Nova conquista, desafios contínuos

A Coelce é bicampeã do PNQ, em 2011 e 2014. Além disso, conquistou o Prêmio Iberoamericano de Qualidade. Os reconhecimentos são motivados por sua gestão comprometida com a visão sistêmica do negócio.

A Coelce é uma concessionária de distribuição de energia elétrica do Ceará e atende 3,5 milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais distribuídos em 184 municípios do Ceará.  Trata-se da terceira maior distribuidora do Nordeste em volume comercializado de energia.
 
A organização iniciou um processo de recuperação após ser privatizada em 1998 e quase perdeu a concessão três anos depois. Entre as iniciativas para recuperação estiveram o estudo e o levantamento de estratégias para alcançar bons resultados.
A partir de 2003, a empresa começou a participar de premiações de qualidade e aderiu ao Modelo de Excelência na Gestão® (MEG) da FNQ em 2007. Dois anos depois, foi Destaque no Critério de Clientes do PNQ Em 2010, esteve entre os Finalistas e, em 2011, foi uma das Premiadas. Entre as boas práticas adotadas estão a Gestão da Rotina, a Gestão pelas Diretrizes e a difusão do método PDCA em todos os níveis hierárquicos. 
 
Liderança – a visão e missão da Coelce sintetizam seus valores e princípios e seu conteúdo é discutido e analisado no evento Reflexão Estratégica, primeiro passo do processo de planificação estratégica coordenado pela Qualidade da Gestão.  A partir de três pesquisas de clima anuais, são traçados planos de ação para desenvolver elementos da cultura organizacional. A área de Comunicação incentiva a interação entre a força de trabalho e a alta gestão por meio de ferramentas como informativos, comunicados, campanhas e aplicativos. 
 
Estratégias e planos –  o ciclo de planejamento da Coelce acontece a cada ano e conta com revisões anuais e análises profundas, nas quais são levadas em conta todas as etapas e relaciona-se a partir do conhecimento de premissas de planejamento da holding, que determina a definição e a revisão da visão, missão e valores. Além disso, o modelo de negócio é avaliado anualmente, com seu desempenho acompanhado pela Qualidade da Gestão e pela Diretoria de Planejamento e Controle. 
 
Clientes – a organização atende a oito regiões do Ceará e seu mercado é segmentado de acordo com a classe de consumo e o nível de tensão, além da localização do consumidor. A Coelce possui uma estrutura que identifica as necessidades e expectativas do consumidor, buscando a melhoria de processos, produtos e serviços. Entre as ações, é realizada a pesquisa anual da Abradee, pesquisas e visitas de executivos a grandes clientes.
 
Sociedade – o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente fazem parte da frente de atuação e da estratégia da Coelce. Como a geração de energia elétrica é fator de desenvolvimento e inclusão econômica, o serviço realizado pela companhia tem efeitos positivos. Para anular ou minimizar impactos sociais negativos, como riscos de acidente por choque elétrico, interrupção não programada do fornecimento, suspensão do fornecimento por inadimplência, entre outros, a área de Comunicação, em cooperação com a Segurança do Trabalho, realiza campanhas de mídia. A área de Desenvolvimento Social de Mercado contribui com duas iniciativas de foco na comunidade: Coelce nos Bairros e Nave Coelce, e a Rede Coelce de Lideranças Comunitárias, que realiza reuniões com lideranças para identificar necessidades e expectativas das comunidades.
 
Informações e conhecimento – a organização entende que a Tecnologia da Informação é essencial para o desenvolvimento de uma empresa. Por isso, possui uma Diretoria de Tecnologia da Informação, que participa da Reflexão Estratégica anual, desdobra suas metas e planos de ação e define itens de controle e verificação. Recursos tecnológicos necessários são identificados em conjunto com gestores e de acordo com cada projeto estratégico.
 
Pessoas – a Coelce conta com uma política de remuneração baseada em resultados e na transparência de informações. A iniciativa estimula o alcance de metas de alto desempenho e promove a cultura de excelência. Os colaboradores recebem um pacote de remunerações atrativo e a organização realiza pesquisas salariais anuais, alinhando as faixas salariais com o mercado. Recrutamento e seleção são submetidos ao Código de Ética e estão proibidos quaisquer tipos de discriminação. Vagas que surgem no grupo, seja no Brasil ou no exterior, são divulgadas primeiro na empresa.
 
Processos – macroprocessos principais de negócios e apoio formam a cadeia de valor da Coelce. Estão diretamente ligados à distribuição de energia e à gestão do sistema de distribuição de energia elétrica, gestão de operações comerciais e gestão de mercado. Já a gestão de pessoas, regulação, comunicação e agência e suporte à gestão dão suporte aos primeiros e a si mesmos. Os projetos de processos de cadeia de valor são realizados durante o Planejamento Estratégico. 
 
Resultados – entre os reconhecimentos conquistados pela Coelce estão a Melhor Distribuidora de Energia em Responsabilidade Social, de acordo com o Prêmio Abradee, sendo a terceira vez consecutiva que ocupa a posição; o primeiro lugar no ranking anual da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2014 e, pela nona vez consecutiva, fez parte das 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil, de acordo com o Guia Exame – Você S/A.
 
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