Cemar destaca-se pela superação

Finalista do PNQ transforma-se em referência de gestão no setor de energia

Pelo terceiro ano seguido, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) destacou-se no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) como maior exemplo de evolução do setor elétrico. Finalista do ciclo deste ano, a empresa figura no relatório International Finance Corporation (IFC), no item Inclusive Business Solutions, entre uma das 14 empresas do mundo a apresentar cases de sucesso em investimento e gestão financeira, contribuindo para a transformação da realidade local por meio de programas sociais, como o Luz Para Todos. 
 
Em 2007, a Cemar passou a adotar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ e investiu no aprimoramento de seus processos por meio de um Planejamento Estratégico. A companhia foi Destaque no Critério Estratégias e Planos no PNQ em 2014 e, neste ano, tornou-se Finalista na premiação. “Detínhamos os piores indicadores do setor elétrico. Embalados pelo sonho de que poderíamos virar o jogo, redesenhamos a empresa, customizamos os processos e investimos forte no modelo de gestão. O feito nos tornou Finalista do PNQ e nos enche de orgulho”, comenta Augusto Miranda, presidente da Cemar.
 
Veja como a empresa se destacou nos Critérios de Excelência:
 
Liderança
Após a adoção do MEG, o aperfeiçoamento dos processos gerenciais e as práticas de gestão da Cemar tornaram-se sistemáticos e passaram a contribuir para a implementação da cultura de excelência e para a melhoria do clima organizacional. O conjunto de ações de excelência reafirma o compromisso da companhia com o desenvolvimento do negócio e do Estado do Maranhão.
 
Estratégias e Planos
O planejamento da Cemar é elaborado de acordo com as premissas do modelo de mapas estratégicos, com distinção entre grupos de metas, objetivos e iniciativas.  “Traçado pela Presidência, o planejamento estratégico se desdobra para as Diretorias e Gerências com metas e indicadores bastante claros e envolve, de forma sucessiva e integrada, todos os níveis da organização”, explica Carla Medrado, diretora de Gente e Gestão.
 
Clientes
A Cemar assume o compromisso com a oferta de serviço de qualidade e o atendimento ao cliente. Para isso, criou um comitê para escutar o consumidor e passou a identificar as necessidades e a promover melhorias na prestação de serviços. 
 
Sociedade
Os cuidados com os aspectos social, ambiental e econômico são trabalhados pela Cemar por meio de ações, normas e programas que visam ao bem-estar, à preservação ambiental e ao desenvolvimento de municípios e de 3.500 povoados. 
 
Além do desenvolvimento dessas regiões, a organização também estimula a geração de renda das comunidades por meio de três linhas de investimento em projetos sociais: via Lei de Incentivo Estadual à Cultura e ao Esporte; Investimento Social Privado e Programas Próprios.
 
Informações e Conhecimentos
Na Cemar, a disseminação do conhecimento é contínua e se dá, inicialmente, a partir da análise do desempenho alcançado e das projeções de indicadores econômicos (MA e Brasil), expostos durante a primeira fase do planejamento estratégico. A difusão de informações, por sua vez, acontece por meio de ferramentas de comunicação corporativa e reuniões de resultados e de gestão participativa.
 
Pessoas
A partir da análise do clima organizacional, a Cemar adotou o modelo de gestão participativa com foco em pessoas. Com isso, foi possível investir na construção de novas sedes, estruturar o plano de carreira e de remuneração dos colaboradores, criar programas de capacitação para jovens aprendizes e renovar sua frota de veículos.
 
Processos 
Em um ambiente que propicia a troca de opiniões e contato entre a liderança e os colaboradores, a exposição de ideias e o entendimento das atividades é facilitada. “A adoção do MEG, em 2007, possibilitou o ajuste e a sistematização dos processos, que nos leva a realizar, medir, avaliar, refletir e avançar a cada ciclo”, afirma Carla Medrado.
 
Resultados
Com uma trajetória de superação e reestruturação do modelo de negócio, a Cemar, hoje, destaca-se no setor de energia. “A transformação organizacional nos garantiu ser modelo de gestão. Em uma década, saímos de um índice de aprovação de 47% para os atuais 86,9% e estamos listadas pela ANEEL e ABRADEE (2015) entre as três melhores empresas de energia do Brasil, ao lado de grandes como CPFL, AES Eletropaulo e Coelce, entre outras. Agora, nossa experiência em turn round (virada) vem sendo replicada na Celpa - Companhia Energética do Pará”, afirma Augusto Miranda.
 
Clique aqui para ler o case completo e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2015 do PNQ.
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading