Processos que geram resultados

Bicampeã do PNQ, a AES Eletropaulo busca excelência contínua com destaque em processos

Reconhecida pela segunda vez no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), a AES Eletropaulo destacou-se no Critério Processos na edição deste ano. Ao seguir um Ciclo de Planejamento Estratégico, a companhia estrutura suas ações com o objetivo de transformar a organização na melhor distribuidora elétrica do País até 2016. Após a reformulação da visão e dos processos, em 2012, a empresa passou a destacar-se no setor e, em 2015, além do PNQ, também foi premiada pelo Troféu Transparência da ANEFAC, reiterando o seu compromisso com a busca da excelência da gestão. 
 
Por atuar em um ambiente com desafios diários de grande escala, a AES Eletropaulo precisa cumprir  estratégias e planos que assegurem o atendimento de qualidade para os 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista. Para auxiliá-los nesta missão, em 2006, a companhia adotou o Modelo de Excelência de Gestão® (MEG) e, desde então, dedica-se, de forma contínua, para preservar a qualidade de seus processos e operações.
 
Para William Fernandes, diretor de Operação e Manutenção da AES Eletropaulo, o destaque no PNQ certifica que a companhia está no caminho certo. Ao reorganizar o modelo de processos, a empresa pode se preparar para a instabilidades econômicas, políticas e ambientas. “Ganhamos um dinamismo muito maior em nossas atividades e conseguimos manter investimentos em tecnologia e na capacitação de equipes de atendimento emergencial. É preciso lembrar que, além da crise econômica, também devemos nos preparar para as mudanças climáticas”, explicou.
 
Veja como a organização se destacou no Critério Processos:
 
Processos: maior companhia de distribuição de energia elétrica da América Latina, a AES Eletropaulo estabelece suas ações por meio da Metodologia de Gestão de Processos, que possui cinco etapas: 
  1. Definição do Mapa de Processos
  2. Desdobramento do Mapa
  3. Definição dos Processos Críticos
  4. Avaliação Quantitativa e Qualitativa
  5. Aperfeiçoamento dos Processos
 
Com o intuito de assegurar o atendimento das necessidades da organização, dos parceiros e dos consumidores, a companhia estimula o melhor desempenho dos fornecedores, o desenvolvimento da cadeia de suprimentos e os processos econômico-financeiros voltados para a sustentabilidade econômica do negócio.
 
O estabelecimento de processos é definido e revisado em dois momentos: no Ciclo de Planejamento Estratégico e nos eventos do Sistema Gerencial. Assim, os líderes podem direcionar o controle e a alocação dos recursos para as atividades que agregam valor ao negócio e, dessa forma, é possível controlar a eficiência e a eficácia das atividades com indicadores que abrangem os interesses de todas as áreas da organização.
 
Para isso, a AES Eletropaulo determina os processos como: Principais, Normativos e de Suporte do Negócio, em que, respectivamente, há agregação de valor para os clientes, auxílio à definição de normas e diretrizes e, por fim, suporte à realização dos processos principais.
 
Clique aqui para ler o case completo e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2015 do PNQ.
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