Gestão eficiente garante à Volvo Brasil terceiro reconhecimento no PNQ

Para cada um dos critérios exigidos pelo MEG, a Volvo estabeleceu planos de ação que foram desenvolvidos e executados pelos chamados Conselhos de Excelência.

Reconhecida duas vezes no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), a Volvo do Brasil volta ao topo do ranking e é premiada novamente por apresentar gestão excelente tornando-se referencial de excelência em quase todas as práticas e resultados. A jornada pela excelência percorrida pela organização mudou a história da companhia no país.

Presente no Brasil desde a década de 30, a Volvo é uma das maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais. A organização atua também na produção e comercialização de caminhões, ônibus, equipamentos de construção, motores marítimos e industriais. Atualmente, o Grupo Volvo emprega cerca de 4 mil funcionários.

Fundada sobre os valores essenciais de qualidade, segurança e respeito, a organização iniciou sua busca pela excelência em 1987, com a adoção do Juran on Quality Improvement, método internacional de qualidade. Segundo Carlos Morassutti, vice-presidente de RH e assuntos corporativos da Volvo, foi a partir da adoção do Modelo de Excelência da Gestão®(MEG), em 2008, que a empresa começou a notar melhoras expressivas em seus resultados.

No ano da adoção do MEG, quando se candidatou pela primeira vez no PNQ, a Volvo foi reconhecida no critério ‘processos’. Já em 2009, a organização aprimorou seus processos e levou o reconhecimento no PNQ. Em 2012, com processos e gestão mais estruturadas, a organização foi reconhecida pela segunda vez, com o prêmio máximo da excelência da gestão.

Para cada um dos critérios exigidos pelo MEG, base de avaliação do PNQ, a Volvo estabeleceu planos de ação que foram desenvolvidos e executados pelos chamados Conselhos de Excelência, grupos de trabalhos formados por pessoas de todas as áreas da companhia. Afim de estimular, ainda mais, o empenho dos colaboradores de todos os níveis da organização, o resultado da avaliação do nível de excelência da empresa passou a fazer parte da PLR – Participação nos Lucros e Resultados.

Entre as ações desenvolvidas pelo conselho, destacam-se programas de redução de emissões; constantes avanços tecnológiocos para a introdução de soluções de transporte com eficiência energética, como uso de combustíveis alternativos e renováveis; programas de educação ambiental e de geração de renda voltados para a comunidade; ação social por meio de uma Fundação que abriga crianças e adolescentes em situação de risco social, além de ações de mobilização em prol da segurança no trânsito.

A melhora na estruturação de processos e a implantação de uma gestão eficiente garantiram bons resultados para a empresa. Para Morassutti, a criação de parâmetros para a comparação de resultados, o fortalecimento de ações de benchmarking, a gestão do capital intelectual e o maior alinhamento de indicadores com os objetivos estratégicos são frutos de uma inteligência competitiva pregada pelo PNQ nas organizações participantes.

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadores71
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading