Continuidade sem acomodação

Brasal Refrigerantes é uma das organizações Premiadas no PNQ 2015

 
Premiada pela segunda vez com o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) em um período de seis anos, a Brasal Refrigerantes reafirma seu compromisso com a excelência da gestão e confirma os investimentos em busca da evolução constante. 
 
Por acreditar que os Critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) direcionam as atividades para assegurar a perenidade do negócio, a Brasal adotou o MEG, em 2003, e observou um crescimento que culmina, agora, na conquista de mais um PNQ. “É um processo que vai amadurecendo com os anos”, entende Osório Adriano Neto, vice-presidente da Brasal. “Para nós, é motivo de muita alegria receber pela segunda vez este prêmio máximo, concedido por uma instituição tão reconhecida no Brasil, como é a FNQ. Temos orgulho de fazer parte do seleto grupo de empresas que são consideradas classe mundial”, ressalta o executivo.
Inspirados pela nova categoria da premiação, a Magna Cum Laude — reconhecimento para organizações que são Premiadas por dois anos seguidos, a Brasal aposta nos processos de continuidade para destacar-se no mercado. “Vencer o PNQ nos dá a certeza de que nossas crenças estão bem encaminhadas. Não vamos parar por aqui. Pretendemos continuar participando do Ciclo do PNQ, porque já faz parte do nosso DNA e tem a ver com as nossas crenças”, promete Jean Claude Blaffeder, diretor-geral da empresa.  
 
Liderança
Ao acreditar no clima organizacional como base que permite a disseminação da cultura da empresa entre os colaboradores, a gerente de Qualidade da Brasal Refrigerantes, Rita Viana, destaca a importância da qualidade das relações. “É o que leva a empresa a crescer, sempre com respeito às partes interessadas”, aponta ela. Como apoio às ações de governança corporativa e primando pelo comportamento ético e pela transparência das ações, os principais elementos da Cultura Brasal são: Código de Ética e Conduta, Valores e Políticas, Competências Comportamentais e Comportamento da Liderança.
 
Buscando o alcance dos objetivos estratégicos, a companhia estabelece relacionamentos em rede para atender aos requisitos de todas as partes interessadas no negócio. Assim sendo, o exercício da liderança na Brasal é estabelecido por meio da contínua e permanente aplicação do valor “Respeito às Pessoas”, demonstrado por meio da promoção de um ambiente em que todos desenvolvam suas atividades com alegria, espontaneidade e segurança, respeitando a diversidade de crenças e opiniões.
Estratégias e Planos
 
A formulação de estratégias da Brasal é realizada em consonância com o estabelecimento dos valores e princípios organizacionais. Para isso, os Grupos de Trabalho Temáticos identificam as opções para responder às questões estratégicas, considerando os critérios de impacto nos resultados da organização, alinhamento aos objetivos estratégicos, Missão, Visão e Valores, atendimento às necessidades das partes interessadas, complexidade de execução e necessidade de investimento.
 
Clientes
A organização — que já foi Destaque neste Critério no PNQ, em 2006 e 2008 — trabalha com uma segmentação de mercado, estruturada por canais, englobando do pequeno comerciante ao hipermercado. “São clientes diferentes que consomem um mesmo produto, mas são atendidos por diferentes gerentes, nos respectivos canais”, diz Rita Viana.
 
Única engarrafadora do Sistema Coca-Cola a ter um serviço especializado de atendimento ao revendedor, a empresa trata as solicitações, reclamações ou sugestões (formais ou informais) dos clientes, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente. Além disso, realiza um pós-atendimento com o cliente, avaliando seu grau de satisfação com a solução dada.
 
Sociedade
Para identificar as necessidades e expectativas da comunidade, a Brasal atua por meio de duas práticas: o Fórum de Lideranças Comunitárias (FLC), que tem como objetivo interagir com a sociedade para antecipar e desenvolver parcerias e, também, por meio do Relatório de Impacto na Vizinhança (RIVI), que tem como objetivo levantar as necessidades e expectativas latentes da localidade vizinha.
 
Após a identificação, análise e tradução das necessidades e expectativas da sociedade em requisitos, a companhia direciona seus esforços para o desenvolvimento comunitário, por meio da execução do programa Brasal do Bem, que descreve a metodologia e os critérios de avaliação dos projetos sociais e permite melhor aplicação dos recursos disponíveis. 
Informações e Conhecimento
 
A Brasal identifica os conhecimentos mais importantes para realizar sua missão e definir suas estratégias a partir da análise de seus ativos intangíveis, do mapeamento de riscos e da análise dos principais processos do negócio. O desenvolvimento desses conhecimentos é apoiado pelo programa de Educação Corporativa, Benchmarking, participação em comitês, acompanhamento de consultorias especializadas, contratação de profissionais experientes no mercado, estabelecimento de equipes interfuncionais e parceria com instituições de ensino.
 
Pessoas 
Destaque no Critério Pessoas em 2007, a Brasal segue dando atenção minuciosa ao tema. Com uma política de valorização, a companhia estimula à busca de alto desempenho que envolve remuneração, reconhecimento e incentivos. 
 
Neste contexto, destacam-se os programas de capacitação, os treinamentos de lideranças, as experiências vivenciais, os trabalhos em grupos, os processos on the job, as palestras e ações de job rotation. Além disso, a Brasal possui outras iniciativas que contribuem com o clima organizacional, como o Programa Sinta-se em Casa, que permite o acompanhamento da integração do colaborador recém-contratado durante seus primeiros nove meses.
 
Processos
Os processos da cadeia de valor da Brasal são projetados para atender aos requisitos e às metas estabelecidas no desdobramento das estratégias. Os projetos são realizados considerando a identificação da necessidade, o atendimento aos requisitos estabelecidos, a análise técnica do processo, a especificação tecnológica e de projeto, a análise comercial e a análise financeira. Além disso, são analisadas previamente as ações de grande complexidade que podem gerar impacto ao negócio, ao Meio Ambiente, à Saúde e Segurança do Trabalhador, à Segurança de Alimentos e à Gestão Financeira.
 
Para assegurar que os processos sigam o planejamento estratégico da organização, a Brasal utiliza programas e procedimentos para monitorar os registros de execução das atividades. Realiza, ainda, inspeções mensais por meio da ferramenta Rating do SGB (Sistema de Gestão Brasal), controla os indicadores estratégicos e táticos, promove ciclos de auditorias internas e externas, acompanha os planos de ações por meio do Sistema Gerencial Interact e verifica o cumprimento do Levantamento de Necessidades de Treinamentos.
 
Resultados
Em continuidade ao que vem sendo feito nos últimos anos, a Brasal Refrigerantes tem se destacado no mercado local e nacional pela alta eficiência em suas operações. “A gestão por excelência não é um capricho e, sim, uma necessidade”, resume Blaffeder.
A companhia já é referência no Brasil e detentora de um dos maiores market-share da Coca-Cola no mundo, com 71,6% de participação no mercado local de refrigerantes em 2014. Também destaca-se pelas práticas sustentáveis entre as cinco primeiras organizações no mundo, demonstrando, por meio de indicadores, que o compromisso socioambiental é um dos eixos de sua visão de futuro. 
 
Confirmando a importância da implementação do MEG para obtenção de resultados, a Brasal figura entre as 150 melhores Empresas Para Você Trabalhar, ocupando o primeiro lugar no segmento Bens de Consumo – Alimentos e Bebidas. Além disso, a companhia também foi classificada entre as 100 Melhores Empresas em Cidadania Corporativa e foi Premiada no  no PNQ. 
 
Clique aqui para ler o case completo e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2015 do PNQ.
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