Caixa promove educação corporativa para seus colaboradores

Reestruturação de programa educacional gerou bons resultados para o banco

Em 1996, a Caixa Econômica Federal iniciou o programa Crescer com a Caixa, que tinha como objetivo inserir novos elementos na cultura da empresa. Por meio dele, o banco buscou ampliar a atuação dos colaboradores, proporcionando o desenvolvimento profissional. Na época, o programa tinha três grandes pilares: a atuação dos gestores como líderes educadores, a corresponsabilidade do empregado pelo seu desenvolvimento e o foco da gestão em resultados sustentáveis.  
 
Cinco anos mais tarde, em 2001, o Crescer com a Caixa foi reformulado e tornou-se a Universidade Corporativa Caixa. Com isso, o banco passou a compartilhar experiências e conhecimentos, além de disseminar um novo modelo de educação e aprendizagem corporativo, construindo uma ponte entre o desenvolvimento das pessoas e as estratégias de negócio da empresa. 
 
A Universidade Caixa foi estruturada de forma que pudesse utilizar a tecnologia como meio de aprendizagem e um dos primeiros pontos a serem revistos foram os pilares que a sustentam (ideologia, filosofia e configuração organizacional).  Também foi elaborado um modelo pedagógico (primeira Universidade Corporativa a criar um modelo pedagógico próprio), que se tornou referencial para o processo de educação corporativa da empresa. A função desse modelo é estabelecer as bases para o processo de aprendizagem, orientando todas as ações idealizadas e desenvolvidas pela Universidade. Ela define, ainda, o modelo de formação e capacitação profissionais dos seus colaboradores. 
 
As funcionalidades do Campus Virtual também foram revisadas. Hoje, além da plataforma on-line, a Universidade possui três unidades físicas – Brasília, Recife e São Paulo – e conta com 16 filiais de gestão de pessoas. 
 
Em 2012, o novo portal da Universidade foi lançado e o acesso ficou mais fácil. Nele, o colaborador pode encontrar notícias sobre educação, link para a página de processo seletivo interno, além dos cursos e outras ações. 
 
Hoje, a Universidade Caixa atende a dois tipos de público: interno e externo. O acesso interno é somente aos colaboradores, jovens aprendizes e estagiários, oferecendo cursos relacionados às funções exercidas no banco, como formação para se tornar atendente de caixa, por exemplo. As capacitações abertas para o público geral têm como foco empreendedorismo e finanças. 
 
Políticas de educação da Caixa
 
A Universidade Corporativa Caixa está alinhada aos objetivos estratégicos da empresa e é composta por cinco políticas.
 
1. A Caixa reconhece o processo de educação corporativa como estratégia de crescimento profissional e prioriza o investimento contínuo em ações de desenvolvimento integradas com os seus objetivos estratégicos. 
2. O banco estimula o desenvolvimento permanente de sua cadeia de valor como forma de valorizar a competência e a profissionalização e fortalecer a responsabilidade social, inclusive apoiando projetos culturais. 
 
3. A empresa reconhece o exercício da liderança educadora como prática essencial na gestão de pessoas.
 
4. A atividade de instrutoria/tutoria é considerada de alta relevância e prioridade para o processo de educação corporativa da Caixa.
 
5. A Caixa considera imprescindível a capacitação do empregado para o desempenho de suas atribuições profissionais. 
 
Em relação à instrutoria e tutoria, elas são formadas por profissionais internos e externos preparados para atuar como mediadores do processo de aprendizagem em soluções educacionais presenciais, mistas e a distância. A atuação dos instrutores e tutores promove o desenvolvimento e a capacitação dos empregados, de acordo com as diretrizes do Plano Estratégico da Caixa e do Modelo Pedagógico da Universidade Caixa. 
 
Adesão dos funcionários
 
Em 2014, foram 56 milhões de horas (55 horas por empregado) estudadas e 98,6% dos 100 mil colaboradores realizaram algum curso. Por dia, são concluídas 2.400 capacitações. Esses números mostram que os funcionários aprovam e veem valor na iniciativa, uma vez que ajuda no desenvolvimento profissional e também no pessoal. 
 
Os cursos presenciais são realizados de acordo com as necessidades e, para participar, o colaborador precisa ser convidado. As aulas costumam ter duração de um a cinco dias. 
 
Prêmios
 
Entre alguns prêmios obtidos pela Universidade Corporativa Caixa estão: 
 
- 3º lugar na categoria Melhor Universidade Corporativa Global do prêmio The GlobalCCU - Global Council of Corporate Universities Awards 2013; 
- 3º lugar no prêmio Cubic Awards 2012, categoria Best Corporate University; 
- vencedora do prêmio Ser Humano Brasília 2011, categoria organizacional; 
- 25 melhores práticas em e-Learning do Brasil 2011 da Revista Gestão & RH;
- 2º lugar no prêmio “Melhor Programa Corporativo de e-Learning do Ano – 2011;
- reconhecida como Referência Nacional no prêmio “E-Learning Brasil 2011/2012” pela FENADVB – Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil. 
 
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