Mapa de trajetórias e suas contribuições para o desenvolvimento profissional e a gestão do conhecimento

A PromonLogicallis criou centros de competência, que atuam de forma horizontal, cuidam da gestão do conhecimento e alocam diversas áreas da empresa. Assista ao vídeo da palestra

No dia 11 de novembro, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) realizou a 14ª edição do Fórum de Boas Práticas. Um dos cases apresentados foi o da PromonLogicallis – “Mapa de trajetórias e suas contribuições para o desenvolvimento profissional e a gestão do conhecimento”. Se você perdeu o evento, assista agora ao vídeo completo da palestra:

 

A prática

O primeiro case, dos três apresentados no Fórum, foi o da PromonLogicalis, ministrado pela diretora de Relações Humanas da empresa, Tânia Casa, a qual explicou que os centros de competência têm como objetivo desenvolver a visão holística e integrada nos colaboradores para que haja desenvolvimento e oportunidades para os profissionais.

A empresa possui três centros de competências importantes para a cadeia de valor nas áreas de tecnologia, de gerenciamento de projetos e de serviços. Esses centros são responsáveis pela gestão de conhecimento e atuam de forma horizontal, desenvolvem profissionais, cuidam da gestão de conhecimento e alocam as diversas áreas da empresa, tendo equipes multidisciplinares. 

O objetivo é criar um mapa de carreiras, promover o crescimento profissional, reter os talentos na empresa, padronizar o desenvolvimento de carreiras para todas as unidades da empresa e promover um atendimento/experiência melhor para o cliente, levando para ele a mesma expertise de forma global. O profissional do Brasil, por exemplo, tem o mesmo conhecimento/competências de um profissional no México.

A PromonLogicalis, que atua em soluções de serviços de consultoria, soluções integradas no portfólio de clientes e tendências, tem um faturamento de US$ 417 milhões no Brasil e conta com 950 profissionais. 

Desenvolvimento profissional

Uma das grandes tendências da área de Recursos Humanos, conta Tânia Casa, é a visão holística e integrada de desenvolvimento e oportunidades para profissionais. “A nossa empresa tem as suas disciplinas alinhadas ao portfólio de nossos clientes e um comitê que se reúne para definir quais são as tendências tecnológicas, entre outros”, explica Tânia.

Entre as ações realizadas pela organização estão o Pool de Talentos, que possibilita análise de sucessão; a Avaliação 360, que faz a avaliação de competências e capacitação para superar gaps; e a Mentoração, que avalia as oportunidades.

Mapa de Trajetórias

Além dessas ações, há o Mapa de Trajetórias, que é um centro de competências e trouxe um reconhecimento e uma valorização profissional. Ao valorizar as carreiras técnicas, , o profissional, para crescer e ser reconhecido, não precisa necessariamente ter uma carreira de gestão. Ele pode progredir em uma carreira técnica.

A PromonLogicalis alinhou uma estrutura de remuneração que foi estruturada em toda a América Latina. Foram consideradas as possíveis mudanças de carreira e como os colaboradores podem transitar de uma área para outra. “Isso tudo foi contemplado no mapa de trajetórias. Quais são as competências requeridas? Qual a proficiência de cada cargo e senioridade? É um trabalho que dá bastante visibilidade aos profissionais. Foram mapeadas 150 competências”, explica Tânia. Para a diretora, a grande demanda e tendência é passar a ter visão integrada de desenvolvimento dos profissionais.

Futuro

O próximo passo é evoluir nos programas de aprendizado contínuo. Os profissionais precisam ter a possibilidade de se desenvolver. “Será preciso criar outra dinâmica a partir da visão integrada, que já possuímos. Passamos a ter uma plataforma de engajamento, com referência de cargos que a empresa oferece”, conta Tânia.

 

 

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