Prêmio MPE ajuda micro e pequena empresa a crescer

Vencedora em 2011, a Supera Componentes tem mais do que um reconhecimento para comemorar

A Supera Componentes Industriais Ltda. é uma empresa que fica na cidade de Jaguariúna, no interior do Estado de São Paulo, e conta com equipamentos e pessoas qualificados para a fabricação de chicotes elétricos e cabos de bateria, atendendo a diversos segmentos do mercado.

Em 2011, a organização decidiu participar, pela primeira vez, do Prêmio MPE Brasil e já conquistou as etapas Estadual e Nacional. “Apesar de pensarmos sempre positivamente e acreditarmos em nosso potencial, considerávamos que ganhar logo na primeira vez seria dificílimo, pois concorremos com cerca de 58 mil empresas de todo o Brasil”, conta Wallace Lima, gerente industrial da Supera Componentes.

No dia da cerimônia de premiação, os representantes da empresa estavam reunidos, aguardando, tensos, a divulgação do resultado. “Vivemos momentos indescritíveis, onde se misturaram a emoção causada pelo suspense e a grande satisfação pela importante conquista e o reconhecimento do trabalho realizado”, relembra Wallace. Para ele, a obtenção do prêmio foi o reconhecimento público de um trabalho árduo e contínuo em busca da excelência, o qual se iniciou com a abertura da empresa em 2004 e que nunca terminará. “Entendemos que a excelência na gestão não é um estágio a ser atingido, mas um caminho a ser percorrido”, explica.

Antes de vencer o MPE 2011, a Supera Componentes era composta por um quadro de apenas 16 funcionários,localizada em um pequeno galpão industrial. Impulsionados pela confiança gerada pela conquista do prêmio, em 2012, a empresa realizou investimentos na área comercial e conseguiu conquistar, inicialmente, dois clientes de grande porte. Com isso, a Supera Componentes mudou de local - passou para um prédio maior e mais adequado -, investiu em infraestrutura e aumentou a equipe técnica e administrativa.

Além disso, foram adquiridas máquinas e equipamentos de teste mais modernos e foi implantado o sistema ERP SAP. “Crescemos significativamente e hoje contamos com 120 funcionários e um faturamento cerca de dez vezes maior do que o de 2011”, comemora Wallace.

A mudança

Após ser premiada na edição de 2011, a Supera Componentes começou o processo de transformação e, como acontece em qualquer mudança, houve erros e acertos que envolvem um crescimento rápido. “Um dos maiores desafios que encontramos nessa fase de crescimento foi a formação de uma equipe administrativa ideal. Mas o conhecimento contido nos Critérios de Excelência da Gestão, do MEG, nos forneceu a base para corrigir e manter o rumo certo”, conta Wallace.

O empenho dos colaboradores também foi fundamental para o crescimento. “O clima de competição sadia gerada pelo prêmio resultou em maior empenho e participação dos funcionários no processo de revisão e adequação do nosso sistema”, relembra Wallace. Hoje, a empresa está totalmente estabilizada no patamar que desejávamos, pronta para uma nova fase de crescimento e preparada para enfrentar novos desafios.

Próximos passos

Após a certificação ISO 9001 e a conquista do Prêmio MPE Brasil, a Supera Componentes iniciou um processo de adequação do sistema à norma de qualidade automotiva ISO TS 16949, - muito mais abrangente e específica que a ISO 9001 -,  e representa mais um importante passo na caminhada rumo à excelência. “Após um árduo trabalho de quase dois anos, recebemos, finalmente, em novembro desde ano, a carta de conformidade. O próximo passo é a certificação com base na norma de gestão ambiental ISO 14001. Já demos início ao processo, que está em vias de conclusão. A Supera não para nunca! Esta tem sido a nossa marca”, comemorou Wallace.

A conquista do MPE demonstrou que a Supera Componentes acertou ao escolher o caminho da qualidade e a busca contínua da excelência na gestão como meta de trabalho. “Isso nos incentiva a continuar trilhando sempre esse caminho. O prêmio, aliado às sucessivas certificações obtidas, permitiu-nos, também, demonstrar publicamente e de forma clara ao mercado o nosso empenho constante em estabelecer e manter um sistema de gestão confiável, sustentável, responsável e ético”, conta Wallace.

O próximo ano, Wallace acredita que deve ser o ano da maturidade. “2012 foi o ano da virada, em que iniciamos uma etapa de forte crescimento. Agora em 2015, solidificaremos ainda mais as bases para uma nova etapa de desafios e crescimento sustentado”, comemora.

Sobre o MPE Brasil

A premiação é uma iniciativa que reconhece conceitos inovadores e boas práticas de gestão em diversos setores da economia e é promovida pelo Sebrae Nacional, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da FNQ.

 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading