O voo da liderança

A Embraer adotou o MEG em 2010, mas só este ano decidiu concorrer ao PNQ e conseguiu o reconhecimento máximo, tornando-se uma das seis Premiadas pela FNQ no ciclo 2014

Atuar na área de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa e Segurança e Sistemas fez a Embraer investir fortemente na busca da excelência da gestão. Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a empresa está presente em dez cidades do Brasil e em nove países diferentes. 
 
Por isso, em 2007, a empresa lançou o Programa de Excelência Empresarial Embraer (P3E) com foco em Pessoas, Preparaçãode Lideranças, Cultura Empresarial e Gestão. Em 2010, adotou o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ. “Percebemos que, apesar das afinidades, ainda tínhamos um árduo caminho a percorrer. Fizemos uma boa arrumação interna, sem a pretensão inicial de concorrer ao prêmio”, relembra Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer. 
 
Logo ficou claro que buscar a premiação seria uma oportunidade estratégica de gerar motivação e envolver todos os colaboradores em torno do mesmo objetivo. “Nos anos seguintes, fizemos avaliações nãooficiais para saber como estaríamos se estivéssemos concorrendo ao prêmio. Vimos nossa evolução ao longo do tempo e identificamos os gaps, que foram corrigidos. No final de 2013, nosso bom desempenho levou-nos a ousar concorrer”, afirma o diretor.
 
Liderança - o conjunto de crenças que guia os negócios e as decisões estratégicas tomadas no dia a dia da Embraer, em todos os níveis hierárquicos, incluindo suas lideranças, está sintetizado e traduzido pelos seis valores da companhia. O código de ética e conduta da Embraer assegura o compromisso da empresa com as melhores práticas contábeis, de transparênciae integridade corporativa. Em 2013, o foco da empresa foi capacitar 100% da sua liderança nas novas políticas e leis anticorrupção.
 
Estratégias e Planos - o modelo de gestão da Embraer é formalmente descrito no Sistema Empresarial Embraer (SEE) e prevê o planejamento e a realização de ações de longo prazo, especificadas no Plano Estratégico da Empresa, e de projetos de curto prazo, estabelecidos no Plano de Ação. Enquanto o primeiro define macroestratégias e macroprojetos para os próximos 15 anos, o segundo contempla as metas a serem cumpridas em dois anos, incluindo as operacionais, econômico-financeiras e de sustentabilidade.
 
Clientes - garantir a satisfação do cliente é preocupação central da Embraer para todos os segmentos de mercado em que atua. Neste processo, os clientes-alvo são ouvidos e cooperam no desenvolvimento de soluções para os produtos e serviços.  Suas necessidades, expectativas, comportamentos e tendências são identificados e analisados pelos canais de relacionamento e outros mecanismos, tais como pesquisas e análises de dados. Os requisitos do mercado e dos clientes são traduzidos e registrados em ferramentas de desenvolvimento de produtos e contratos e há processos específicos para garantir o seu cumprimento.
 
Sociedade - a Embraer possui um comitê de sustentabilidade, formado por representantes de toda a empresa, que tem como objetivo debater questões relativas ao tema e levar recomendações estratégicas aos mais elevados órgãos de governança. A identificação dos aspectos e tratamento dos impactos ambientais relacionados aos processos, produtos, serviços e às instalações da Embraer é realizada dentro do sistema integrado de Gestão de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Qualidade. A gestão do meio ambiente é reforçada tanto pelas diretrizes e políticas ambientais que norteiam as ações da empresa quanto pelas iniciativas de mitigação de riscos, redução de impactos ambientaise monitoramento do desempenho ambiental.
 
Informações e Conhecimento - as necessidades de informação e seu tratamento por meio de sistemas informatizados ou não informatizados são suportadas por práticas robustas que asseguram a definição, o desenvolvimento, a implantação e a melhoria desses sistemas. O Planejamento Estratégico de TI e o Portfólio de Projetos de TI são elaborados de forma a garantir que se atinjam os objetivos do Planejamento Estratégico Embraer.  A atualização tecnológica dos sistemas de informação é assegurada por meio de gestão de melhorias e suporte. 
 
Pessoas - priorizar os talentos internos faz parte da política de RH da Embraer, estruturada em todos os níveis hierárquicos. Com o intuito de reter talentos, a empresa procura oferecer boas condições de trabalho, planos de desenvolvimento profissional, qualidade de vida e bem-estar. Para fazer a gestão de pessoas, a Embraer possui uma base de dados única e globalizada, que promove a integração de todos os processos, desde aatração  do profissional até seu desligamento. Para os níveis de liderança, a prioridade é a sucessão natural dentro da empresa, em consonância com o mapa sucessório.
 
Processos - implantar padrões rigorosos de qualidade nos processos garante a segurança necessária para o negócio da aviação. A Embraer adota os mais elevados padrões de produção e atua no desenvolvimento contínuo de pessoas e processos. Novos produtos e atualizações de projetos já certificados são liberados aos operadores somente após o processo formal de demonstração dos requisitos de segurança e a consequente aprovação das autoridades certificadoras. 
 
Resultados - os resultados demonstram que a adoção da excelência na gestão da Embraer pode ser mensurada com pragmatismo. A adoção do MEG contribuiu para a melhoria dos seguintes resultados: expandiu sua base de clientes para 65 companhias aéreas em 45 países; pelo 2º ano consecutivo, foi elencada entre as duas melhores empresas em suporte ao produto no mercado de aviação executiva pela publicação Aviation International News (AIN); pesquisa de clima organizacional de 2014 no Brasil resultou em favorabilidade de 87%; pelo 4º ano consecutivo, integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. 
 
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