes para o meio em que a empresa está inserida”, pontua o diretor.
 
Garantir o equilíbrio entre os negócios e a gestão dos recursos naturais faz com que a Progel esteja certificada na norma ISO 14001. Dessa forma, a empresa pode proporcionar aos colaboradores, aos clientes e, também, aos fornecedores uma gama de ações que fazem com que ela priorize a questão da sustentabilidade. “Ver um projeto industrial ser desenvolvido de forma racional é extremamente gratificante, principalmente, quando tem ação efetiva dos membros de nossa equipe”, reitera Gutemberg.
 
Para disseminar boas práticas e trabalhar para a construção de um mundo melhor, a organização transformou a gestão da qualidade em um processo de trabalho, o que proporcionou um ganho significativo nas ações internas e externas voltadas para os cuidados com o meio ambiente. “Hoje, a empresa preza por fornecedores que sejam licenciados ambientalmente, troca a sistemática de equipamentos por aqueles de menor desperdício de energia, faz a gestão de resíduos sólidos, entre outros”, lembra o executivo. “Essas ações refletem-se na melhoria do ambiente de trabalho, na redução de custos operacionais, na imagem da empresa perante a sociedade e, sobretudo, junto aos clientes”, finaliza Gutemberg.
 
 
 
 

 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading