Conquistas em busca da excelência

Em duas décadas de história, a Master Sistemas Automotivos obteve uma série de conquistas em busca da excelência. A implantação das melhores práticas é o eixo da gestão da empresa desde 1997

A Master Sistemas Automotivos foi criada em 1986 como uma joint venture entre as empresas Randon, do Rio Grande do Sul, e Meritor Inc., dos Estados Unidos. A organização fabrica freios para caminhões, ônibus, reboques e semirreboques, atendendo a 53% do mercado nacional, assim como países da América Latina, Estados Unidos e Canadá. Em apenas três anos após a sua fundação, tornou-se líder nacional na fabricação de freios de ar para veículos comerciais. 
 
Nos últimos anos, a organização recebeu diversos reconhecimentos, entre os quais:
- Fornecedor “A” Volkswagen/ MAN
 - Melhor fornecedor VW/ MAN por categoria
 - Nível Q1 Ford
 - Nível “A” Volvo
 - Nível “A” Mercedes Benz 
- Prêmio Qualitas Award Fiat/Iveco ƒ 
- Fornecedor destaque Agrale
 - Troféu diamante do prêmio Qualidade RS (PQRS)/ programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP)
 - 150 Melhores empresas para Você Trabalhar no Brasil - Revista Exame
 - Melhor empresa do Setor Automotivo - Revista Exame 
- Destaque RH - ARH Serrana - projeto representantes de equipe (RE) 
- Prêmio SAE Brasil de inovação em logística pelo projeto Fênix 
- Certificações iSO 9001, iSO/TS 16949, iSO 14001 e OHSAS 18001
 
A empresa se destacou nos seguintes Critérios de Excelência:
 
Liderança - em 1986, com o contrato de joint venture entre a Randon implementos  e a Metiror, foi iniciada a estrutura de governança da Master. Para atender à necessidade de elaborar um instrumento formal para a definição de diretrizes éticas, os comitês de Operações e de Recursos Humanos aprovaram o Guia de Condutas Éticas da empresa Randon. Há mais de cinco anos, são aplicadas práticas estruturadas para avaliar e desenvolver líderes atuais e potenciais, sendo que os últimos podem ser identificados pelo Programa Sucessão de Gestores, que existe desde 2006 e os identifica, desenvolve e prepara de maneira alinhada ao líder Randon.
 
Estratégias e planos - desde a sua fundação, a Master realiza seu Processo de Planejamento Estratégico anualmente e conta com o envolvimento de todos os níveis de gestão. O Processo é considerado a mola-mestra da organização, propulsor de todo o sucesso. Todos os anos, a iniciativa é melhorada e qualifica a forma de planejar o futuro. Nos últimos ciclos foram realizadas diversas melhorias no PE, com destaque para a metodologia informatizada baseada no Balanced Scorecard, em 2010. 
 
Clientes – a Master define como cliente todas as empresas que adquirem seus produtos, de maneira direta ou indireta. A empresa utiliza resultados da Pesquisa de Satisfação de Clientes para identificar e atender às suas necessidades, às expectativas, aos comportamentos e às tendências. Também são organizadas reuniões do Field Force e participa de auditorias e programas realizados pelas principais montadoras. Entre outras iniciativas, existe o Plano de Marketing, que é elaborado desde 2003 com base nas necessidades e expectativas dos clientes e alinhado ao Planejamento Estratégico da empresa.
 
Sociedade – desde o início das operações, a Master desenvolve suas atividades de maneira sustentável, seja em relação ao meio ambiente ou à sociedade. No final da década de 90, a organização implementou os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) e de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), visando sistematizar e padronizar as práticas de gestão voltadas à sustentabilidade e com base nos requisitos das normas ISSO 14001 e OHSAS 18001. As práticas inseridas no sistema são controladas pela sistemática de auditorias internas e externas. A organização também busca superar exigências legais, buscando proativamente valores que sejam revertidos em benefícios para a sociedade.
 
Informações e conhecimento – as necessidades de informações acontecem nos fóruns de reuniões com os sócios e holding, planejamento estratégico, comitês corporativos, reuniões de gestão, demanda de usuário externos dos sistemas de informação (clientes e fornecedores), grupos de demandas (usuários-chave), sistema de produção máster, reuniões de planejamento operacional anual e replanejamento. O padrão de comunicação interna está estruturado nos pilares informação, relacionamento, integração e monitoramento e a livre manifestação dos colaboradores contribui para a criação de um ambiente favorável à geração do conhecimento. 
 
Pessoas – a formação para excelência da Master visa a uma estrutura voltada para a responsabilidade e delegação de autoridade. O trabalho é organizado de acordo com o modelo hierárquico funcional, constituída por divisões e setores, e a estrutura da gestão compõe diretores, gerentes e coordenadores, além dos níveis de facilitador, analista, técnico e operacional. O modelo de gestão por competências foi implementado em 2003 e, em 2007, o perfil de cargo começou a considerar níveis de senioridade.
Processos – a eficiência das etapas de gestão da Master está em conformidade com as normas ISSO 9001, ISSO 14001 e ISSO TS 16949 e OHSAS 18001. O primeiro modelo de gestão por processos da organização foi implementado em 2001 e assim começou a prática de mapeamento de processos na empresa. Desde então, o modelo é analisado e atualizado periodicamente, levando em consideração o modelo de negócio e os objetivos estratégicos.
 
Resultados – a Master dá passos importantes para se adaptar aos desafios e às oportunidades do mercado, mantendo a eficiência e competitividade, mesmo nos cenários adversos de oscilação do mercado. Os resultados mais significativos dos últimos dez anos, que coincidem com a trajetória da empresa no uso dos Critérios de Excelência da FNQ, são: 
- redução de 84% na taxa de frequência de acidentes no período; 
- redução de 90% no indicador de falhas de produtos (PPM);
- redução de 76% no indicador de garantia (falhas em campo);
- crescimento de 65% nos volumes de produção de freios;
- evolução de 36% na eficiência dos equipamentos produtivos;
- elevação de 11% no indicador do desempenho global de fornecedores; 
- manutenção da liderança absoluta de mercado, com participação atual de 53% e um crescimento de dois pontos porcentuais nos últimos dez anos.
 
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